Passeio Turístico de Trem – Maria Fumaça Campinas

A Maria Fumaça Campinas é um passeio turístico de trem no interior de São Paulo que vale a pena fazer e levar as crianças.

Viajar de trem é uma ótimo. A viagem se torna uma diversão, uma experiência além do destino onde queremos chegar. E aqui no Brasil temos poucas opções de viagem de trem. O que é uma pena.

Mas temos algumas viagens que são atrações turísticas, com trechos que ainda permanecem de uma época em que os trilhos ligavam cidades e estados.

Maria Fumaça Campinas

A Maria Fumaça Campinas é um dos principais passeios turísticos de trem em operação no país. E nós fomos conferir o passeio. E foi uma grata surpresa, deixando vontade de voltar com a família!

O passeio de trem Campinas – Jaguariúna

O passeio de Campinas até Jaguariúna tem aproximadamente 22 quilômetros apenas. Uma pequena amostra da estrada de ferro que no seu auge teve mais de 1600 quilômetros e ligava o interior de São Paulo, chegando até Brasília.

Com cerca de 66 mil passageiros por ano, a Maria Fumaça Campinas é considerada o 3° melhor trem turístico do país.

O trem viaja pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana do Estradas de Ferro e pelo leito de uma antiga ferrovia cafeeira. No caminho paisagens rurais, fazendas, rios e outros resquícios da época das grandes fazendas do ciclo do café no estado.

Os principais pontos do trajeto

O “Curvão de Pedro Américo”

Nesse trecho do passeio é possível ver o trem inteiro na curva. A imagem era o cartão postal da antiga Cia Mogiana. Prepare a máquina fotográfica para registrar o momento!

As fazendas e estações

O percurso passa por várias fazendas antigas produtoras de café, mas que hoje trabalham com pecuária. O passeio passa por 6 históricas estações ferroviárias, sendo que cinco delas já estão restauradas e fazem parte do patrimônio histórico.

São elas: Anhumas, de onde sai o trem, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguariúna.

 

Ponte do Rio Atibaia

São vários rios e riachos ao longo do percurso. Mas o destaque para a ponte do rio Atibaia é porque o trem utiliza a ponte original da ferrovia construída em 1875 e inaugurada por D. Pedro II.

Curiosidade sobre a engenharia da ponte: Na época da construção não existia ainda o cimento armado. Os pilares da ponte foram construídos sobre o leito do rio com pedras travadas e encaixadas umas nas outras. E foi utilizada uma mistura de palha, cal e cinzas.

Colônia de férias Cia Mogiana

A antiga Cia Mogiana mantinha um clube de campo dos funcionários. Ao longo do passeio é possível ver algumas construções originais da ferrovia, além de uma colônia de casas, lago, campo de futebol e área de lazer.

Antiga loja Maçom / Colégio Agrícola

O passeio passa também por uma antiga Loja Maçonica do início do século 20 onde funcionou a 1° Escola de Sericultura de Campinas. Hoje está abandonada, mas ainda marca presença e traz a lembrança dos tempos de riqueza do ciclo do café.

“Ophicinas” de Carlos Gomes

Na estação de Carlos Gomes estão instaladas as Oficinas de Manutenção e Restauração do Museu Histórico Ferroviário. O museu é aberto a visitação e tem no acervo trens e carros que não circulam mais

.

Viaduto “Maria Fumaça”

Na chegada em Jaguariúna o trem cruza o rio Jaguary. O cruzamento pelo Viaduto Maria Fumaça é uma das grandes atrações do passeio. O grande via viaduto foi inaugurado em 2006 com aproximadamente 600 metros de extensão.

Jaguariúna “A Estrela Mogiana”

Chegando em Jaguariúna descemos do trem na estação conhecida como “Estrela Mogiana”. Daqui partiam os trens para Pedreira e outras cidades do circuito das águas. Para quem faz o passeio de ida e volta no mesmo dia, pode aproveitar um pouco da estação por aproximadamente 45 minutos para depois retornar à Campinas.

Curiosidade: O passeio já serviu de inspiração e cenário para inúmeras novelas, filmes e séries brasileiras, entre elas: Terra Nostra, Esperança, Cabocla, O Menino da Porteira, Mariguela e mais recentemente a novela Éramos Seis.

Expresso Natal

O Expresso Natal é um passeio especial e temático da locomotiva nesse final de ano. O passeio será feito em dias e horários especiais, e terá a presença de Papai Noel como companhia.

O especial de Natal acontece nos dias 7 e 14 de dezembro de 2019 em dois horários.

 

Informações úteis

Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no site oficial da Maria Fumaça Campinas. Os passeios são feitos nos finais de semana.

No vagão restaurante é servido um café colonial. E vale a pena fazer o passeio com essa opção.

www.mariafumacacampinas.com.br

 

Leia também

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA
🏨Hotels.com

 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.