Gramado e Canela com crianças

As cidades de Gramado e Canela na Região das Hortênsias da Serra Gaúcha são incríveis para quem está procurando lugares que agradem as crianças. O destino tem diversão nos parques, natureza, programas com piquenique e fazendinha. Passeios de bicicleta, aventura, paisagens belíssimas, e vários hotéis com programação para os pequenos enquanto descansamos um pouco. Confira no post o que fazer em Gramado e Canela com crianças.

Destino: Rio Grande do Sul

Fiz um post no blog sobre 10+ motivos para conhecer Gramado e Canela. E fiquei pensando sobre porque demorei tanto tempo para escrever mais sobre um destino que me é tão familiar.

Familiar no sentido exato da palavra. Minha família toda é gaúcha, e tenho uma relação de muito amor com todas as belezas e tradições do Rio Grande do Sul, em especial com Serra Gaúcha. Mas também com a praia e com a cidade de Porto Alegre.

Cresci viajando para os lugares onde moram meus tios, primos e irmãos. Por isso falar do Rio Grande do Sul, especialmente com crianças, é um privilégio, e espero poder passar todo o meu entusiasmo pelo destino, deixando você, leitor, com muita vontade de planejar a sua viagem agora mesmo!

E se você quer conhecer mais sobre o Rio Grande do Sul acompanhe aqui no blog os próximos posts, pois estou revivendo e viajando através de fotos e lembranças todos os lugares desse estado que guarda minha origem. e estou começando por Gramado e Canela com crianças.

Gramado

Gramado e Canela com crianças

Gramado tem uma forte influência alemã e italiana que começou com a chegada de imigrantes europeus ainda no século 16. Essa influência dos imigrantes europeus trouxe as diversas tradições das festas que tornaram a região famosa e um grande pólo turístico.

Além do inverno, as datas festivas como Natal e Páscoa são bastante concorridas na região, mas são épocas com um encanto a mais quando viajamos com crianças. Afinal, qual a criança que não se encanta ao ver Papai Noel desfilando no seu trenó? Ou com o coelhinho da Páscoa e um boa e tradicional caça aos ovos?

A parte boa é que o Natal dura um bom tempo em termos de turismo. A programação começa já no mês de outubro e se estende até o início de janeiro. Por isso é possível visitar a cidade mesmo que você queira fugir (um pouco) da agitação.  A Páscoa também tem programação por mais de 1 mês de duração entre os meses de março e abril. Basta planejar um pouco e aproveitar.

decoração de natal

O que fazer em Gramado e Canela com crianças

São inúmeras atrações para todas as idades entre Gramado e Canela. Dá até para tirar um mês de férias na região e ainda assim ficar com gostinho de quero mais.

Parques temáticos com neve, montanha russa, miniaturas e gigantes. Piqueniques ao ar livre curtindo a natureza. Trilhas, cachoeiras e caminhadas.

Fiz aqui uma seleção para visitar Gramado e Canela com crianças que contou com a ajuda do meu companheiro mirim de viagens, que é bastante aventureiro e adora lugares novos!

Parques e mais parques

Vamos começar pelos parques e atrações com diversão. São vários entre as duas cidades e para estilos e idades diferentes.

Parques para toda a família

Em Gramado o Parque Snowland propõe uma experiência única. Ver e brincar na neve em qualquer época do ano. O parque é indoor e a neve, mesmo sendo fabricada, garante a diversão e brincadeiras de invernos que é uma grande paixão e curiosidade de muitos brasileiros.

O parque tem atrações como esqui, snowboard e patinação no gelo. Porém o que diverte mesmo a criançada e os pais é o “esquibunda”! Fácil de fazer, não tem limite de idade, e garante muitas risadas.

E não precisa se preocupar com o frio se você não tem roupas adequadas no seu guarda-roupa, pois o parque oferece o kit neve, com calça, jaqueta, bota e luvas.

Snowland em Gramado

Leia também (reserve hotel com nosso link e peça seu guia de viagem)

Dica: programe ficar no parque um dia inteiro. São várias atrações e atividades. O parque tem ainda uma cafeteria, pizzaria, lanches, um bar e também um pub. Para os pequeninos a diversão é grande no Castelinho de bolinhas, um espaço para brincar até acabar as energias!

