5 Curiosidades sobre a Catedral do Sangue Derramado

Quando viajamos, parte do roteiro sempre inclui visitar monumentos e construções históricas, e aprender suas curiosidades e particularidades. Afinal eles ensinam um pouco da história do lugar, dos costumes e tradições locais. E esse aprendizado é uma das grandes riquezas que uma viagem traz para o viajante.

E quanto mais curiosidades e peculiaridades do local, mais marcante ele será na sua memória e na sua história da viagem.

Quando fomos à Rússia duas catedrais se destacaram nessa definição. Uma delas é a Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo.

Veja a lista de curiosidades!

 

Origem do nome Sangue Derramado

Como muitos outros templos na Rússia, a Catedral da Ressurreição de Cristo foi construída em honra de um acontecimento histórico de acordo com a tradição russa.

A Catedral do Sangue Derramado tem esse nome pois foi erguida em memória da Ressurreição de Cristo no lugar onde o Imperador Alexandre II foi ferido e morreu em 1 de março de 1881. A morte do imperador foi resultado da explosão de uma bomba lançada por um terrorista. Alexandre II era conhecido como o “Czar Libertador”.

 

Os anos de regime soviético

Durante os anos do regime soviético a religião na Rússia teve seu papel redefinido na sociedade. Muitos revolucionários defendiam o fim da religião e a disseminação do pensamento ateísta. Com isso muitas igrejas ficaram fechadas por décadas. E os cultos e práticas perseguidos ou desestimulados.

A Catedral do Sangue Derramado foi uma delas. Fechada em 1932, durante a II Guerra Mundial e o famoso cerco a Leningrado, a catedral serviu de necrotério.

Depois da guerra um dos símbolos da cidade se transformou num enorme depósito de batatas e vegetais. Ironicamente ganhou inclusive o apelido de “Salvador das Batatas”.

Para quem visita o interior da catedral é difícil imaginar que tenha sido um depósito por tanto tempo deteriorando tantas relíquias e obras de arte.

Independentemente de crença ou religião, os ideais mudaram, e para sorte de quem aprecia pinturas e afrescos, o interior da catedral e a decoração externa das cúpulas foram restaurados.

 

Restauração

Em 1970 o templo passou a fazer parte do complexo administrado pela Catedral de Santo Isaac, a maior da cidade. Sua restauração levou 27 anos e em agosto de 1997 foi reaberta como um museu de mosaicos.

Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de São Petersburgo.

Arquitetura

A arquitetura da Catedral do Sangue Derramado foge do padrão de outras grandes igrejas na cidade de São Petersburgo.

Sua construção retoma a influência do estilo medieval russo, como a Catedral de São Basilio em Moscou. Nas cúpulas predominam os detalhes e cada uma tem seu próprio desenhe, sendo diferentes entre si.

 

Mosaicos

O interior da catedral se destaca pelos mosaicos que cobrem paredes e tetos. São 308 mosaicos numa área de 6560 metros quadrados. Uma coleção única do gênero em todo o mundo.

Uma obra de valor artístico e cultural que não tem preço.

 

Informações para sua visita

A catedral do Sangue Derramado pode ser visitada todos os dias das 10:30 às 18:00 horas exceto as quartas-feiras quando fica fechada.

Entre final de abril e o mês de setembro ela também está aberta para visitas entre 18:00 e 22:30 horas. Sempre fechada as quartas feiras.

O ingresso custa RF 250 (rublos), aproximadamente R$ 18,00 (vinte reais). (Informação com base na cotação de abril de 2018)


Se você está planejando sua viagem para Rússia acompanhe as dicas dos próximos posts no blog. Confira também como ficar conectado durante todo o tempo com o chip da MySimTravel. Clique aqui para detalhes.

Para reservar e consultar os melhores hotéis clique aqui.


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem? 

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.