La Chascona de Pablo Neruda em Santiago

Pablo Neruda é considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1971 e foi uma figura muito importante na história recente do Chile.

Neruda teve uma carreira diplomática e viveu em diferentes cidades no mundo. Escreveu incontáveis poemas sobre o Chile, sua vida, suas viagens e seus amores.

O poeta teve três casas no Chile que hoje fazem parte da Fundação Pablo Neruda. Criada com base no testamento de Matilde Urrutia, viúva do poeta, a fundação tem o objetivo de preservar e divulgar a vida e a obra do escritor.

Os três lugares são também importantes pontos turísticos. Em Santiago fomos visitar a La Chascona. A casa em que Neruda viveu com sua terceira esposa, Matilde, é hoje um museu que conta um pouco da história desse grande poeta.

Das outras casas de Neruda, La Sebastiana fica na Bahia de Valparaiso e Isla Negra no município de El Quisco. Ambas também fazem parte da fundação e museus abertos a visitação. Isla Negra é conhecida como tendo sido o lugar preferido do poeta.

 

La Chascona

Neruda construiu a casa para Matilde Urrutia, na época seu amor secreto. O nome da casa é uma alusão a vasta cabeleira ruiva de Matilde.

Matilde e Neruda viveram juntos em La Chascona desde 1955 até a morte do poeta em 1973. E a casa foi sendo construída e crescendo durante esse período.

História

Depois do golpe militar que depôs o presidente Salvador Allende em 1973, La Chascona foi depredada e saqueada. Neruda morreu nesse mesmo ano, e foi velado numa casa semi-destruída, numa noite fria de setembro.

Matilda voltou a viver na casa com o objetivo de reconstruí-la tal qual era quando o poeta ali vivia também.

La Chascona conserva obras de arte de importantes pintores chilenos e também estrangeiros. Assim como objetos de decoração e coleções que Neruda e Matilde adquiram ao longo da vida nas viagens que fizeram.

Visitando La Cascona

A visita começa com um filme sobre a vida e a obra de Pablo Neruda, e segue por onze cômodos da casa.

Em casa um deles pode-se ouvir um pouco da história com o áudio-guide.

É proibido tirar fotografias no interior da casa. Somente os jardins e áreas externas podem ser fotografados ou filmados.

A casa tem altos e baixos, cômodos grandes e outros pequenos. Uma passagem secreta que o poeta usava para fazer uma entrada teatral na sala de jantar.

Além da sala de jantar, o Bar do Capitão e o Bar de Verão eram os locais onde o casal recebia amigos para longas conversar e reuniões.

A biblioteca também foi toda reconstruída, e mostra um exemplar de cada um dos livros escritos por Neruda.

Fizemos a visita pela manhã e foi bem tranquilo. O áudio guide disponível em português ajuda muito quando fazemos a visita com crianças.

Clique no link para ver opções de tours para conhecer as casas de Pablo Neruda.

 

Dica para quem curte cinema e história.

Em 1994 foi lançado o filme “O Carteiro e o Poeta”. Produção franco-belga-italiana, Il Postino no original é inspirado na história de Neruda e de Matilde na casa de Isla Negra. O filme é uma obra de ficção e se passa na Itália, onde o poeta fica amigo de um carteiro e o ajuda a escrever versos para conquistar uma linda moça da cidade. O filme é lindíssimo. Super indico para quem gosta de cinema, lindas paisagem e muito romance!

 

Informações úteis:

La Chascona está aberta de terça a domingo das 10:00 as 18:00 horas entre março de dezembro, e das 10:00 às 19:00 horas em janeiro e fevereiro.

A casa está localizada no Bairro Bellavista na Rua Fernando Márquez de la Plata. Bem pertinho do Cerro San Cristóbal.

A página oficial da fundação é www.fundacionneruda.org.

 

Quer saber mais e receber novidades e promoções?






Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 

B O O K     T H E     H O T E L

Comece a pesquisar preços e reserve com antecedência seu hotel  booking   

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon
Cidadania Portuguesa e ItalianaCooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

 


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de