São Paulo – Exposição Quadrinhos no MIS

Para quem mora em São Paulo ou está por aqui de passagem, passeando para conhecer a capital paulista, a dica é colocar na agenda uma visita ao MIS – Museu da Imagem e do Som.

O Museu está com a exposição Quadrinhos. Quem ainda não viu, programe para ir, pois está muito legal!

A exposição fez tanto sucesso que foi prorrogada até 26 de maio. Então ainda dá tempo!

A dica é ir cedo, principalmente nos finais de semana. Tentamos ir num domingo de tarde, e o estacionamento estava lotado. Imagine a exposição!

Acabamos desistindo para tentar novamente no final de semana seguinte. Chegamos as 10:00 horas e foi ótimo! Pudemos curtir a exposição com toda tranquilidade.

Quadrinhos no MIS

A exposição, como o próprio tema diz, é uma mostra da história dos quadrinhos na nossa cultura.

A 9º arte, como é chamada, que encanta gerações, ajuda na alfabetização, no incentivo ao gosto pela leitura, serve de passatempo, e também como informação.

História

No início da mostra, um pouco de história. “Antes das palavras, havia a imagem”. Verdade. As paredes das cavernas nos mostram desenhos de nossos ancestrais que registraram com imagens sua história.

As histórias em quadrinhos se reinventam e se tornam mais conhecidas com a imprensa e os jornais do século 19.

As tirinhas dos jornais impressos e os gibis divertiram e ensinaram várias gerações.

Ainda me lembro quando assinávamos o jornal “Folha de São Paulo” em casa, que todos os dias eu me divertia com as tirinhas do Hagar, o Terrível, ou do Recruta Zero, entre outros. Adorava também o humor escrachado do Geraldão e da Dona Marta.

Veja o Vídeo

O que é a exposição

A melhor maneira de fazer aqui um resumo sobre o que é a exposição, é usando a definição do próprio curador, Ivan Freitas da Costa.

“Quadrinhos é uma exposição inédita que traz um amplo panorama dos personagens, criadores e expressões das HQs que mais contribuíram para a evolução e popularização da 9 arte, organizadas e selecionadas a partir de uma perspectiva brasileira.”

E considerando essa perspectiva, claro que não poderia faltar uma sala inteira dedicada a Turma da Monica e aos personagens de Mauricio de Souza, com seus quadrinhos que continuam encantando as crianças de diversas idades.

Também não poderia faltar Ziraldo com seu menino maluquinho e a supermãe. Aliás personagem também da minha infância. Uma historinha da supermãe vinha todos os meses na última página da revista Claudia, que a minha mãe assinava. E eu esperava todos os meses para poder ler.

Fotos, reproduções, itens raros, revistas. São 2 andares repletos de histórias das Histórias em Quadrinhos.

Os mangás japoneses também estão presentes na exposição. Sua influência é grande no mundo dos HQs. Muitos são também conhecidos pelos desenhos animados. Quem lembra da Princesa e o Cavaleiro? Uma princesa linda e corajosa de olhos grandes que precisa se fingir de menino, pois o trono da Terra de Prata somente pode ser ocupado por homens. O mangá da Princesa começou a ser publicado em 1954!

Disney, Marvel, DC Comics, nossos super-heróis estão todos por aqui.

Garfield é outro personagem de destaque nos quadrinhos. Um gato gordo, folgado e convencido que ganhou a simpatia de milhões de fãs pelo mundo todo. Um dos personagens mais lidos em quadrinhos.

Snoopy é um dos meus favoritos!

Asterix e Obelix, Tim-Tim, Mafalda, Speed Racer, Popeye, Os Flinkstones, e muitos outros. A lista é longa com tantas histórias e personagens.

Nosso destaque

A sala dedicada à Mauricio de Souza foi a melhor segundo a preferência do meu filho. Então fica a dica para quem está levando as crianças: dedique tempo para ler tudo sobre os personagens da Turma da Monica.

A primeira tirinha do Cebolinha foi publicada em 1960 na Folha de São Paulo. A Monica aparece somente em 1963! E tomou conta da rua!

A exposição traz também um espaço para os cartunistas brasileiros como Glauco, Laerte, Henfil e Angeli com seus personagens de sucesso nas tirinhas dos jornais e revistas.

Em resumo, é imperdível para quem é fã de quadrinhos, e também para quem não é. Afinal é parte da nossa cultura, e uma forma divertida de ler e gostar de ler!

Quadrinhos está no MIS até 26 de maio, das 10h às 20h de terça à sábado, e das 9h as 18h nos domingos e feriados.  A entrada inteira custa R$ 14,00 na bilheteria, mas está sujeito a disponibilidade. E é possível comprar antecipado pela internet com horário marcado. O valor é de R$ 30,00.

Aos domingos a venda é feita somente na bilheteria, e a dica é ir na parte da manhã, que é bem menos concorrida.

Às terças feiras a entrada é gratuita.


Leia também:


Quer saber mais e receber novidades e promoções?




Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨Reserve seu HOTEL com o BOOKING. CLIQUE AQUI e confira as promoções
📱CHIP INTERNET ILIMITADA. Fique conectado durante toda a sua viagem. CLIQUE PARA COMPRAR.
🚘ALUGUE AQUI. Clique no link e confira o e-book com as dicas para quem aluga.
✈️PASSAGENS AÉREAS. Clique no link e faça sua pesquisa.
🎡ORLANDO E NOVA YORK - ingressos e tickets para dois dos destinos mais procurados no mundo. Aproveite o desconto especial nos parques da Universal. Utilize o cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM. Faça sua cotação e confira os melhores preços.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES. Clique aqui e consulte os passeios em diversas cidades do mundo todo.
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO. Clique aqui e consulte em diversas cidades do mundo todo.

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.