Passeio na Gruta da Lapinha com crianças

A Gruta da Lapinha fica no Parque Estadual do Sumidouro em uma área de proteção ambiental.  Foi descoberta em 1835 por Peter Lund e eleita como uma das sete maravilhas da Estrada Real.

Visitar a Gruta é realmente um passeio imperdível para as crianças e adultos. Fica relativamente perto do centro de Belo Horizonte e é muito fácil chegar e fazer a visita. 

A Lagoa Santa ficou conhecida por causa do trabalho do pesquisador dinamarques Peter Lund que coletou mais de 14 mil peças ósseas e catalogou espécies nas grutas da região.

A Gruta da Lapinha

A Gruta da Lapinha possui 511 metros de extensão, um sistema de iluminação artificial e um conjunto de cortinas. É um maciço de calcário formado há 600 milhões de anos, pelos restos do fundo do mar.

O passeio dura em média 50 min e acontece de uma em uma hora nos finais de semana e de 30 em 30 nos dias de semana.   A visita é paga, mas o valor vale muito a pena.

Não é necessário agendar. É preciso chegar antes das 16h, passar no guichê e fazer o credenciamento. Sem sapatos fechados, a visita não pode ser feita.  Chegue um pouco antes da hora para ter tempo de fazer o credenciamento e colocar o equipamento de segurança.

Como chegar

A Gruta da Lapinha fica a 15 km do aeroporto de Confins. Fizemos o passeio com um táxi contratado que nos levou para a Pampulha e depois para a Lagoa Santa onde fica a Gruta da Lapinha.

É possível fazer o mesmo trajeto de ônibus, carro ou excursão.   Terminada a visita, fomos direto para o  aeroporto de volta para São Paulo. A Gruta fica a 35 minutos do aeroporto de Confins.

Endereço: Rua do Rosário  Funciona de terça a domingo.

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

O que fazer no Parque Estadual do Sumidouro

Além da Gruta da Lapinha, no Parque Estadual há o Museu Peter Lund inspirado na trajetória do naturalista dinamarques.

Há também o Museu Arqueológico da Lapinha – com uma arquitetura em forma de castelo europeu. Aqui se guarda a ossada do Homem de Lagoa Santa, datada com mais de 10 mil anos. (A fossil Luzia foi encontrada a poucos quilometros da Lagoa Santa)

O que fazer em Belo Horizonte

Fomos com três crianças e a ideia era fazer passeios com conforto para que os adultos pudessem descansar também. Foram três dias intensos mas muito gostosos. Vimos os principais pontos turísticos da cidade e ficamos com vontade de voltar em breve.

Uma lista do que é possível fazer com conforto na cidade em um final de semana prolongado e com crianças!

Onde comer

Não há onde comer na Gruta da Lapinha. Há um restaurante a 400 metros de distância e a cidade de Lagoa Santa a uns 10 km.

Onde ficar

Da lista de passeios acima, praticamente todos são gratuitos ou baratos. Os voos, se comprado com antecedência também tem ótimos preços. Somando isso tudo, minha sugestão é investir em um bom hotel, bem localizado, com lazer e ar condicionado.

Categoria superior

Hotel Fasano Belo Horizonte

Radisson Blu Belo Horizonte Savassi

Royal Boutique Savassi Hotel

Ouro Minas Palace Hotel

Mercure Belo Horizonte Lourdes

Categoria economica

Normandy Hotel

Quality Hotel Pampulha & Convention Center

Tryp by Wyndham Belo Horizonte Savassi

Mais hotéis em Belo Horizonte – Clique aqui e encontre um hotel para você

Dicas do que levar e como circular

Há algumas dicas super importantes para quem vai visitar Belo Horizonte.  Fique atento as subidas e descidas, 300 metros no mapa pode significar 300 metros de subida.

Há épocas de calor intenso. Leve chapéu, filtro solar e beba bastante água.  Belo Horizonte é uma cidade relativamente segura, mas como toda cidade grande, fique atento a bolsa, celulares e dinheiro.

Utilize transporte credenciado, dê preferência aos taxis oficiais, embora os aplicativos funcionem muito bem.  Organizamos os passeios com taxi, 99 e uber.  Para ir a Gruta da Lapinha e Pampulha, agendamos um taxi das 10h00 da manhã até as 15h00.  Valeu a pena.

 

Mais fotos

Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!