Veneza – Ilha e Basílica de San Giorgio

Veneza é sem dúvida uma das cidades mais lindas do mundo. Pode até mesmo não ser a sua preferida, mas não há como negar sua beleza ímpar!

Eu adoro a cidade. Não me canso de visitá-la sempre que tenho a oportunidade. E sempre tem coisas novas para descobrir, pois a cidade é muito rica. Tem história, cultura, arquitetura, gastronomia, jardins. E apenas andar pelas ruas e pontes de Veneza já é um passeio deslumbrante.

Poder viajar para um lugar que já conhecemos traz a vantagem de fazer novas descobertas. É também a oportunidade de fugir do tradicional. Explorar tudo o que ficou para traz da primeira vez.

E eu não consigo imaginar uma cidade mais mágica para voltar tantas vezes quantas forem possíveis do que Veneza. (Mais ou menos, consigo pensar numas 50, mas isso porque é vicio de viajante!)

 

Ilha de San Giorgio

Na última vez que estivemos em Veneza foi em pleno verão, alta estação, cidade cheia de turistas. E o calor também era grande.

A Piazza San Marco estava abarrotada de gente. E claro a fila para entrar na Basílica e também para subir o Campanário era muito grande.

Mesmo com muita vontade de entrar para apreciar a beleza dos mosaicos e da construção da Basílica, não tivemos coragem de enfrentar a fila.

Foi quando decidimos pegar o vaporeto e visitar uma outra basílica, bem pertinho dali. Aliás bem em frente a entrada da praça San Marco. Bastou atravessar o canal e desembarcar na Ilha de San Giorgio.

A ilha de San Giorgio é pequenina, e basicamente está ali para abrigar a Basílica di San Giorgio Maggiori, o mosteiro e o campanário, um belíssimo jardim com teatro e a Fundação Giorgio Cini.

Talvez por ser uma pequena ilha, ainda seja pouco divulgada, e muito pouco procurada pelos turistas que visitam a cidade. Dessa forma pudemos curtir o lugar sem a grande multidão.

 

Basílica de San Giorgio Maggiori

Os registros da primeira igreja na ilha de San Giorgio datam do ano de 790. E o mosteiro beneditino construído no século X foi destruído por um terremoto em 1223. O atual complexo da Basílica e do mosteiro foram construídos entre os séculos XV e XVII.

A grande Basílica é obra do arquiteto Andrea Palladio, um dos grandes nomes da arquitetura italiana do século XV.

No interior da Basílica telas de Jacopo e Domenico Tintoretto, Palma il Giovane, Vittore Carpaccio, Jacopo e Leandro da Bassano, Matteo Ponzone, Sebastiano Ricci e esculturas de Girolamo Campagna, Alessandro Vittoria e Niccolò Roccatagliata.

O resultado é uma riqueza impressionante de obras de arte.

E confesso que me surpreendi por estar tão vazia de turistas, numa época em que a cidade estava tão movimentada.

Quando descemos do vaporeto cheguei a pensar que a igreja estaria fechada, porque mais ninguém desceu, e também não havia ninguém por perto.

 

Campanário

Além de visitar a igreja subimos no campanário. Sem fila nenhuma! Aliás por 15 minutos tivemos o balcão inteiro do campanário somente para nós três. E com uma vista absolutamente fantástica de Veneza!

A praça San Marco belíssima ali bem pertinho.

E melhor ainda, fugimos do calor escaldante que fazia!

A subida é de elevador, muito tranquilo. E a vista é simplesmente espetacular. (Já disse isso antes! Mas reforçar porque é realmente de tirar o fôlego).

 

Fundação Giorgio Cini

A Basílica di San Giorgio e o mosteiro sofreram grande degradação principalmente durante a ocupação francesa nas guerras napoleônicas. A igreja foi utilizada como depósito de armas. Foi também um presídio militar durante o governo austro-húngaro e o Reino da Itália.

Foi somente em 1951 que o conde Vittorio Cini iniciou um trabalho para a restauração da Ilha de San Giorgio criando a Fundação Giorgio Cini.

A fundação tem por objetivo além de promover a restauração do complexo da ilha de San Giorgio, mas também desenvolver o local de forma educativa, social, cultural e artística.

E pela nossa visita, tem realmente feito um trabalho excelente. A Basílica é lindíssima, os jardins muito bem conservados. E a Fundação promove eventos, exposições além de manter um grande acervo de obras de arte, fotografias e uma biblioteca com mais de 300.000 volumes aberta ao público.

Como visitar

A Basílica di San Giorgio é aberta ao publico todos os dias. Entre abril e outubro funciona das 9:00 às 19:00 horas, e de novembro a março das 8:30 às 18:00. Durante os horários de missa, a visitação fica suspensa.

A entrada para a Basílica é gratuita. Para acessar o campanário é preciso comprar o bilhete que custa 3,00 por pessoa.

O complexo que inclui a Fundação Cini pode ser visitado todos os dias. Está aberto das 10:00 às 17:00 horas e a visita dura cerca de 60 minutos.

A visita pode ser feita com o videoguide que está disponível em cinco línguas (italiano, espanhol, inglês, francês e alemão). O áudio nos guia por 17 pontos de interesse e é bem fácil de utilizar.

Clique no link e planeje sua visita.

 

Como chegar

Chegar na Ilha di San Giorgio é bem fácil de vaporeto. A partir da estação San Zaccaria – na Praça San Marco utilize a linha 2 para San Giorgio. São apenas 3 minutinhos. É a próxima parada!

A mesma linha 2 passar em vários outros pontos da cidade. A parada é sempre a estação de San Giorgio. Outro ponto positivo é aproveitar a viagem de vaporeto e apreciar a paisagem da cidade!

 

Links úteis

http://www.abbaziasangiorgio.it

http://www.cini.it

 

Veja outras opções de passeios na bela Veneza. Planeje sua viagem e compre os passeios diretamente conosco.



Quer saber mais e receber novidades e promoções?






Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]pelomundo.com.br

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de