Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente
Esta foi minha viagem dos sonhos. Eu sempre quis conhecer a Patagônia Argentina, mas não imaginava andar no meio dos pinguins, escalar uma geleira ou comer um típico churrasco feito no fogo de chão em meio à mata nativa e literalmente passear pelo fim do mundo. Pois esse e outros passeios lindíssimos fizeram parte da minha viagem a Patagônia Argentina.
O extremo sul das Américas é uma das regiões mais interessantes do planeta e um destino cada vez mais procurado por viajantes do mundo todo. A Patagônia, que se estende entre o litoral do Oceano Atlântico, na Argentina e o Pacifico no Chile, possui paisagens únicas e impressionantes com suas planícies, bosques, glaciares, lagos, vulcões, rios de corredeiras além de um litoral rico em fauna marinha.
Post atualizado em março de 2020, em Fev/22 e abril/22, Ago/22 e umas 7 vezes em 2023 e 2 em 2024!!! sim, temos voltado a Patagônia com muita frequência!
As cidades de Ushuaia e El Calafate e El Chaltén reúnem beleza natural, história, boa comida e frio mesmo no verão. E, são tantas as opções e possibilidades. Se voce tiver tempo de pesquisar e ler, temos muitas informaçoes aqui no post e no blog. Se não tiver todo esse tempo para organizar a viagem e entender a região, sugerimos o roteiro personalizado.
A melhor época para ir a Patagônia é entre novembro e março, primavera e verão, quando o clima é menos frio e os dias são mais longos. Depois de março o clima é chuvoso ou com neve e os ventos muito frios.
No inverno a região de Ushuaia tem uma excelente infraestrutura para a prática de esqui, e a região divide com Bariloche e Las Leñas os turistas amantes do esporte, com pistas de neve fofas e paisagens belíssimas!
Para quem gosta de esportes de aventura são muitas opções: trekking, escalada, mountain bike, rafting, canoagem, cavalgadas e ski. Para quem quer descansar, o lugar também é um ótimo destino: cidades bem estruturadas, hotéis com muito conforto, passeios de barco e paisagens estonteantes que levam embora o estresse do dia a dia.
Não há voos diretos para Ushuaia ou El Calafate do Brasil. Saindo de São Paulo ou outras capitais sua escala será Buenos Aires, dando uma excelente oportunidade para curtir a capital portenha e suas belezas por um ou dois dias!
A Aerolineas Argentinas tem voos regulares para Ushuaia, e Gol para El Calafate. A escala é em Buenos Aires. Mas como os voos para as duas cidades partem do aeroporto local, o Aeroparque Jorge Newbery, há necessidade de traslado entre um aeroporto e outro, por isso confira na hora de comprar a passagem o traslado caso você não vá ficar na cidade de Buenos Aires antes de seguir viagem.
Se você optar por um pacote de agencia de turismo, geralmente esse traslado já está previsto e incluso no pacote. Nós fizemos essa viagem através de uma agência na primeira vez e tivemos uma ótima experiência, tanto nos hotéis reservados como nos passeios nas duas cidades. Entre em contato com a MPM trips para a compra dos Passeios.
Fizemos um tour, trasfer e passeios com um uma empresa de transfer. Foi perfeito! O preço do táxi é razoável, é possível fazer tudo de táxi (nos dias que não tiver passeio com busca no hotel). Em El Calafate o app do Uber não é usado, até existe mas funciona mal. Dá para fazer privativo o passeio para o Glaciarium, Cuevas, Parque dos Glaciares, Cerros e Estâncias. O transfer para El Chaltén é uma ótima opção também para os que querem pernoitar.
Clique aqui para ler sobre transfer e aluguel
Se quiser visitar El Calafate, El Chaltén, Ushuaia e toda a região, há trechos que você deve fazer de avião para não perder tempo e há trechos que você deve fazer de carro.
De El Cafalate a El Chaltén, se não estiver com tour agendado, alugue um carro e faça o trajeto dirigindo. É belíssimo. Consulte as condições de tempo antes de ir e caia na estrada. Entre em contato que indicamos uma empresa local que além de alugar carro, aluga também campervan (para dormir) e dá assistência de como dirigir na Patagônia.
Essa é a parte mais cara da viagem e requer um planejamento. Por serem passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.
É possível conhecer o Glaciar de 5 formas diferentes e os preços variam muito. Se tiver duvida, fique a vontade em enviar uma mensagem que ajudamos você a escolher WhatsApp
Colocamos os links do blog para reservar os passeios. Reserve por estes links, são seguros. É uma agência local muito boa que vende pela civitatis. Caso prefira uma agência do Brasil para ter assistência tanto aqui quanto lá e poder parcelar, nos avise que passamos o contato.
Além dos passeios, você terá que pagar a entrada do parque, que devido a inflação, os preços vão se alterando. Custa em torno de 15 a 20 dólares para entrar no parque, que deve ser pago em pesos na hora que entrar no parque (se entrar dois dias, no segundo dia tem desconto).
E saiba um pouco mais sobre o glaciar Perito Moreno
Essencial numa viagem a Patagônia é estar preparado para o frio e para o vento forte, por isso um casaco corta vento (anorak) é indispensável, assim como
Uma boa opção de ir para a Patagônia e aproveitar ao máximo todos os dias e passeios é reservar tudo através de uma agência. Se precisar de indicação nos avise. As distâncias são longas e o clima varia. A agência tem a experiência para auxilia-lo em tudo.
