Visitando a cidade de Castro em Campos Gerais

Localizada na região de Campos Gerais no sudoeste do Paraná está a cidade de Castro. Uma das cidades mais antigas do Estado, o município foi fundado em 1704 e tem hoje aproximadamente 67 mil habitantes.

A cidade fica há poucos quilômetros de Ponta Grossa, uma das principais cidade do estado do Paraná e da região de Campos Gerais.

Considerada a maior bacia leiteira do Brasil, a cidade é uma das mais importantes do Paraná e concentra atividade agrícola e pecuária.  

Castro recebeu muitos imigrantes, e a cidade abriga museus e memoriais que contam a história da região, suas lendas e costumes e a influência que essa diversidade tem na vida dos moradores que ainda hoje preservam e comemoram as raízes e que fazem da cultura local algo tão rico e que vale a pena ser conhecido.

 

Museu Tropeiro

O Museu Tropeiro em Castro é um exemplo dessa história. Fundado em 1977 para resgatar e preservar a memória do Tropeirismo. O museu é o primeiro e o mais completo no país e abriga mais de 2500 peças nas duas exposições que mantem na cidade.

Na casa restaurada do início dos anos de 1800, a casa mais antiga do município de Castro, estão os artefatos utilizados pelos tropeiros e a reprodução da vida no campo durante suas viagens. Entre as peças estão vestimentas, mapas, montarias, documentos, móveis da época, objetos pessoais e uma coleção de arte sacra.

Os tropeiros tiveram grande influência na região sul do país e na fundação de diversos municípios. Regidos pelo código do tropeiro, eles viajavam da região para o sudeste do país, movimentando a atividade comercial.

 

O Código do Tropeiro

Competia ao Tropeiro:

Não deixar porteira aberta,

Respeitar a propriedade alheia,

Saudar a todos que encontrasse no caminho,

Nunca chegar à casa de alguém pelo lado da cozinha,

Respeitar as mulheres,

Ser leal aos companheiros,

Ser correto nos negócios e,

Honrar a palavra dada.

 

O segundo prédio do museu, chamado de Casa de Sinhara, retrata os ambientes e a vida das mulheres dos tropeiros. Móveis, vestimentas e utensílios da época são preservados para retratar como foi essa época tão importante na história e colonização da região.

O museu do Tropeiro em Castro é mantido pela administração municipal da cidade com entrada franca aos visitantes, ficando aberto de segunda a sexta. Os dois prédios que abrigam o acerco são tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná.

 

A Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Sant’Ana, localizada na praça central bem ao lado da Casa de Sinhara é uma bela construção do inicio do século XVIII, e se destaca na paisagem da com duas imponentes torres.

No interior da igreja os lustres de cristal foram doados por Dom Pedro II.

Colonização Holandesa

Depois de conhecer o Museu Tropeiro foi a vez de visitar e conhecer um pouco da cultura holandesa que teve uma importante imigração entre os anos de 1951 e 1954.

No Memorial da Imigração Holandesa na região de Castrolanda, um moinho construído no ano de 2001 comemora os 50 anos dessa imigração e preserva a cultura e a influencia que essas famílias tiveram para a região.

O Museu conta a história com fotos, documentos e artefatos das famílias que deixaram suas terras no pós-guerra para se estabelecerem nas terras férteis da região.

É muito interessante ver como ainda se mantem as tradições e costumes da terra Natal. As crianças, que agora fazem parte da terceira e quarta geração de imigrante aprendem o holandês na escola e mantem datas comemorativas da terra natal.

 

Onde Ficar em Ponta Grossa

O Hotel Planalto, que além de ser uma das dicas de onde ficar na cidade, é motivo de orgulho para seus proprietários e administradores. O hotel foi inaugurado em 1941, e mantem na sua fachada a arquitetura típica da época. Foi o prédio mais alto da cidade durante anos, e em 1943 hospedou o então Presidente da República Getúlio Vargas.

A outra dica para hospedagem é o Premium Vila Velha Hotel. Também localizado na região central o hotel é muito confortável, e serve um café colonial de tarde que faz qualquer regime ir por água abaixo! E na verdade para que regime quando temos café colonial! 


 

Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]


Nota

O blog Mari Pelo Mundo foi convidado a participar da Press Trip a Ponta Grossa com o objetivo de promover e divulgar os destinos turísticos da região de Campos Gerais entre os dias 24 e 26 de agosto de 2017. A viagem foi organizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (FumTur) com a colaboração das prefeituras de Castro e Carambeí.

A Press Trip contou com o patrocínio da Sicredi Campos Gerais, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Paraná Turismo, Madero, Princesa do Campos, Frederica’s, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Histórico, Casa Tropeiro, Churrascaria Expedicionário do Cogo, Hotel Vila Velha, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Adega Porto Brazos, Buraco do Padre, Hotel Planalto, Olinger e Posto Contorno.

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.