Viajar de carro pelo Nordeste

Será que vale a pena viajar de carro pelo Nordeste? As estradas não são as melhores e as distâncias são grandes. Porém uma das viagens mais memoráveis que fizemos foi o percurso de carro entre Rio Grande do Norte e Paraíba.

As praias são maravilhosas e viajamos conhecendo lugares pequenos fora das rotas mais tradicionais. E cada praia mais linda do que a outra.

Nosso ponto de partida foi a cidade de Natal, onde alugamos um carro.

Nosso roteiro

Saímos de Natal para em direção ao sul do estado.

Nosso destino foi o município de Tibau do Sul a 200 quilômetros de Natal, onde ficamos no Hotel Ponta do Madeiro. Um hotel com uma vista deslumbrante. Para chegar na praia é preciso encarar uma escadaria de 196 degraus, mas vale a pena, pois ali encontramos um mar de água morna, uma praia quase deserta, e a sensação de realmente estar de férias.

Ficamos hospedados no hotel por uma semana, e dali saíamos para descobrir outros destinos e paisagens deslumbrantes.

O hotel fica na Praia do Madeiro que está há 5 quilômetros da famosa e agitada Praia da Pipa.

Clique aqui para alugar um carro para sua próxima viagem!

Praia do Madeiro

A praia do madeiro é quase uma praia particular do hotel. Um paraíso para quem quiser descanso e uma paisagem fantástica. Foram dias perfeitos caminhando na praia, tomando banho de mar ou descansando na sombra.

Passeio de Barco

Fizemos também um passeio de barco na Lagoa da Guaraíras em Tibau do Sul, onde o espetáculo maior ficou por conta do pôr do sol. Imperdível!

Praia da Pipa

A Praia da Pipa é uma das mais famosas na região. Muito procurada por turistas do mundo todo. Praia de agito durante o dia e noites de paquera. Muitos restaurantes, bares, música.

A Praia da Pipa era nosso destino no final do dia para jantar, passear e aproveitar as noites quentes.

A Praia da Pipa é também um santuário ecológico. E juntamente com a Praia do Afogados e a Praia do Amor é destino para quem gosta de surf.

Um ótimo local para quem quer charme e conforto no meio do agito é o hotel Sombra e Água Fresca Spa, na praia da Pipa.

Praia de Simbaúma

No primeiro dia de passeio fomos para a Praia de Simbaúma que fica bem pertinho. São apenas 18 quilômetros ao sul da Ponta do Madeiro ainda no município de Tibau do Sul.

Simbaúma tem uma beleza natural exuberante. Praia de areia branca e água morna. Aqui fica o hotel 5 estrelas Kilombo Villas & Spa para quem quiser curtir muito charme e conforto.

Um pouco mais adiante fica a Praia da Baia Formosa. Uma vila de pescadores que atrai também surfistas. Outra praia de beleza natural impressionante.

João Pessoa – Paraíba

Seguindo nossa aventura de viajar de carro pelo Nordeste, no segundo dia resolvemos conhecer a capital da Paraíba. João Pessoa é uma cidade grande com jeito de cidade pequena. E ainda tem praia. Uma cidade que me surpreendeu e deixou vontade de voltar.

A cidade tem locais históricos como o Convento de Santo Antônio e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco que é tombada como Patrimônio Histórico. Aliás o centro histórico de João Pessoa é tombado desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Um dos marcos da cidade, o Farol do Cabo Branco é também um dos pontos turísticos mais visitados, e perfeito para uma vista lindíssima da cidade.

A cidade de João Pessoa também recebeu o título de cidade criativa pela Unesco. Por isso é o lugar ideal para as comprinhas de artesanato.

Depois de viajar de carro por cerca de 200 quilômetros em direção ao sul, agora é a vez de conhecer um pouco mais das praias ao norte de Natal. E também curtir um pouco da capital potiguar.

A cidade de Natal

Ficamos em Natal dois dias, o suficiente para conhecer os principais pontos da cidade como o Forte do Reis Magos, o Morro do Careca e a Praia de Ponta Negra. E também curtir um pouquinho essa belíssima capital do Nordeste.

