Dicas para as férias com crianças em São Paulo

Tenho conversado com muitas mães que não vão viajar agora nas férias de julho com as crianças, e por isso fica a dúvida do que fazer para entreter os pequenos nesse período. A ideia é não ficar maluca dentro de casa. E principalmente não deixar que eles fiquem somente nos joguinhos eletrônicos ou na frente da televisão.

As férias escolares chegaram, e agora? O que fazer nas férias com crianças?

Por isso fizemos aqui uma seleção cultural para quem não quer ficar em casa conhecer os diversos museus que a cidade de São Paulo oferece.

Férias com diversão e cultura.

1. Museu Catavento

O Catavento é um dos museus mais divertidos para as crianças da cidade de São Paulo. E um dos meus preferidos. Tem oficinas de atividades, curiosidades, ciência, arte e cultura. Além de espaço para brincar.

O Museu fica na Av. Mercúrio s/n – Parque D. Pedro II, e abre de terças à domingo das 9h às 16h. Leia o post sobre a nossa visita ao museu.

2. Museu da Imigração

O Museu da Imigração tem um acervo fantástico para quem quer conhecer mais sobre o processo migratório que faz parte da história de São Paulo. Perfeito para as crianças que estão na quarta série do ensino fundamental, pois eles estudam essa matéria na escola. É um passeio divertido, lúdico e instrutivo ao mesmo tempo. O Museu fica no bairro da Mooca, na Av. Visconde de Parnaíba, 1316. Abre de terça à domingo das 9h às 17h.

Escute também – Rooftops, novidades e dicas para curtir com as crianças

By Mari Pelo Mundo’s Podcast de Viagem

3. MASP

O Museu de Arte de São Paulo, um dos símbolos da cidades está com a exposição Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas brasileiras do modernismo. O museu fica na Av. Paulista e abre de terça a domingo das 10h às 19h. Leia o post sobre a nossa visita à exposição.

4. MAM

O Museu de Arte Moderna fica dentro do parque do Ibirapuera e tem diversas atividades para as crianças no período de férias. Vale a pena conferir. O museu abre de terça à domingo das 10h às 18h.

5. Centro de Memória do Corpo de Bombeiros da PMSP

Para os pequenos que querem conhecer um pouco mais sobre essa profissão e sua história que encanta tanto meninos como meninas. Para visitar entre em contato pelo telefone 3396 2596 para verificar o dia e horário mais conveniente. Endereço Rua Domingos de Morais, 2329 – Vila Mariana

6. MAC

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo ocupa o antigo prédio do Detran na Vila Mariana. O museu além da exposição do acervo oferece atividades educativas para todas as idades. Vale a pena conferir no site a programação para julho.

7. Planeta Inseto no Museu do Instituto Biológico

Um jardim zoológico de insetos para mostrar como esse pequenos bichinhos são parte importante do nosso ecossistema.

O museu fica na Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana e abre de terça a domingo das 9h às 17h

8. Museu da Imaginação

O museu é um espaço de lazer para as crianças, com exposições de arte interativas e estações de atividades lúdicas para despertar a criatividade e a imaginação dos pequenos. O museu abre de terça à domingo. Durante a semana funciona em dois horários, das 10h às 13h e depois das 14h às 17h. Sábados e domingos o horário é das 10h às 18h.

9. Museu do Futebol

Não precisa ser apaixonado por futebol para se encantar com a exposição do Museu do Futebol. As histórias das copas, os números e curiosidades, a história de como o futebol chegou por aqui e se tornou tão popular. Tudo isso encanta as crianças. E durante as férias sempre tem programação especial. O museu do futebol fica no Estádio do Pacaembu e abre de terça à domingo das 9h às 17h. Leia aqui o post sobre o Museu do Futebol.

10. Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca proporciona uma experiência diferente para as crianças, pois as mostras e exposições tem sempre uma proposta mais interativa. Além disso o prédio é lindíssimo, localizado num local histórico do centro da cidade. A Pinacoteca fica bem pertinho da Estação Luz do metrô e abre das 10h às 17h30. Fica fechados às terças feiras.

11. O Museu mais doce do Mundo

Com uma piscina de marshmallows e donuts gigantes, o museu mais doce do mundo é uma exposição temporária que fica em cartaz até 18 de agosto na Rua Colômbia. Leia aqui o post completo sobre a nossa visita.

12. Museu Afro Brasileiro

O Museu Afro Brasileiro tem uma mostra que destaca a influência africana na formação da cultura brasileira e do nosso patrimônio. O museu fica no Parque do Ibirapuera e abre de terça à domingo das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 6,00. Aproveite o dia para fazer um passeio cultural e ao mesmo tempo curtir também o parque do Ibirapuera, deixando os pequenos correr e brincar.

13. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Considerado um centro de referência na pesquisa sobre biodiversidade, o MZUSP está com a exposição “Biodiversidade – Conhecer para Preservar”. Um ótimo passeio com as crianças para mostrar o quanto é importante cuidar do nosso planeta e respeitar sua biodiversidade. Afinal sem ela não há vida no planeta terra.

O museu fica no bairro do Ipiranga, na Av. Nazaré, 481. Abre de quarta à domingo das 10h às 17h, e a entrada custa R$ 10,00. Porém temporariamente o museu está oferecendo entrada gratuita.

14. Museu da Casa Brasileira

O acervo mostra móveis e artigos típicos das casas brasileiras. Desde objetos de comunidades indígenas até outros que ainda estão presentes no nosso dia a dia, em casa. Em alguns finais de semana o jardim da casa recebe feirinhas de artesanato e comida. A programação de julho ainda não foi publicada, mas vale a pena conferir no site, pois o museu é um ótimo espaço para passar uma tarde com as crianças nas férias. O museu fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 e abre de terça a domingo das 10h às 17h. www.mcb.org.br

15. Memorial da América Latina

Além de uma programação cultural bastante diversificada, o Memorial é um local que faz parte da história da arquitetura de São Paulo e do Brasil. Com projeto de Oscar Niemeyer, o Memorial tem uma área verde de mais de 12 mil metros quadrados com árvores nativas e silvestres. O Memorial fica na Barra Funda, bem pertinho da estação do metrô. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Horário de funcionamento da Galeria é de terça à domingo das 9h às 18h.

Centros Culturais

Os centros culturais estão em todos os bairros de São Paulo, sempre com programação diversa para todas as idades

O Unibes Cultural em julho terá o programa “Kids que Arrebentam”, com atividades que incluem oficinas de criatividade, teatro, shows, videogame, fotografia, e muito mais.

Centro Cultural São Paulo na Vergueiro. O lugar tem uma gibiteca para deixar qualquer criança entretida por várias horas. Vale a pena conhecer. Leia aqui o post com mais detalhes.

O Centro Cultural Fiesp está localizado na Av. Paulista, e tem uma programação bastante diversificada o ano todo. O destaque para as férias das crianças é o espetáculo infantil Tatá – o Travesseiro.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos. E bom passeio com as crianças!


Ouça também as nossas dicas no Podcast Mari Pelo Mundo


Leia também


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.