Verão em Ushuaia e Cerro Frias – Patagônia Argentina

postado em: Américas, Argentina, Destinos 0
Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente

(post de 2018 atualizado em 2022)

A Terra do Fogo esta dividida igualmente entre Chile e Argentina, e a cidade mais importante do lado Argentino é Ushuaia, que também é a última cidade do continente Sul americano, ficando junto ao Canal de Beagle e ao Rio Grande.

Ushuaia

Aqui fica o Farol do Fim do Mundo que inspirou o romance homônimo de Júlio Verne. Pequena mas muito simpática e bem organizada, a cidade oferece boa comida, passeios lindos e um friozinho de arrepiar!

Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional da Terra do Fogo, criando em 1960 com o objetivo de preservar fauna e flora do local fica a 11 km da cidade de Ushuaia no final da Estrada Nacional N 3, e tem uma extensão de 63.000 hectares.

A vegetação característica da região é abundante com bosques de lengas, guindos, arbustos, musgo e samambaias. O parque é maravilhoso para caminhadas e para apreciar a bela Baía de Lapataia com suas colônias de castores.

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

Parque Nacional Tierra del Fuego - Bahia de Lapataia
Parque Nacional Tierra del Fuego – Bahia de Lapataia
Foto: Andrea

 

O passeio geralmente é de meio dia, e pode ser combinado com o passeio de catamarã que é feito pelo Canal de Beagle ou ainda a excursão marítima da pinguinera.

Leia também

Excursão Marítima Ilha dos Lobos – Canal de Beagle

O passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, que separa Ushuaia das ilhas chilenas oferece uma linda vista da cidade e da cordilheira Martial, da Ilha dos Lobos Marinhos e na Ilha dos Cormoranes, espécie de ave marinha que vive na região.

Ilha dos Lobos Marinhos
Ilha dos Lobos Marinhos
Foto: Andrea

 

Excursão Marítima Pinguinera

O passeio de barco para a Pinguinera passa pela parte norte do canal de Beagle, avistando também o arquipélago e Farol Les Eclaireurs, com os ninhos de comorões, albatrozes e também a ilha dos lobos marinho. Passa pelo naufragado Buque Monte Sarmiento, que está ali desde 1911, chegando a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera, onde todos os anos uma colônia de pingüins de Magalhães faz seus ninhos. Nesse passeio não há desembarque na ilha dos pinguins.

Aproveite para:  Cotação de seguro viagem – Chip de Internet – Reserve um carro – Planeje sua viagem conosco  Consulte hotéis com:  Booking.com e Hoteis.com

Pinguinera vista do barco
Pinguinera vista do barco
Foto: Andrea

 

Se você quer uma aventura ainda mais próxima dessas aves que tanto encantam, há uma excursão que leva um número limitado de pessoas por dia a ilha. Eu recomendo, é fantástico poder estar tão próximo a natureza e ao habitat natural dos simpáticos pinguins de Magalhães.

Pinguinera - o desembarque na ilha e uma experiencia unica
Pinguinera – o desembarque na ilha e uma experiencia unica
Foto: Andrea

 

Desembarque na ilha dos pinguins de Magalhães
Desembarque na ilha dos pinguins de Magalhães
Foto: Andrea

O barco parte da Estância Harberton que fica a 90 km de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle. Até a Estancia, o trajeto de aproximadamente 1 hora e meia é feito em micro-ônibus percorrendo a Rota Nacional Nº 3 e a Rota Provincial J com lindas paisagens.

Curiosidade: O vento na região é tão forte e constante que a vegetação é inclinada. As árvores parecem se curvar ao vento.

Vegetacao tipica da regiao moldada pelo vento
Vegetação tipica da região moldada pelo vento
Foto: Andrea
Vegetacao moldada pelo vento
Vegetacao moldada pelo vento
Foto: Andrea

Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo foi adaptado ao turismo e utiliza parte do traçado original da ferrovia construída pelos presidiários no final do século XVIII e inicio do século XIX, para trazer lenha dos bosques gelados. A Estação do Fim do Mundo, cabeceira da ferrovia, fica a poucos metros da Estrada Nacional N 3.

Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo
Foto: Andrea

Um pouco da historia do trem

Com o objetivo de consolidar a soberania argentina na Terra do Fogo o então presidente da Argentina, Julio Argentino Roca promove a criação de uma colônia penal em Ushuaia. A construção da ferrovia se deu logo após a inauguração do edifício carcerário, que é hoje o atual Museu Marítimo, e serviria para transportar linha do bosque. Sua extensão era de 17 km.