Para ver outras opções, confirmar o preço e escolher a data CLIQUE AQUI
Dispensa de PCR das pessoas vacinadas para entrar na Argentina desde 29/01
Até esta data (09/09) a documentação necessária é:
Se precisar de dicas de hospedagem, passeios, transfer ou de um Roteiro Personalizado ou uma assessoria online para sua viagem, teremos o máximo prazer em ajudar, contate por WhatsApp
São muitas as opções de pousadas, hostels, hotéis e resorts/Cabanas. Um hotel bem localizado é muito importante. Entre em contato que ajudamos a escolher de acordo com seu perfil. Leia também o post Onde ficar na Patagônia Argentina – melhores hotéis
A cidade de El Calafate é muito simpática, tem excelentes opções de gastronomia e um artesanato local encantador. A região, tanto a chilena quanto a argentina tem hotéis incríveis. Clique aqui para ler mais ou aqui com hoteis.com
Pesquise entre as melhores opções de hotéis em El Calafate
Faça a cotação e contratar um seguro viagem com antecedência
Cerro Frias, uma estancia localizada à 25 km de El Calafate é um passeio em 4×4 que oferece também opções de trekking e cavalgadas. O inicio da subida da montanha oferece uma linda vista do Valle del Centinela e das Torres del Paine. Chegando ao campo mais alto da colina a vista do Lago Argentino é espetacular. Continue lendo aqui sobre Cerro Frias
O passeio inclui uma refeição típica de fazenda e é muito boa!
A cidade recebeu esse nome por conta de um pequeno arbusto de frutinhas típico da Patagônia austral. Porta de entrada do mundo dos glaciares a cidade é um importante polo turístico e ponto de partida para quem quer conhecer o Parque Nacional Los Glaciares que abriga 356 geleiras e foi declarado patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1981, com o objetivo de preservar esta maravilha do período quaternário. Continue lendo aqui sobre El Calafate
Ushuaia tem paisagens lindas, passeios de ecológicos com contato com a natureza, caminhadas, aventura e esportes radicais. Quando conheci o lugar ainda não tinha filhos, e vi poucos casais com crianças pequenas. Hoje que tenho um menino de 6 anos, penso na viagem e imagino que ele poderia se divertir com muitas coisas, até mesmo porque meu baixinho tem uma queda para esportes radicais e aventuras, mas ele também ficaria entediado em alguns trajetos como o ônibus que nos leva até a Estância Harberton de onde saem os barcos para a pinguineira. Ali na pinguineira ele iria se divertir muito, posso até imaginar o fascínio em fotografar os pinguins, mas até ali o caminho é longo.
Outro ponto importante de ressaltar para quem está com crianças é sobre o passeio ao Perito Moreno, a escalada é recomendado para crianças acima dos 10 anos, pois são duas horas de caminhada.
Por esses motivos eu pretendo fazer essa viagem novamente com meu filho sim, mas vou esperar uns 3 ou 4 anos ainda! O que eu recomendo para quem viaja com os filhos é saber avaliar como é o espirito do seu pequeno para uma aventura como essa, com muita, mas muita natureza mesmo!
Não tão conhecida pelos turistas, porém uma cidade muito famosa para os escaladores e montanhistas. Porém, é um destino lindíssimo para visitar. Deixamos aqui no post algumas dicas de El Chaltén: como chegar, o que fazer e onde ficar.
As montanhas mais procuradas da região são: o Cerro Fitz Roy, ou El Chaltén e o Cerro Torre, que é tida por muitos como a montanha mais difícil de escalar do mundo.
El Chaltén foi fundada em 1985 e tem cerca de 500 habitantes no inverno. No verão, a cidade é destinos de montanhistas e praticantes de trekking. Tanto que foi eleita a capital do trekking da Argentina. Continue lendo
Onde ficar em El Chalten – veja aqui ou aqui com hoteis.com
Compre o tour para El Chalten aqui
Como não há voo direto, a escala em Buenos Aires é obrigatória. Eu aconselho parar um dia na cidade pelo menos. Buenos Aires está muito bonita. A região de Puerto Madero está repleta de novos restaurantes e há muitas opções de hotéis para um pernoite.
Fizemos um tour, trasfer e passeios com um taxista Brasileiro que mora a muitos anos em Buenos Aires, indicação de um amigo. Foi perfeito! Se precisar de contato da pessoa que nos atendeu, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp (maripelomundo@gmail.com). Temos também contato de um uber local de confiança.
O preço do táxi é razoável, é possível fazer tudo de táxi.
Clique aqui para ler mais
Bariloche fica em outro “Estado”, mas faz parte da Patagônia Argentina. É um destino para o ano todo, mesmo sendo um lugar que imediatamente nos faz pensar em neve e ski, a cidade tem um evento para cada estação e oferece muitas opções no turismo de aventura.
A cidade ganhou o apelido de “Braziloche” desde a década de 60, pois recebe muitos turistas, especialmente quem quer conhecer a neve e viajar mais perto. Por isso também é um destino extremamente receptivo, onde as pessoas que trabalham no turismo falam português, conhecem os gostos e o perfil geral dos viajantes. Um destino perfeito para uma primeira viagem internacional, que fica a apenas 4 horas de São Paulo. Continue lendo sobre Bariloche
Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.
E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br
Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.
comentario(s)
O Hoteis.com tem se tornado preferencia de várias pessoas. Os sites agregadoras tem suas vantagens…
Receber amigos em casa é sempre uma delícia, mas quando eles vêm de fora e…
Quem nunca sentiu aquele impulso de começar a aprender um novo idioma? Eu comecei minha…
Minha participação no FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2025 foi, sem dúvida,…
As festas de final de ano agitam a serra gaúcha, principalmente como o Natal Luz…
É unanime! É uma viagem transformadora! Roteiro para o Japão: Como organizar a sua viagem…