As belezas de Mantova na Itália

A cidade de Mântua ou Mantova em italiano fica na região da Lombardia, norte da Itália, e é uma belíssima cidade medieval que merece ser incluída nos roteiros pelo norte do país. A cidade é Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO e um lugar cheio de belezas históricas, naturais e gastronômicas!

Mantova a noite
Mantova a noite (Foto: Pixabay)

Leia mais




As belezas de Mantova na Itália

No século XII quatro lagos artificiais foram criados ao redor da cidade como estratégia de defesa e proteção aos ataques muito comuns na Idade Média. A partir do rio Mincio, um afluente do Pó, os lagos Superiore, Mezzo, Inferiore e Paiolo passaram a cercar a cidade, este último deixou de existir desde o século XVII.

Muitas das riquezas históricas de Mantova fazem parte do legado da família Gonzaga que governou a cidade e atuou como mecenas das artes de 1328 a 1707. Seus palácios são incrivelmente bem preservados e incríveis de visitar.

A cidade fica bem próxima de Verona (40 km), e faz parte da história de Romeu e Julieta, já que na obra de Shakespeare é para Mantova que Romeu foge depois de ter matado Teobaldo e ser exilado de Verona. Fazer parta da história de Romeu e Julieta confere a cidade uma aura de romantismo.

Lugares para ver em Mantova

Mantova também é uma cidade importantíssima para o catolicismo, uma vez que aqui está o famoso cálice sagrado. A história do catolicismo conta que o cálice foi trazido a Mantova pelo guerreiro romano Longino, que teria presenciado a crucificação de Cristo. Longino esconde a relíquia no local onde hoje fica a Basílica de Sant’ Andrea.

A cripta da Basílica abriga hoje o cálice sagrado, e a cidade de Mantova é local de peregrinação de religiosos, principalmente na época da Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Cristo.

Logo na entrada da cidade o clima medieval já é percebido com as fortificações típicas que se erguem por todos os lados.

O centro histórico da cidade reúne os palácios e praças medievais.

Mantova
Mantova

Piazza delle Erbe

A Piazza delle Erbe foi por séculos o principal centro comercial, administrativo e político da cidade. Aqui estão concentrados belíssimos e importantes monumentos como a Casa del Mercante, a Torre do Relógio, o Palazzo Ragione, Palazzo Broletto e a Rotonda di San Lorenzo, construída no século XI e inspirada na Igreja de Santo Sepulcro em Jerusalém e dedicada ao mártir San Lorenzo.

Basílica di Sant’Andrea 

A Basilica de Sant’Andrea foi projetada por Leon Battista Alberti e sua construção teve inicio em 1472, e foi concluida 328 anos mais tarde com o término da cupula projetada por Filippo Juvarra. É na cripta da Basílica que se encontra a relíquia do Cálice Sagrado.

Duomo di Mantova

O belíssimo Duomo de Mantova data de 1250 e foi reconstruída pela família Gonzaga, hoje é a principal catedral da cidade situada na Piazza Sordello.

Duomo di MantovaDuomo di Mantova

Palazzo Ducale

O Palazzo Ducale construído por volta de 1200 é dos edifícios históricos mais importantes da cidade e também fica na Piazza Sordello. No alto os jardins suspensos e a bela vista da lateral da Catedral de Mantova.

PalazzoPalazzo




Museus

Como um dos principais centros da cultura renascentista, Mantova tem museus que valem a pena visitar. Entre os mais importantes estão:

– Palazzo Ducale

– Palazzo Te

– Casa del Mantegna

– Castello di San Giorgio

– Palazzo della Scienza

– Galleria Museo di Palazzo Valenti Gonzaga

Dicas

As quintas feiras Mantova recebe o Mercato (Mercado), uma feira de rua com barracas que comercializam roupas, artigos de casa, comida, frutas e verduras. Os “Mercatos” são muitos comuns nas cidades da Itália e acontecem geralmente 1 vez por semana.

São ótimos para passear e comprar coisas com bons preços.

Em Mantova, o mercado acontece bem no centro histórico, o que pode prejudicar a vista dos prédios históricos, então fica a dica de escolher um dia sem Mercato se você ver a arte e arquitetura do local. Ou escolha a quinta feira se você quiser aproveitar as compras locais!

Links

www.turismo.mantova.it

Leia mais

Quer saber mais e receber novidades ?




 

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.