O Alpen Park fica em Canela, e é um parque de diversões com montanha russa, arvorismo, tirolesa e aventura com quadriciclo. Adrenalina para as crianças mais crescidas e diversão também para os menores.

Na Aldeia do Papai Noel é Natal o ano todo. Apesar da figura do Papai Noel seja algo que associamos às crianças pequenas, acho que mesmo quem viaja sem crianças deve conhecer o lugar. Afinal, nada mais mágico do que o encanto do Natal para incentivar os sonhos da criança que vive em todo viajante!

Aldeia do Papai Noel

A casa do bom velhinho na Aldeia é uma construção em estilo bávaro da década de 1940 e toda decorada com motivos natalinos. E tem lugar para os pequenos deixarem suas cartinhas para o Papai Noel, mesmo que ainda seja janeiro!

Dica de mãe: se você está negociando com seu filho pequeno para largar chupeta, esse pode ser um momento de incentivo ideal! Na cozinha do Papai Noel tem um lugar para as crianças deixarem o acessório. E no Museu dos Brinquedos, além de conhecer brinquedos antigos, as crianças podem também doar aqueles que não usam mais e fazer uma boa ação.

Parques para crianças pequenas

O Parque Terra Mágica Florybal é também um parque de diversões temático, mais direcionado às crianças pequenas. Temas como dinossauros, gigantes de pedra, magos e fadas, além de atrações como teatro de fantoches e show com personagens, agradam as crianças menores.

Florybal Parque

No Vale dos Dinossauros a experiência é de uma viagem no tempo dentro do cenário de filme. Um parque para crianças entre 4 e 10 anos principalmente quando passam pela fase da curiosidade e fascínio pelos dinossauros.

Tudo já começa na entrada do parque que parece mesmo saída do filme Jurassic Park, com uma enorme estrutura de 6 metros dando boas-vindas.

As trilhas são bem arborizadas e o passeio é curto, os animais são feitos em animatrônicos, se movimentam e emitem sons, as vezes até assustadores!

Vale dos Dinossauros - Gramado e Canela com crianças

O parque Alemanha Encantada é inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, com cenários das histórias que nossos pais leram quando éramos crianças e que agora lemos para nossos filhos. Da torre da Rapunzel a vista é para o Lago Negro, outro ponto turístico imperdível na cidade para ir com as crianças.

Os parques com temas diferentes

É difícil dizer que o Mini Mundo é um parque somente para crianças pequenas. Eu conheci o parque nos meus 20 e poucos anos e adorei! É o caso da criança que existe em cada viajante!

A história do parque conta que ele foi feito por um pai e um avó para presentear as crianças da família com um mundo de fantasia. Começou com uma casinha de bonecas e um conjunto de castelos, além de um trenzinho em miniatura.

A cidade em miniatura cresceu e virou atração para os visitantes da cidade também. As réplicas de prédios de várias partes do mundo e cenas do cotidiano recriadas em miniatura são 24 vezes menores do que o tamanho real. Tudo feito com grande riqueza de detalhes.

Mini Mundo Gramado

O Mundo a Vapor fica na mesma categoria. Um tema diferente e curioso para qualquer idade, depende do estilo de viajante. A proposta do parque é dar uma volta ao mundo através das máquinas a vapor. Uma viagem no tempo e na história.

O parque surgiu à partir da criatividade de três irmãos, apaixonados por máquinas à vapor, que trabalhavam na oficina do pai que consertava as locomotivas. Com a sucata da oficina eles construíram miniaturas que realmente funcionavam, e que em 1991 virou atração turística.

Logo na entrada do Mundo a Vapor a réplica de uma locomotiva saindo do prédio já desperta curiosidade. A cena recria algo que realmente aconteceu. Foi um acidente ferroviário registrado em Paris em 1985, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse e atravessou a parede caindo de uma altura de 12 metros e ficando pendurada por um de seus 12 vagões.

