10+ Motivos para conhecer Gramado e Canela

O post traz uma lista de 10+ motivos para conhecer as cidades de Gramado e Canela. Mas foi uma tarefa difícil selecionar apenas 10 razões, afinal as duas cidades da Serra Gaúcha quase dispensam apresentação.

Os dois destinos estão entre os mais famosos e mais procurados no Brasil. Isso porque Gramado e Canela são mesmo lugares maravilhosos para conhecer.

Sendo filha de gaúchos confesso que talvez seja suspeita para falar das belezas dos destinos no Rio Grande Sul. Mas ainda não conheci quem discorde que o estado realmente tem lugares encantadores para o turismo.

Visitei Gramado e Canela diversas vezes, e sempre tem algo novo para conhecer e lugares que quero voltar. As duas cidades ficam numa região conhecida como Região das Hortênsias, há mais ou menos duas horas de carro de Porto Alegre.

A Região das Hortênsias tem uma forte influência alemã e italiana, que está nas festas, nas tradições, na arquitetura e muito fortemente na gastronomia.

10+ motivos para conhecer Gramado e Canela

Motivo 1 – Neve em Gramado

O primeiro motivo que aparece na lista depende bastante da sorte, mas é certamente um item da lista de desejo de muitos brasileiros: conhecer a neve. Gramado está numa região de serra onde faz muito frio no inverno, e o destino ficou mesmo conhecido pelo turismo durante os meses de frio.

Gramado tem uma temperatura média nos meses de julho e agosto de 12° C. Mas é bastante comum o registros de temperaturas abaixo dos 10° C e também de temperaturas negativas principalmente nas noites e madrugadas.

Quem estave em Gramado no dia 20 de agosto de 2020 teve o privilégio de ver uma cidade toda pintada de branco. Esse é o desejo de todo turista quando programa uma viagem nos meses de inverno para a cidade.

Mas não desanime se a neve não chegar enquanto você está na cidade, pois há outros excelentes motivos para conhecer Gramado e Canela, inclusive um parque indoor com neve artificial o ano todo!

Portal de Gramado com neve

Leia também aqui no blog outras dicas de Gramado e Canela 

Motivo 2 – Parque Snowland – diversão na neve em qualquer época do ano

O parque temático Snowland é um dos destaques em Gramado no turismo o ano todo. A proposta é trazer uma experiência com brincadeiras e esportes que não são tão usuais no nosso país de clima tropical.

O Snowland é uma diversão para crianças de todas as idades. Tudo bem que a neve é fabricada e indoor, mas isso não diminui em nada a diversão e o fascínio de brincar na neve, seja qual for a sua idade.

As principais atrações do Snowland são os esportes de inverno: esqui, snowboard e patinação no gelo. Mas é o “esquibunda” que mais atrai, pois é fácil de fazer, não tem limite de idade, e garante muitas risadas.

Snowland Gramado - Foto site oficial

No parque você não precisa se preocupar com o frio caso não tem roupas adequadas, pois pode alugar o kit neve, com calça, jaqueta, bota e luvas.

Dica: programe para ficar no parque o dia todo, pois são várias atrações e atividades. O parque tem uma cafeteria, pizzaria, lanches, um bar e também um pub. Para quem viajar com crianças pequenas a diversão é grande no Castelinho de bolinhas, um espaço para brincar até acabar as energias!

Motivo 3 – O Pedalinho do Lago Negro – mais tradicional impossível

O Lago Negro é um dos mais lindos cartões postais de Gramado. O lago é cercado por árvores trazidas da Floresta Negra na Alemanha. Daí seu nome de Lago Negro. O lago é artificial e foi construído depois que um incêndio devastou a mata da região chamada de Vale do Bom Retiro.

Outra característica do lago que justifica seu nome são as águas profundas que conferem uma cor verde bem escuro que reflete os pinheiros e as flores proporcionando um espetáculo belíssimo. No inverno o colorido fica por conta das hortênsias. No verão o lago fica rodeado de azaleias enfeitarem as margens.

Lago Negro Gramado - pedalinho

O passeio de pedalinho é uma das atrações mais tradicionais em Gramado. O pedalinho de cisne é sem dúvida o mais charmoso e romântico para quem viaja a dois. Mas há também a opção das caravelas para divertir quem viaja com crianças.

