Passeios próximos à São Paulo: Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba tem o charme de uma cidade do interior com um lindo centro histórico colonial. E fica na região metropolitana de São Paulo, bem pertinho para quem mora na capital.

Passeios e viagens curtas

O turismo mudou nesse ano de 2020, e fazer passeios e viagens mais curtas é a grande opção de muitas pessoas. E isso acabou nos trazendo a oportunidade de conhecer lugares incríveis, bem pertinho de casa. Lugares que talvez não fossemos conhecer, afinal estão tão próximo que podem ficar para um outro dia em que não tivermos uma grande viagem programada.

Mas agora as grandes viagens ficaram para depois. Então vamos tirar muito proveito disso e turistar por lugares próximos.

Tenho visto isso acontecer em diversos lugares. Aqui em casa também. E a minha sugestão para quem mora em São Paulo é dar um pulinho no centro histórico de Santana de Parnaíba.

Santana de Parnaíba

A cidade de Santana de Parnaíba tem uma história interessante. Foi fundada à partir de uma fazenda na beira do rio Anhembi, hoje rio Tietê, próximo à cachoeira conhecida pelos indígenas como “Parnaíba”, que quer dizer “lugar de muitas ilhas”.

A posição privilegiada da cidade fez com que ela se tornasse ponto de partida do movimento das bandeiras.

E para quem chega na cidade pela Estrada dos Romeiros a entrada da cidade tem uma praça com monumentos em homenagem aos bandeirantes.

A cidade perdeu espaço no decorrer da história, e somente à partir de 1980 com o crescimento de toda a região, principalmente pelos condomínios residenciais de Alphaville e Aldeia da Serra, voltou a crescer.

Centro Histórico

Confesso que sempre associei Santana de Parnaíba realmente aos condomínios de Alphaville e da Aldeia. E não esperava encontrar um centro histórico tão bem preservado e com tanto charme.

As casas em estilo colonial, a praça com o coreto, a igreja Matriz que é lindíssima por dentro e por fora. Tudo surpreendeu.

Nos finais de semana a praça recebe uma feira de artesanato, que espero volte a funcionar em breve, pois foi suspensa pelas autoridades durante o período da pandemia.

O ver em Santana de Parnaíba

As ruas do centro histórico são de paralelepípedo. E são mais de duzentas casas e construções datadas dos séculos XVII e XVIII. É o maior conjunto colonial existente no estado de São Paulo.

Só isso já vale a visita!

A Igreja Matriz de Sant’Ana é linda. Considerada o edifício histórico mais importante da cidade foi construída em 1882 e é tombada pelo CONDEPHAAT.

A praça da matriz com o coreto parece uma viagem no tempo. E parece que faz tudo ficar mais calmo, desacelerando o ritmo frenético da cidade grande.

Nas ruas em volta diversas casas fazem parte do patrimônio histórico e são tombadas. O modo como estão preservadas me impressionou e ao mesmo tempo me deixou bem feliz, em poder visitar parte da nossa história.

Em muitas funcionam comércio, restaurantes e escritórios.

Ao lado da Igreja está o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, que funciona como espaço cultural, conhecido como Casa da Cultura Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo.

A cidade ainda oferece um Circuito dos Alambiques no qual é possível conhecer o processo de fabricação da cachaça artesanal. São diversos alambiques na cidade entre eles o Engenho Jaguari, Engenho Osíris e o Engenho Caninha de Moraes. Para quem gosta da bebida é uma ótima oportunidade.

Onde comer

O centro histórico tem vários restaurantes. Nós almoçamos no Bartolomeu, que tem uma picanha muito saborosa e mesas do lado de fora.

Ao lado está o Restaurante São Paulo Antigo que serve pratos tradicionais da cozinha mineira.

Tem ainda o restaurante Casarão Uai. Adivinha a especialidade? Mineira uai!

E quem quer somente tomar um café ou comer um docinho, na praça tem a Andrea Doces, com um macaroon delicioso. Ou ainda o Empório Caminho da Roça, que ainda tem queijos e compotas mineiras para levar para casa.

Numa tarde de sol e calor a nossa opção foi a Sorveteria Santa Rita.

Há outros restaurantes na redondeza, e certamente vamos voltar para conhecer mais alguns. Inclusive a pizzaria Bartô que abre somente para o jantar.

Com chegar em Santana de Parnaíba

Para quem vai de São Paulo o caminho é pela Rodovia Castelo Branco em direção ao interior. Saída no quilômetro 26 em direção à Santana de Parnaíba pela Estrada do Romeiros. Não tem como errar!


Leia também


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected]

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.