Mundo a Vapor - Gramado

Para as crianças que adoram carros

O Salão de Super Carros é uma atração que agrada muito pais e meninos mais crescidos. Mas deixando os estereótipos de lado, acho que agrada mães e meninas de todas as idades também, basta gostar de carro!

Meu filho com 9 anos adorou visitar os museus de carros, e sempre pede para voltar. Mas além da exposição de super carros de luxo, uma grande atração do Salão é a possibilidade de dar uma volta nesses carros, como carona ou dirigindo.

Ferrari

Para os adolescentes que adoram carros

O Exceed Experience Park é um parque tecnológico e digital com simuladores para experimentar a alta velocidade de um carro de fórmula 1 ou um avião militar de combate.

Museus em Gramado e Canela com crianças

Em Gramado o Museu de Cera Dreamland é outra atração para curiosos e também amantes do cinema. A versão do museu de cera de Gramado traz mais de 100 figuras de astros do cinema e personalidades em diferentes cenários. Se você e as crianças querem tirar uma foto ao lado de Jack Sparrow, Homem-Aranha ou Harry Potter, aqui é está a oportunidade! O Museu de Cera Dreamland tem duas outras unidades no Brasil, em Foz do Iguaçu e Olímpia – SP.

Em Canela o Museu do Beatles é a atração para levar pequenos e grandes fãs da maior banda de todos os tempos. A memorabilia do museu tem mais de 1000 itens entre figurinos, instrumentos, livros e revistas que contam a história dos 4 garotos de Liverpool que ainda dominam as paradas de sucesso.

Lembra que no início do post eu disse que a lista foi feita com a ajuda do meu filho, que é companheiro de viagem e de aventuras? Pois ele é também um super fã dos Beatles!

Mundo do Chocolate

Quem gosta de chocolate? Se você pensou em levantar a mão e tem crianças em casa que trocam um prato de comida por uma barra de chocolate, então inclua no seu roteiro de Gramado e Canela com crianças O Mundo do Chocolate.

O Mundo do Chocolate é um parque de enormes esculturas feitas em chocolate. Um trabalho artesanal com muitos detalhes. São esculturas que nos levam a uma volta ao mundo através das pirâmides do Egito, dos canais de Veneza , animais da África e da Torre Eiffel, que tem impressionantes 4,2 metros de altura de puro chocolate!

A melhor parte fica para o final da visita: muito chocolate para degustar.

Mundo do Chocolate

O pedalinho do Lago Negro

O Lago Negro é um dos cartões postais mais conhecidos de Gramado. Cercado por árvores trazidas da Floresta Negra na Alemanha está esse lago artificial que foi construído depois que um incêndio que devastou a mata da região.

A paisagem do Lago já é motivo para fazer uma passeio e muitas fotos. Mas para quem viaja com crianças a grande atração do lago são os tradicionais pedalinhos. O pedalinho de cisne é sem dúvida o mais charmoso, mas há uma opção de caravelas para divertir ainda mais os pequenos com o passeio.

Pedalinho Lago Negro Gramado com crianças

Na natureza de Gramado e Canela com crianças

Gramado também é conhecida como uma cidade com muito verde e natureza. A região da Serra das Hortênsias é de uma beleza natural de tirar o fôlego. E não faltam opções para as famílias que gostam de natureza e passeios ao ar livre.

Uma dica de passeio com as crianças é o Parque Olivas Gramado. Uma área cercada pela Mata Atlântica com mais de 12.000 oliveiras plantadas.

No passeio há trilhas e bosques, uma fazendinha com bichinhos, muito espaço para correr e brincar ao ar livre, e lugar para fazer piquenique. É um passeio mais fora da rota tradicional e que faz parte do roteiro do turismo rural de Gramado.

Oliveiras

Gramado Zoo com as crianças

Muitos perguntam se vale a pena visitar o zoológico em Gramado. Por experiência digo que as crianças pequenas adoram um zoológico. E as visitas tendem sempre a ser divertidas e também lúdicas e didáticas. O zoológico de Gramado tem uma proposta de pesquisa, educação ambiental e conservação além do entretenimento. E cuida de espécies ameaçadas. Acredito que para quem viaja com crianças é uma ótima oportunidade para conferir um pouco mais sobre os animais e também sobre o trabalho feito no zoo.

