Belo Horizonte com crianças: Um roteiro com conforto

Uma das vantagens em fazer um passeio por Belo Horizonte com crianças é a facilidade de chegar.  O aeroporto de Confins, embora um pouco afastado do centro, tem voos diretos de São Paulo, Rio, Vitória, Brasilia e até Lisboa, além de muitas outras cidades.

Como chegar

O voo São Paulo (congonhas) – Belo Horizonte (Confins) leva em torno de uma hora. Muito rápido.  A cidade tem atrativos históricos, descolados, moderno, para crianças, cultural e gastronômico.

As duas principais cidades para fazer um bate e volta ou para ficar uns dias a mais é Inhotim (70km) e Ouro Preto (110km). Inhotim é a cidade famosa pelo museu a céu aberto. Uma ótima dica também para quem viaja com as crianças.  

O Aeroporto de Confins é muito bom e tem um Snoopy café que é uma graça.

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

O que fazer em Belo Horizonte

Fomos com três crianças e a ideia era fazer passeios com conforto para que os adultos pudessem descansar também. Foram três dias intensos mas muito gostosos. Vimos os principais pontos turísticos da cidade e ficamos com vontade de voltar em breve.

Uma lista do que é possível fazer com conforto na cidade em um final de semana prolongado e com crianças!

  • Mercado Central – É o Mercadão. Eu não sou muito fã, mas as crianças ficaram encantadas com o movimento, os artesanatos, as comidinhas e o barulho. (clique aqui para ler)
  • Parque das Mangabeiras, parquinho, Praça do Papa e Mirante – O parque é lindo mesmo. Está bem cuidado. Leve repelente e um lanche. Não tem lojinha. Banheiro e aguá tem bastante. Há um ônibus que circula no parque e leva desde a portaria até o mirante. Passa de hora em hora. Logo na entrada do parque há um balcão de informações.
  • Museu dos Brinquedos – Paga-se para entrar e é um tipo de museu, brinquedoteca e oficina infantil. As crianças gostaram de passar duas horas lá.
  • Praça da Liberdade – Museu de Minas e Metais e Centro Cultural Banco do Brasil. E, não muito longe da praça,  Museu de Artes e Ofícios e Museu da Moda – São todos lindos e todos valem a pena. Se o tempo for curto, escolha um deles pelo menos. O de Minas e Metais fica do outro lado da praça, na frente do CCBB. É bem fácil visitar os dois. Ambos são gratuitos.
  • Savassi – É um dos melhores bairros de Belo Horizonte e tem dois calçadões com lojas e muitos restaurantes. É bom para ir de dia ou de noite, para comprinhas ou para comidinhas.
  • Shopping Patio Savassi – Um shopping do tamanho certo, com algumas atividades para as crianças (pelo menos na época de natal), lojas boas, as melhores marcas, os restaurantes e redes mais conhecidas e um espaço agradável.
  • Pampulha, Igreja e Lagoa da Pampulha – A Pampulha fica um pouco mais afastada do centro mas é o cartão postal da cidade, portanto não deixe de ir. Vá de taxi ou outro transporte, mas vá.  Há muitas bikes para aluguel, kiosques e uma orla no lago.  É um ótimo local para descanso e pic nic com as crianças.  De lá, pode-se ver o Mineirão.

  • Gruta da Lapinha – Uma das grutas mais perto de Belo Horizonte. Se você nunca foi, aproveite. É bem fácil. Os passeios acontecem de hora em hora nos finais de semana e duram em média 50 minutos. É preciso ir de sapato fechado. O passeio é pago.  Uma dica é agendar um taxi ou contratar um transfer que leve, espere e traga de volta. Planeje ficar duas horas no total. Não tem restaurante pertinho, mas na cidade de Lagoa Santa onde é necessário passar na ida e na volta, tem de tudo. (clique para ler tudo sobre a visita)
  • Cine Belas Artes, Café Paladar Expresso,  Café Bonomi, OOP café – a cidade tem muitos cafés. Fomos em alguns e fica aqui a nossa dica. Um deles fica dentro do Cine Belas Artes. Tendo um tempinho a mais, aproveite para ver um filme. O OOP café é um dos melhores de BH (dica da Luciana Nascimento)

Onde ficar

Da lista de passeios acima, praticamente todos são gratuitos ou baratos. Os voos, se comprado com antecedência também tem ótimos preços. Somando isso tudo, minha sugestão é investir em um bom hotel, bem localizado, com lazer e ar condicionado.

Categoria superior

Hotel Fasano Belo Horizonte

Radisson Blu Belo Horizonte Savassi

Royal Boutique Savassi Hotel

Ouro Minas Palace Hotel

Mercure Belo Horizonte Lourdes

Categoria economica

Normandy Hotel

Quality Hotel Pampulha & Convention Center

Tryp by Wyndham Belo Horizonte Savassi

Mais hotéis em Belo Horizonte

Dicas do que levar e como circular

Há algumas dicas super importantes para quem vai visitar Belo Horizonte.  Fique atento as subidas e descidas, 300 metros no mapa pode significar 300 metros de subida.

Há épocas de calor intenso. Leve chapéu, filtro solar e beba bastante água.  Belo Horizonte é uma cidade relativamente segura, mas como toda cidade grande, fique atento a bolsa, celulares e dinheiro.

Utilize transporte credenciado, dê preferência aos taxis oficiais, embora os aplicativos funcionem muito bem.  Organizamos os passeios com taxi, 99 e uber.  Para ir a Gruta da Lapinha e Pampulha, agendamos um taxi das 10h00 da manhã até as 15h00.  Valeu a pena.

Se você está planejando alugar um carro veja as dicas que preparamos. Tem post no blog que fala sobre os principais itens, incluindo seguro que é um dos pontos que gera muita dúvida. Clique aqui para fazer uma cotação com a Rentcars.com

Leia também:

Onde comer

Com as crianças, tentamos comer leve. As comidas de Belo Horizonte são deliciosas mas bem fortes também. Comemos algo no Mercado Central. Há um restaurante por quilo. Também comemos no Shopping Savassi e alguns lanches pelo caminho.   As dicas de restaurante são da Luciana que fez um roteiro gastronômico bem mais completo!

Se você já foi e tem alguma dica, escreve para a gente.

Os cafés e cinema

Adoramos uma pausa nos passeios para tomar um café. Em Belo Horizonte tivemos a boa surpresa de encontrar ótimos lugares.

  • Café Paladar Expresso que fica no Cine Belas Artes

  • Café Bonomi

  • Frau Bondan Café no CCBB

  • A Cafeteria no Museu das Minas e Metais (foto do museu)

  • OOP café – eleito um dos melhores de Belo Horizonte

O que você vai ver em cada lugar

Aqui vão as fotos dos passeios que fizemos para você se inspirar. Os dias estavam lindos e apesar da chuva esporádica, nada atrapalhou os passeios.

  • Mercado Central

  • Parque das Mangabeiras, parquinho, Praça do Papa e Mirante

  • Museu dos Brinquedos

  • Praça da Liberdade

  • Museu de Minas e Metais

  • Centro Cultural Banco do Brasil 

  • Savassi – calçadão

  • Shopping Patio Savassi

  • Pampulha, Igreja e Lagoa da Pampulha

  • Gruta da Lapinha

  • Museu de Artes e Ofícios e Museu da Moda

 

 

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!