Dicas para viajar de carro com crianças

Viajar de carro com crianças pode ser uma ótima experiência para toda a família. Mas para isso é preciso tomar alguns cuidados, conhecer as regras do seu destino e algumas outras dicas para que a viagem seja mais tranquila.

Viajar de carro traz comodidade e maior liberdade para fazer diversos passeios e paradas. Pensando em viagens com crianças isso é um grande diferencial.

Em termos de bagagem, é sempre bom ter mais espaço sem se preocupar em carregar malas demais, afinal, cabe tudo no carro!

As crianças, muitas vezes, ficam impacientes em viagens, e poder parar de forma mais regular e no tempo da família ajuda aliviar o tédio da distância.

Essas são algumas das vantagens de viajar de carro, tanto para destinos próximos como em viagens mais longas, para conhecer uma região ou atravessar um estado.

Mas fique atento sempre as regras e cuidados viajando de carro com crianças.

Cadeirinha ou assento de elevação?

Uma das perguntas mais frequentes de quem viaja de carro com as crianças, principalmente para fora do Brasil alugando um carro, é sobre a cadeirinha e suas regras.

Não é para menos. Afinal a regra não é universal.

Uso da cadeirinha do carro para crianças no Brasil

No Brasil por exemplo a resolução do Contran determina que as crianças menores de dez anos viajar sempre nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança. E até os sete e meio devem utilizar o equipamento de retenção adequado (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

Veja aqui a indicação por faixa etária:

  • Até um ano: bebê conforto;
  • Entre um e quatro anos: cadeirinha;
  • De quatro a sete e meio anos: assento de elevação;
  • Entre sete e meio a dez anos: cinto de segurança no banco traseiro;
  • Após dez anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.

E nos Estados Unidos?

Já nos Estados Unidos o uso da cadeirinha ou do assento de elevação também é obrigatório. Porém as regras podem variar de estado para estado. Alguns são mais rígidos como a Califórnia em que as crianças até 2 anos e menores que 1,02 metros (40”polegadas) devem usar a cadeirinha infantil, e até os 8 anos e menores de 1,45 metros (57”polegadas) metros devem usar o assento de elevação e estar no banco traseiro.

A regra americana leva em consideração não somente a idade, mas também altura ou o peso das crianças. Meu filho já tem 9 anos, não usa mais o assento de elevação, mas não tem 1,45 metros, por isso não poderia viajar no banco da frente.


Alugue um carro para sua próxima viagem


Na Florida a legislação observa que a cadeirinha ou o assento devem se usados por crianças menores de 5 anos. A partir dessa idade não há obrigatoriedade. Mas devem estar sempre no banco traseiro.

E realmente, quando alugamos um carro em Orlando e meu filho já estava com 6 anos eu solicitei o assento de elevação. A atendente da locadora disse que não era obrigatório pela idade dele.

Na prática minha dica é sempre pensar na segurança e também no conforto da criança. Mesmo não sendo obrigatório o assento de elevação na Florida, até 7 anos meu filho ainda usava. Isso porque ele reclamava do cinto de segurança sem o assento.

Outro exemplo com uma regra um pouco diferente é o estado de Nova Jersey. Ali a regra pede o bebê conforto até 2 anos ou para crianças com peso menor que 13,61 kg (30 lbs). Até 4 anos e peso abaixo de 18,14 kg (40 lbs) as crianças devem usar a cadeirinha infantil. E até 8 anos e 1,45 metros sempre no banco de trás.

Leia também (reserve hotel com nosso link e peça seu guia de viagem)

Na Europa

A legislação sobre o uso de cadeira ou assento de elevação na Europa é também bastante rigoroso. Crianças menores de 3 anos não podem viajar em veículos que não tenham o sistema de segurança como cadeirinha ou assento de elevação. O que equivale a dizer que os pequeninos não podem viajar num taxi, por exemplo, que não tenha a cadeirinha.

O texto da Diretiva Europeia é bastante rigoroso até 3 anos de idade – “Proíbe que as crianças com menos de 3 anos viajem em qualquer veículo sem um assento ou cadeira para crianças adequada à sua idade e peso. Se o automóvel não dispõe do dito sistema, não podem viajar nele crianças com menos de 3 anos.”

Para os maiores de 3 anos, mas com altura inferior a 150 cm devem usar cadeira ou assento de elevação, sempre no banco traseiro e com cinto de segurança. Em caso de veículo que não tenha banco traseiro – pick-up por exemplo, – a criança deve utilizar cadeira adequada e própria para ao seu tamanho.

A diretiva permite uma variação nas regras que cada país da União Europeia pode permitir, no seu território, o assento de elevação e o uso do sinto para crianças abaixo de 150 cm, mas pelo menos com 135 cm.

Diferentemente dos Estados Unidos, a regra aqui é baseada na altura, e não na idade para os pequenos com mais de 3 anos.

As regras para táxis e aplicativos é definida por cada país. O que prevalece como regra comum é que crianças com menos de 150 cm não podem viajar no banco da frente.

Carro alugado

E como funciona a cadeirinha ou assento de elevação para carros alugados? As locadoras oferecem como opção a locação da cadeirinha. O custo pode variar entre as locadoras, mas gira em torno de U$ 6.00 a U$ 8.00 por dia.

Nos Estados Unidos você compra um assento de elevação por U$ 25.00 no Wal Mart. Dependendo no número de dias de locação é mais barato comprar o assento.

Outra opção é levar de casa. Já viajei várias vezes dessa forma. A primeira quando meu filho ainda usava a cadeirinha, e tinha apenas 3 anos. Despachamos a cadeira como bagagem. As outras vezes foi levando o assento de elevação, que é menorzinho, mais fácil de carregar, e que também pode ser despachado como bagagem. Eu embalo em casa, com plástico para evitar sujeira.

Outras Dicas

Viajar com crianças de carro requer maiores cuidados, quem já passou pela experiência sabe bem disso.

E uma cadeirinha ou assento de elevação adequados, além de serem regra e legislação, dão mais conforto e segurança para seu filho.

Além do cuidado com a legislação e tipo de assento que o seu pequeno precisa, algumas outras dicas práticas de quem viaja bastante de carro.

  • Consulte o pediatra do seu filho antes da viagem sobre como minimizar possíveis enjoos ou algum mal estar durante o percurso. Ele vai pode receitar o remédio ideal, caso você precise.
  • Tenha sempre água e um lanchinho por perto
  • Uma muda de roupa de fácil acesso também é bem vinda para emergências.
  • Um travesseiro para acomodar a criança, caso ela queira dormir, facilita muito.
  • Filminhos ajudam bastante a passar o tempo em viagens longas. O meu carro tem aquelas telas de televisão no encosto do banco que já foram muito úteis quando meu filho tinha entre 4 e 5 anos em viagens com mais de duas horas.
  • Faça paradas regulares e frequentes

E boa viagem! Aproveitem a paisagem e tempo em família que uma viagem de carro proporciona!

Leia também

 

Ouça o Podcast com dicas e histórias sobre as nossas viagens de carro com crianças!

 


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.