Patagônia com crianças: El Calafate, Ushuaia e El Chaltén

Todos nossos posts tem informações do que fazer em família na Patagônia. Separamos aqui as principais atividades para ir com as crianças:

El Calafate com crianças

A cidade de El Calafate é muito simpática, tem excelentes opções de gastronomia e um artesanato local encantador.

O clima é seco, com temperatura media máxima de 19° C no verão e media mínima de -2° C no inverno. No verão os dias são longos, amanhece cedo e o sol se põe apenas por volta das 23:00 horas. No inverno os dias são curtos com no máximo 8 horas de luz natural.

Em qualquer um destes hotéis do post você estará bem acomodado em El Calafate. O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Perito Moreno - EL Calafate
Perito Moreno – EL Calafate
Foto: Andrea

El Calafate Passeio Cultural – Museu Glaciarium

Se o tempo estiver bom, há muitos outros passeios para fazer na região, que vão desde os tradicionais – como a visita ao Perito Moreno – como os parquinhos da cidade e a Plaza de Los Pioneros, os museus Glaciarium, Museo Regional, Centro de Interpretação Histórica de Calafate e Argentine Toy Museum.

Para os muito pequenos

Se o tempo estiver bom, há muitos outros passeios para fazer na região, que vão desde os tradicionais – como a visita ao Perito Moreno – como os parquinhos da cidade e a Plaza de Los Pioneros, os museus Glaciarium, Museo Regional, Centro de Interpretação Histórica de Calafate e Argentine Toy Museum.

Para os pais.. o Glaciobar Branca e um trekking no Cerro El Calafate em um dia de sol.

Nativo Experience 4×4 Aventura para as crianças

O passeio Nativo Experience da empresa especializada na região ocorre o ano inteiro e é uma ótima opção para quem quer contemplar a natureza, desfrutar a paisagem com a família, crianças ou casal e experimentar uma comida patagonica em uma caverna. Conhecer o lago Argentino e o sítio Arqueológico é uma experiência única. Veja o post também

Essas e outras histórias, além da paisagem de cavernas e pinturas rupestres é um prato cheio para entreter as crianças na Patagônia.

No nosso grupo havia um menino de 6 anos, que curtiu cada momento do passeio.

Meu filho de 10 anos adora essas histórias e curiosidades. Já estudou na escola sobre pinturas rupestres, e isso deixa a aventura ainda mais interessante. Traz para a realidade o que ele viu e estudou nos livros e na sala de aula.

Viajar e conhecer lugares como esses é uma experiência que vale muito para as crianças, pois aproxima a história, e as diferentes culturas à sua realidade.

No inverno: A maior pista de gelo da América Latina

A maior pista de gelo da América Latina fica em El Calafate e é uma pista de gelo natural!!   Este ano, o lago congelou no finalzinho de junho e no dia 29, as condições ficaram boas para que todos pudessem deslizar pelo gelo da Reserva Municipal Bahía Redonda do Lago Argentino.   Clique aqui para agendar transfer em El Calafate e Ushuaia A espessura do gelo chegou a 7 cm.

Para quem não tem Patins

O Club Andino aluga patins e coordena as atividades de patinação.   Na sede do Club Andino há cerca de 500 pares de patins de todos tamanhos. Pode-se alugar patins das 11hs as 17hs por hora ou para três ou mais horas. Para os pequenos, é possível alugar trenós também.  Endereço Av libertador 2757 – El Calafate.

Instagram ClubAndino.LagoArgentino   

No verão: Patagonia Nights – Céu estrelado para as crianças maiores de 7

O céu estrelado da Patagônia é o assunto do nosso episódio 102 do podcast de viagem Mari Pelo Mundo. E na conversa nosso convidado é o Gabriel Bellusci do Patagônia Night. Nesse episódio, que passa a integrar a séria sobre a Patagônia, conversamos com o Gabriel, que é guia na região e um dos idealizadores de um passeio que é novidade na região.

Parque Nacional Los Glaciares – Passarelas e navegação

Porta de entrada do mundo dos glaciares a cidade é um importante polo turístico e ponto de partida para quem quer conhecer o Parque Nacional Los Glaciares que abriga 356 geleiras e foi declarado patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1981, com o objetivo de preservar esta maravilha do período quaternário.

Um ponto importante de ressaltar para quem está com crianças é sobre o passeio ao Perito Moreno, a escalada é recomendado para crianças acima dos 10 anos, pois são duas horas de caminhada.

Por esses motivos eu pretendo fazer essa viagem novamente com meu filho sim, mas vou esperar uns 3 ou 4 anos ainda! O que eu recomendo para quem viaja com os filhos é saber avaliar como é o espirito do seu pequeno para uma aventura como essa, com muita, mas muita natureza mesmo! e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo! 

O principal passeio de El Calafate é o Parque Nacional Los Glaciares e a escalada ao glaciar Perito Moreno, o mais famoso de todos.  Localizado dentro do Parque é uma impressionante massa de gelo de 5.000 metros de frente e 60 metros de altura sobre o nível do Lago Argentino.

Parque Nacional Los Glaciares
Foto: Andrea

O passeio começa pelas passarelas do parque que proporcionam uma linda visão do glaciar.

Mini Trekking – a partir de 10 anos

Optando pela Excursão Mini-Trekking no Perito Moreno o passeio continua com a travessia do lago em meio aos icebergs e uma caminhada pela praia até base do glaciar.

Travessia de barco
Travessia de barco
Foto: Andrea

 

Por medidas de segurança, esta excursão é indicada para pessoas a partir de 10 anos e até 65 anos de idade. Eventualmente pessoas com mais de 65 anos poderão realizar, mediante uma avaliação local. Também não é um passeio indicado para gestantes.