Zoologico de Gramado

O Parque do Caracol com as crianças

O Parque Estadual do Caracol fica no Vale da Ferradura que tem esse nome porque o rio Cai faz uma curva em forma de ferradura. O mirante do Parque do Caracol é um dos pontos de observação do rio. Mas o parque ainda tem outras opções um roteiro com 3 mirantes e 4 trilhas para os mais aventureiros.

A principal atração do parque é a cascata do Caracol com 131 metros de altura que pode ser vista do mirante frontal ou ainda no passeio do Bondinho Aéreo, que é o melhor para quem viaja com crianças.

Cascata do Caracol - Canela com crianças

A mais nova atração no vale é o Skyglass Canela, a maior plataforma estaiada do mundo. Uma atração para quem é mais corajoso, pois a plataforma com chão de vidro avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura.

E para as crianças aventureiras com mais de 1,20 metro de altura a melhor vista é no “Abusado”. Dando a sensação de estar voando sobre o vale, o brinquedo tem 10 cadeiras suspensas num monotrilho que percorre os 35 metros da plataforma de vidro.

Abusado - Canela com crianças

Enfim, Gramado e Canela com criança permite uma programação para ninguém ficar com tédio. E tem muito mais! Confira também os melhores hotéis para se hospedar.

Leia também:

Onde ficar em Gramado com crianças

O  Ritta Höppner Hotel é o hotel da família que criou a atração do Mini Mundo. Ficar hospedado no Ritta Hoppner é quase uma extensão da brincadeira, e os hóspedes têm como benefício o livre acesso ao Mini Mundo.

Ritta Hoppner - Foto Booking

No Hotel Alpestre Gramado os dois mascotes, Alceu e Lola, fazem a festa no aniversários das crianças. Há opções de pacotes com bolo, decoração, parabéns e mimos personalizados. O hotel ainda conta com um playground externo e uma brinquedoteca para a criançada se divertir.

Hotel Alpestre - Foto Booking

O Hotel Recanto da Serra tem uma ótima equipe de recreação com agenda completa para um dia inteiro de lazer. Uma opção para tirar um dia de folga, relaxar na piscina do hotel de deixar as crianças curtindo atividades de caça as borboletas, piquenique, trilha ecológica para alimentar os bichinhos do hotel, oficina de brinquedos, oficina de culinária com cup cake, pizza, hambúrgueres e muito mais.

Outro ponto interessante no Recanto são os chalés com minicozinha que acomodam até 6 pessoas.

Hotel Recanto da Serra - Foto Booking

O Wish Serrano tem suítes que acomodam até 3 pessoas, e é um hotel com estrutura bastante completa. Os quartos são confortáveis, a piscina tem um visual muito bonito e o parquinho infantil é pequeno, mas ideal para divertir as crianças depois do café da manhã antes de começar os passeios.

Hotel Wish Serrano - Foto Booking

O Hotel Gramado Palace tem quartos duplos para acomodar a família. O hotel tem uma decoração mais clássica e um lindo jardim. Apesar de não ter atividade específica para as crianças, é uma ótima opção pelos quartos amplos que acomodam até 4 pessoas e tem valores mais acessíveis.

Hotel Palace Gramado - Foto Booking

Onde ficar em Canela com as crianças

Em Canela o Sky Ville tem quartos para a família que acomodam até 4 pessoas. O hotel tem também um amplo jardim com parquinho infantil, brinquedoteca e salão de jogos.

Sky Canela - Foto Booking

O Grande Hotel Canela tem parquinho infantil, quadra de tênis, trilhas, uma piscina coberta e lindos jardins para passear e deixar os pequenos correrem livres. Os chalés de 2 quartos acomodam até 4 pessoas também. Perfeito para quem viaja com crianças.

Grande Hotel Canela - Foto Booking



Booking.com


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected].

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França (Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de