Motivo 4 – O Vale da Ferradura – Cartão postal de natureza da região

O Vale da Ferradura tem esse nome porque o rio Cai faz uma curva em forma de ferradura que pode ser vista do mirante no Parque Estadual do Caracol. Essa é uma das vistas mais fotografadas da região e cartão posta de Canela.

O Parque Estadual do Caracol é um dos pontos mais visitados na região sul. Com uma grande área de preservação da fauna e da flora, há várias opções para planejar um roteiro. São 3 mirantes e 4 trilhas para os mais aventureiros.

A principal atração do parque é a cascata do Caracol com 131 metros de altura que pode ser vista do mirante frontal, do observatório ou ainda pela escadaria da trilha que leva até a parte inferior da cascata. E também no passeio do Bondinho Aéreo, um dos meus preferidos.

Parque do Caracol - bondinho

A mais nova atração que fica no vale é o Skyglass Canela, a maior plataforma estaiada do mundo, que avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura, com chão de vidro. E além da plataforma, os mais corajosos e as crianças com mais de 1,20 metro de altura podem experimentar a vista no “Abusado”, um brinquedo de 10 cadeiras suspensas num monotrilho que percorre os 35 metros da plataforma de vidro. A sensação é de estar voando sobre a incrível paisagem do vale.

Ferradura - mirante

Motivo 5 – A Catedral de Pedra em Canela

Em Canela a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra é um das mais belas construções da cidade.

A Catedral tem um estilo de construção gótico inglês, típico de igrejas e catedrais nas cidades europeias. A construção da catedral teve início em 1953, e foram mais de 3 décadas para sua conclusão. Sua torre tem 65 metros de altura e o carrilhão de 12 sinos de bronze foi fabricado na Itália e instalado em 1972.

Catedral de Pedra Canela

Motivo 6 – A Rua Coberta e o glamour do cinema em Gramado

A Rua Coberta é um dos passeios imperdíveis em Gramado. Pode parecer um programa simples, mas garanto que é uma rua cheia de charme, com lojas, restaurantes, artesanato, arte e cafés que podem surpreender e deixar a simplicidade ainda mais glamorosa.

E nesse mesmo espírito de charme e glamour está o primeiro Museu de Cinema Interativo & Contemporâneo da América Latina para quem quer conhecer a história do Kikito, o prêmio do cinema que movimenta a cidade na época do Festival todos os anos. Aliás, durante o Festival de Cinema a cidade fica cheia de artistas e celebridades.

Rua Coberta Gramado

Motivo 7 – As decorações de Natal e Páscoa

O Natal Luz talvez seja o evento comemorativo mais famoso e aguardado de Gramado. São 35 anos de tradição que começou com o objetivo de incentivar o turismo na cidade durante a época do verão. Até então a cidade era refúgio de inverno para os turistas, mas nos meses de novembro e dezembro a cidade ficava vazia.

Hoje em dia, com uma programação intensa a partir de outubro, a festa do Natal é um dos momentos mais concorridos em Gramado. A cidade fica toda iluminada e ainda mais alegre.

Mas o Natal não é a única data festiva que traz decoração e diversão para as ruas das cidades de Gramado e Canela. Na Páscoa a cidade fica repleta de ovinhos, coelhos e atividades para todas as idades.

Decoração de Páscoa Gramado

Motivo 8 – A boa gastronomia

A gastronomia é mais um ponto forte nas duas cidades. Gramado e Canela oferecem uma enorme diversidade culinária, com massas tipicamente italianas, carnes e embutidos da tradição alemã, doces e iguarias trazidas pelos açorianos. Tudo com um toque da tradição gaúcha.

Galeterias, churrascarias, doces, e o tradicional café colonial. Não faltam motivos para deixar a dieta para depois da viagem. E garanto que vale a pena.

Café colonial - Gramado

Motivo 9 – O turismo rural

O turismo rural da região tem se estruturado cada vez e atrai quem procura mais tranquilidade, natureza e paisagens incríveis.

Gramado e Canela são cidades com muito verde e natureza. A região da Serra das Hortênsias é de uma beleza natural de tirar o fôlego. E não faltam opções para as famílias que gostam de natureza e passeios ao ar livre.