Em Natal, uma das melhores praias para se hospedar, e certamente a mais procurada, é a Praia da Ponte Negra. Com mais ou menos 4 quilômetros de extensão, a Praia da Ponta Negra é a mais famosa da cidade. Na avenida beira mar se concentram restaurantes e lojinhas de artesanato.

Para ficar hospedado na Praia da Ponta Negra algumas sugestões incluem o Golden Tulip (na foto) com uma vista privilegiada e as facilidades de uma grande rede de hotelaria. Ou então a Pousada Manga Rosa Beira Mar para quem busca um lugar mais aconchegante, com uma decoração charmosa de praia. A pousada fica também em frente ao mar.

Seguindo nossa viagem de carro, saímos de Natal com destino a praia de Maracajaú, para mergulhar.

Clique aqui para conferir os melhores hotéis em Natal.

Maracajaú

A praia de Maracajaú fica no município de Maxaranguape no Rio Grande do Norte. Uma pequena cidade com pouco mais de 2000 habitantes que vive da pesca e do turismo.

Aqui fiz meu batismo de mergulho. E os primeiros 15 segundos foram de total e completo pânico. Verdade. Eu que adoro água, adoro o mar, e nado desde sempre, fiquei apavorada. Não esperava por isso.

Porém, o pessoal que acompanha o mergulho foi mais do que especial nessa experiência. O instrutor subiu comigo quando viu meu medo. Conversou e me acalmou. Propôs uma segunda tentativa. “Se não conseguir você volta para o barco e isso não é um problema. Se quiser continuar estarei ao seu lado o tempo todo.”

E não é que deu certo! A paciência e tranquilidade do instrutor era o que eu precisava. Uma experiência realmente incrível, mergulhar e estar perto das belezas do fundo do mar.

E o local é bem propício para quem, como eu, tem duvidas sobre a coragem de ficar embaixo d’água com equipamento de mergulho. As águas são bem calmas e o mergulho não é em grande profundidade.

O mergulho é feito a mais ou menos 7 quilômetros da costa, e o passeio é feito em catamarã ou lancha. Mergulhar com cilindro é opcional. Você pode fazer somente o mergulho livre com snorkel se preferir.

Ficamos uma noite em Maracajaú e a cidade tem pousadas muito confortáveis. Clique aqui para ver a Pousada Ponta dos Anéis na beira mar, ou a Pousada Corais de Maracajaú.

Clique para conferir as melhores ofertas de aluguel de carro!

Praia de Muriú

Na volta de Maracajaú para Natal almoçamos na Praia de Muriú. Foi uma das melhores lagostas que comi até hoje. Outra vantagem de viajar de carro pelo Nordeste é poder descobrir lugares como esse, que estão fora da rota mais tradicional do turismo.

A Barraca Muriú é um restaurante simples à beira mar, mas com uma comida deliciosa. Não tem site na internet, mas continua bem classificado no TripAdvisor. Vale a pena conhecer!

A aventura de viajar de carro pelo Nordeste terminou em Natal novamente, com mais um dia de praia na capital do Rio Grande do Norte. Deixou vontade de voltar e conhecer outras maravilhas desse belíssimo litoral. O roteiro é ótimo para fazer em casal, família ou com amigos. Na época ainda não tinha filhos, mas tranquilamente faria a viagem de carro novamente com crianças. As distâncias não são longas, e fazendo um bom planejamento de onde ficar, tudo é bem tranquilo.

Outra ponto de destaque para quem viaja para o Nordeste é a hospitalidade. Em todos os lugares fomos sempre muito bem recebidos. As vezes demora um pouco para o paulista desacelerar o ritmo e se acostumar com serviços mais demorados nos restaurantes, por exemplo. Mas estamos de férias! O grande objetivo é mesmo desacelerar! Não tenha pressa e curta a paisagem e a simpatia de todos.

Para saber mais sobre o roteiro ou sugestões de pacotes para Natal, João Pessoa e arredores, entre em contato pelo e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp.

Quer saber mais e receber novidades e promoções?

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.