A estacao do Fim do Mundo
A estacao do Fim do Mundo
Foto: Andrea

 

O presídio foi fechado em 1947 no governo de Juan Domingo Perón. Porém o trem continuou funcionando para uma serraria até que o grande terremoto de 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo.

Mas em 1994 nasce da iniciativa privada o “novo trem dos presos” que resgata a história da viagem dos presos. Sua construção é totalmente nova, porém segue os últimos 7 km do caminho original construído pelos presos.

No passeio você pode desfrutar da belíssima paisagem e escutar a enigmática história dos presos que fizeram essa mesma viagem.

Paisagem do passeio de trem
Paisagem do passeio de trem
Foto: Andrea

 

O trem é aquecido e faz algumas paradas, inclusive na estação para um gostoso café quentinho.

Lago Fagnano e Lago Escondido

Um passeio em 4×4 de aproximadamente 1 hora em direção à Cordilheira Martial e ao Paso Garibaldi. O carro passa por trilhas em meio a bosques de lengas e cruzando riachos e chegamos ao Lago Fagnano, o maior da Terra do Fogo, com mais de 100 km de extensão.

Passeio de 4X4
Passeio de 4X4
Foto: Andrea

 

E depois de tudo isso um verdadeiro banquete para o almoço com o típico churrasco fueguino e vinho nacional! Além de uma paisagem de tirar o fôlego do Lago Fagnano!

Churrasco Fueguino
Churrasco Fueguino
Foto: Andrea

 

O Lago Escondido fica aos pés da cordilheira e é possível praticar canoagem aqui, programa para os mais animados e aventureiros!

Lago Fagnano
Lago Fagnano
Foto: Andrea
Lago Fagnano
Lago Fagnano
Foto: Andrea

 

Lago Escondido
Lago Escondido
Foto: Andrea

 

Glaciar Martial

O Glaciar Martial está localizado a 7 km da cidade. É a fonte de água potável mais importante de Ushuaia e um importante pólo de turismo da região em diferentes estações do ano. Durante os meses de inverno funciona como um Centro de Esqui, enquanto no verão é um lugar ideal para trekking ou caminhadas curtas.

Museu Marítimo

O Museu Marítimo de Ushuaia localiza-se no edifício do antigo Presídio de Ushuaia, onde eram presos os criminosos mais perigosos e que foi fechado em 1947. Declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o prédio abriga hoje o museu com suas coleções de modelos navais e conta a história do descobrimento antártico, de diferentes aspectos da fauna austral, os primeiros habitantes e a vida no presídio.

Onde Comer

Para quem gosta de carne e frutos do mar não será difícil achar um restaurante que agrade em Ushuaia.

O La Cantina Fueguina de Freddy é famoso por servir a tradicional centolla, caranguejo gigante típico da região. Muito gostoso! O restaurante fica na Avenida San Martin, importante centro de compras da cidade.

O Kalma Restó é um restaurante de cozinha internacional com premio do Travelers’ Choice 2014 do TripAdvisor. O cardápio oferece excelentes opções de peixe (como a merluza negra), frutos do mar, carne e massas (como o ravióli de centolla). Realmente é uma indicação que vale a pena, quem vai quer voltar!

Onde ficar

O Fueguino Hotel fica numa rua bastante tranquila, mas bem próxima a Avenida San Martin, que é o mais importante centro de compras da cidade. Os quartos são bem confortáveis e o café da manhã servido no restaurante do hotel que tem uma vista linda para toda a cidade. Uma grande vantagem é poder fazer passeios a pé, pois o hotel é bem central.

Para quem quer curtir um pouco mais de charme e luxo o Los Cauquenes Resort & Spa é um hotel de alto padrão localizado na praia do Canal de Beagle, à beira do canal. Paisagens lindíssimas e o acesso direto à praia privativa são privilégios de quem se hospeda aqui. O hotel fica a 4 km da cidade, e principalmente se você está indo para uma temporada de esqui, o lugar vale a pena!

Pesquise entre as melhores opções de hotéis em Ushuaia

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie um e-mail maripelomundo@gmail.com

 

Como planejar a viagem para Patagônia

Aéreo, hotel e transfer

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

Passeios

Por ser  passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.    Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece.    A empresa Brasileiros em Ushuaia é uma agência especializada nesse destino e oferece várias opções de passeios – a vantagem é poder comprar parcela do no cartão de crédito em reais e ter assistência em Português.

Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp    Para ver outras opções, confirmar o preço e escolher a data CLIQUE AQUI 

A GetYourGuide também vende passeios de diversos fornecedores.  A compra é em dólar. Verifique se há o tour no idioma de sua preferência.

Saiba mais sobre

Quer saber mais e receber novidades ?




PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.