A rota do turismo rural de Gramado e Canela inclui trilhas, bosques, vinícolas, plantações de oliveiras, jardins, igrejas e casas antigas. O legado dos primeiros imigrantes italianos, alemães e açorianos que pode ser visto no passeio é patrimônio histórico de Gramado.

Há passeios e roteiros para fazer de bicicleta, e inúmeras sugestões para piqueniques. A energia e a conexão com a natureza definitivamente estão presentes numa viagem para Gramado e Canela. Um exemplo desses lugares é o Parque Olivas de Gramado, que tem trilhas, passeios, horta, restaurante em meio a uma incrível paisagem.

Piquenique - Gramado

Motivo 10 – O chocolate

Mais alguém por aqui é chocólatra assumido? Aqui em casa somos todos chocólatras. Por isso não posso deixar de fora da lista dos motivos para conhecer Gramado e Canela, o tradicional chocolate de Gramado.

O chocolate é tradição em Gramado e há várias lojas pela cidade e fábricas que podem ser visitadas. E também o Mundo do Chocolate, um museu com esculturas feitas de chocolate para encher os olhos e dar água na boca.

As esculturas do parque do Mundo do Chocolate fazem uma volta ao mundo através das pirâmides do Egito, da Torre Eiffel, ou dos canais de Veneza e dos animais da África. E são esculturas enormes mesmo. A Torre Eiffel tem 4,2 metros de altura de puro chocolate!

A melhor parte fica para o final da visita: muito chocolate para degustar.

Museu do Chocolate Gramado

10+ Motivos

As cidades de Gramado e Canela tem ainda muito outros motivos para entrar na sua lista de desejos de viagem. Um destino encantador e com inúmeras possibilidades para todos os estilos de viajantes.

Venha conhecer Gramado e Canela com a gente, temos grupos de viagem com roteiro exclusivo do Mari Pelo Mundo, com guia e passeios. Conheça aqui o nosso roteiro.

Quer conhecer Gramado e Canela com o blog Mari Pelo Mundo, cadastre no link e receba maiores informações sobre pacotes e roteiros exclusivos.

Onde ficar em Gramado

Para quem está planejando uma viagem para Gramado e Canela, confira aqui as nossas dicas de hospedagem. Reserve pelo link do site. E para sugestões de roteiros entre em contato pelo WhatsApp. Alguns hotéis em Gramado podem entrar na lista como um motivo para conhecer a região, pois já valem a viagem. Mas o destino tem opções para todos os gostos e para os bolsos.

O Hotel Recanto da Serra fica bem perto do centro da cidade, mesmo assim está dentro de um lindo bosque com muito verde. É ótimo para quem viajar com crianças pois tem uma programação especial para os pequenos.

Hotel Recanto da Serra - Gramado - Foto Booking

O Wish Serrano fica também bem próximo do centro de Gramado.

O hotel Laghetto Gramado tem uma excelente localização perto do centro em frente ao Lago Joaquina Riter Bier.

Hotel Larghetto - Gramado

O Wyndham Gramado Termas e Spa é um hotel 5 estrelas mais afastado do centro da cidade. Fica pertinho do Parque Snowland e tem uma estrutura completa para relaxar.

O Hotel Giardino di Pietra fica bem próximo do centro e tem uma decoração utilizando pedra e madeira de forma rústica e charmosa.

Hotel Giardino Di Pietra - Gramado - Foto Booking

A Estalagem St. Hubertus fica em frente ao Lago Negro, e tem um visual deslumbrante. O hotel é bastante romântico, tanto pela localização como pelos detalhes.

Estalagem St Hubertus - Gramado - Foto Booking

Onde ficar em Canela

A cidade de Canela tem hotéis e pousadas mais simples e muitas vezes com valores mais acessíveis. Confira aqui as nossas indicações de lugares bem avaliados pelos hóspedes.

O Tri Hotel fica bem próximo ao centro da cidade de Canela e tem quartos amplos com opções para hospedar até 4 pessoas. Dica para quem viaja em família.

O Hotel Sky Ville Canela também é ótimo para quem viaja com crianças, e está bem localizado no centro de Canela.

Hotel Sky Ville Canela - Foto Booking

O Hotel Pousada Blumenberg fica bem perto da Catedral de Pedra em Canela, e tem excelente avaliação dos hóspedes em todas as categorias.

Hotel Blumenberg Canela - Foto Booking

Leia também


Booking.com

 


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected].

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.