Aluguel de carro – modelos e locadoras

Se você está planejando alugar um carro nos Estados Unidos ou Europa veja as dicas que preparamos. Tem post no blog que fala sobre os principais itens, incluindo seguro que é um dos pontos que gera muita dúvida.

São mil opções

Já alugamos carros em vááááários lugares.  Miami, Suíça, França, Itália, Califórnia, São Paulo, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Rio de Janeiro entre outros lugares.  A experiência sempre foi boa.

Um roteiro que eu gostei bastante de fazer de carro foi pela California.  Los Angeles, Las Vegas, Fresno (Parques Yosemite e Sequoia).  Estradas ótimas e uma paisagem de deserto sem igual.

Outro roteiro que foi incrível, foi pela Suiça. Fizemos a partir de Zurique, várias cidades.. Lucerne, Lausanne, Basel, Liechtenstein e Berna.

Na França e na Itália, alugar um carro também é uma boa opção, principalmente se você tem planos de fazer várias cidades em uma única viagem.  Na França, o carro é ótimo para percorrer o País Basco, ou a Provença.    Na Itália, pode-se fazer a Costa Amalfitana dirigindo também.

Um roteiro que ainda não fiz e tenho vontade, é a Patagonia Argentina, de El Calafate a El Chaltén (foto abaixo).

Road trip Patagonia Argentina

Entre Miami e Orlando… nem se fala. É o trajeto mais comum de quem compra voo direto para Miami e quer conhecer a Disney.

Evitando perrengues

Carteira de motorista em dia, habilidades mínimas de direção, atenção redobrada, seguro completo…  Fazendo tudo direitinho, não tem erro.

Que eu me lembre, tivemos poucos problemas.  Um espelho retrovisor arrancado por um motociclista em alta velocidade, falta de gasolina por esquecer que em alguns países não tem um posto em cada esquina, multa por estacionar errado… coisas simples por falta de preparo.

Onde eu nunca tive coragem de alugar carro?  Nos países que usam a mão inglesa.  Se você já fez isso, conte sua experiência para a gente!

Mas quais são as opções de carros? E quais locadoras?

Muito cuidado na hora de escolher. Há muitas opções e tipos de carros.   O que eu sempre achei legal foi poder escolher um carro melhor do que temos em casa, só pela diversão (se estiver dentro do orçamento).

Tenha cuidado, pesquise e viaje feliz.  Separamos dicas importantes e resumidas para vocês.

As principais locadoras

Alamo, National, Hertz, Thrifty, Sixt, Dollar e Europcar são as principais locadoras que atendem no território americano.

Preços variam de acordo com as ofertas e disponibilidade de cada uma. Na alta temporada os preços tendem a subir mais. Se você está viajando para Orlando nas férias de julho por exemplo, vale a pena começar a pesquisar com antecedência e reservar logo.

Na experiência com serviços e produtos quando alguma coisa funciona bem, tendemos repetir. É assim comigo e a Alamo nas viagens. Eu já tive carro arrombado e carro batido com a Alamo e fui bem atendida na solução do problema.

A National é da mesma empresa da Alamo, e tem condições e ofertas similares. Hertz e Thrifty são bem avaliadas e já tivemos boa experiência também com as duas.

A dica é pesquisar as condições e o que está incluso em casa pacote das locadoras. Veja no post aqui mais sobre seguro e aluguel de carros.

 


Clique aqui para baixar o e-book com 7 dias para alugar um carro no Brasil ou Exterior.

 

  •  Qual a idade mínima para alugar um carro?
  •  Quais os documentos necessários?
  •  Qual seria o carro ideal para minha viagem?
  •  Pagamento e caução?
  •  O que está incluso na diária?
  •  Acessórios opcionais
  • Diferenciais Rentcars.com

 


As categorias de carros de aluguel

As locadoras oferecem carros de diferentes tamanhos e com preços variados da diária. Tudo depende da sua necessidade e também do seu bolso.

Carro econômico ou compacto: são os carros mais baratos e menores. Capacidade para até 4 passageiros e apenas 1 mala. Ou seja, tem um porta-malas pequeno.

Aliás essa é uma informação importante de observar, pois viajar com malas grandes no banco traseiro ou obstruir a visão do motorista com malas no porta-malas pode trazer problemas na estrada pois não é permitido.

Intermediário: são carros maiores, geralmente um carro sedã, com capacidade para 5 passageiros e 2 ou 3 malas.

Compacto: capacidade para 4 passageiros, mas com porta-malas maior do que o carro econômico, para 2 malas.

Standard: o carro standard tem como capacidade 5 pessoas e 2 ou 3 malas, bastante similar a categoria intermediária.

Full-Size: Categoria sedã também. Para 5 passageiros e 3 malas no porta-malas. A diferença com as categorias standard e intermediário está nos opcionais do carro e modelo. Um exemplo de Full-Size usado nas locadoras hoje é o Nissan Altima e o Chevrolet Malibu.

Mid-size SUV: O mid-size SUV são os SUV menores, como o Toyota Rav4. Um carro para 5 pessoas e 3 malas grandes. Esse é geralmente o carro que alugamos quando viajamos para Orlando. Eu, marido e filho com 3 malas grandes ou 2 grandes e 2 pequenas. Essa combinação também funciona no porta-malas.

Full-size SUV: Carro para 7 passageiros. São as SUV’s que rebarem o banco traseiro para ter um porta malas enorme ou lugar para 7 pessoas. Com 5 passageiros somente o porta-malas comporta tranquilamente 5 ou 6 malas grandes. Mas para 7 passageiros o porta-malas acaba sendo pequeno.

Premium: Categoria de carro mais luxuoso, sedã. Capacidade para 5 passageiros e porta-malas grande para 3 ou 4 malas. Exemplo de um carro premium oferecido pelas locadoras é o Nissan Maxima ou Chevrolet Impala.

Minivan: As minivans nos Estados Unidos são conhecidas como “carro da família”. Grande e espaçosa a minivan comporta até 7 passageiros.  Na configuração de 7 lugares o porta-malas é relativamente pequeno, mesmo assim cabem 3 malas. Mas rebatendo os bancos para ficar com apenas 4 lugares de passageiros o porta-malas fica gigantesco! Dá para viajar com até 8 malas!

Conversível: Essa escolha é de luxo e estilo! São somente 4 passageiros e uma mala no porta-malas. Mas é um carro e tanto para viajar pelas estradas!

Luxo e Especial: Mais uma versão sedã luxuosa. Capacidade para 5 passageiros e 2 ou 3 malas. O modelo oferecido pelas locadoras nessa categoria é um Mustang ou Cadillac e Mercedes Benz na versão especial.

Van: Na categoria de van são carros para até 15 pessoas.

Utilitário: Os utilitários são as pick-ups grandes para 4 pessoas e espaço atrás aberto para malas.

Consulte preços

As tarifas variam bastante entre as empresas, os tipos de carro e as épocas do ano.  Não deixe de fazer uma boa pesquisa.

Clique aqui para fazer uma cotação com a reservecar.

Clique aqui para fazer uma cotação com a rentcars.

 

Leia também – Dicas práticas

Alugando um carro nos Estados Unidos

Viajando pela Itália de trem ou de carro

Passeio em Cancun de carro

 


 

Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?  Para saber mais sobre os hotéis e restaurantes, consulte os comentários no TripAdvisor

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

 

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.