Outro ponto importante a ser observado é que não há estrutura para comprar lanche no passeio ao Perito Moreno por isso as agencias que fazem o passeio recomendam levar um box-lunch, que pode inclusive ser encomendado no hotel em que você estará hospedado no dia anterior ao passeio.

Ushuaia

A Pinguinera, como é chamada por aqui é uma pequena ilha com acesso controlado para preservação da natureza e dos animais. As crianças vão amar esse passeio.

Aqui fiquei pertinho dos pinguins, momentos inesquecíveis que consegui registrar nas fotos, milhões de fotos, que fiz no nosso passeio.

Nós fizemos os dois passeios, e recomendo fazer os dois pois são passeios bastante diferentes. Cada um com seu encanto.

No catamarã, além da “pinguinera” o passeio proporciona paisagens lindíssimas em todo o trajeto.

Já a caminhada é uma experiência única, pela proximidade com os pinguins e pela beleza natural. Uma vivencia difícil até de descrever de tão especial. Claro que foi minha preferida.

Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional da Terra do Fogo, criando em 1960 com o objetivo de preservar fauna e flora do local fica a 11 km da cidade de Ushuaia no final da Estrada Nacional N 3, e tem uma extensão de 63.000 hectares.

A vegetação característica da região é abundante com bosques de lengas, guindos, arbustos, musgo e samambaias. O parque é maravilhoso para caminhadas e para apreciar a bela Baía de Lapataia com suas colônias de castores.

Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo dica no Parque Nacional e foi adaptado ao turismo e utiliza parte do traçado original da ferrovia construída pelos presidiários no final do século XVIII e inicio do século XIX, para trazer lenha dos bosques gelados. A Estação do Fim do Mundo, cabeceira da ferrovia, fica a poucos metros da Estrada Nacional N 3.

Trem do Fim do Mundo

Museu Marítimo

O Museu Marítimo de Ushuaia localiza-se no edifício do antigo Presídio de Ushuaia, onde eram presos os criminosos mais perigosos e que foi fechado em 1947. Declarado Monumento Histórico Nacional em 1997, o prédio abriga hoje o museu com suas coleções de modelos navais e conta a história do descobrimento antártico, de diferentes aspectos da fauna austral, os primeiros habitantes e a vida no presídio.

Quando ir a Ushuaia

Para fazer a caminhada com os pinguins a época do ano é o verão, até mesmo porque o passeio somente é feito entre os meses de novembro e a primeira semana de março. O tour com o catamarã acontece nas outras épocas do ano, porém não passa pela Isla Martillo.

 

Patagonia com crianças por Marina Klink – Histórias de Viagem

Os hotéis em El Calafate e Ushuaia

Lagos Del Calafate

Localizado no centro de El Calafate, este hotel 4 estrelas oferece móveis elegantes e decoração em estilo neoclássico francês. O Lagos Del Calafate (ex Unique) conta com vista panorâmica do Lago Argentino. Possui uma área para crianças

Xelena Hotel & Suites – O Xelena Hotel & Suites está localizado no Lago Argentino, em El Calafate. Você poderá admirar a paisagem enquanto desfruta do Clube de Saúde e Bem-Estar, onde há uma piscina de 70 m² Ver disponibilidade e reserva

Pousada Los Alamos – Um ótimo hotel. A Posada Los Alamos está situada no centro de El Calafate, próximo ao Lago Argentino.  farto buffet de café da manhã, com uma variedade de pratos típicos americanos, argentinos e da Patagônia. Ver disponibilidade e reserva

Acomodação para a família

Clique aqui para acomodações para família em El Calafate

Clique aqui para acomodações para família em Ushuaia

Envie email para [email protected] se quiser outras indicação de hotel, de guia, agência e transfer em Português na Patagônia. Clique aqui para agendar transfer e tours na Patagônia

Onde Comer – Típico da região

Para quem gosta de carne El Calafate oferece muitas opções, e a carne de cordeiro é a mais famosa e tradicional na cidade, assada em fogo de chão por horas. Na avenida principal da cidade o Casemiro Parrilla & Asador é uma boa opção.

Para comer uma boa massa o La Cocina, também na avenida principal da cidade é um restaurante bem avaliado.

Vista da rua principal da cidade de El Calafate
Foto: Andrea

 

Além do cordeiro no almoço, o que é mais típico da região e agrada a todos são as delicias feitas com a frutinha calafate que dá nome ao lugar e nasce em arbusto, de cor azulada e sabor delicioso. Experimente o sorvete, a geleia, bolos e tortas feitas essa fruta. Vale a pena inclusive trazer para casa a geleia de calafate!

Preços e passeios na Patagônia Argentina

Uma boa opção de ir para a Patagônia e aproveitar ao máximo todos os dias e passeios é reservar tudo através de uma agência.

Se precisar de indicação nos avise.  As distâncias são longas e o clima varia.

Por ser  passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.    Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece.

Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp   

Como planejar a viagem para Patagônia

Aéreo, hotel e transfer

O ideal é comprar o voo, hotel e passeio tudo junto em um pacote.  Caso já tenha o voo, vá com transfers, hotel e pelo menos dois passeios agendados com antecedência.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Passeios

Por ser  passeios de grande procura e ter um número limitado de vagas, aconselhamos a compra antecipada para garantir a data desejada.    Estes são alguns dos passeios que a agência parceira oferece.    A empresa Brasileiros em Ushuaia é uma agência especializada nesse destino e oferece várias opções de passeios – a vantagem é poder comprar parcela do no cartão de crédito em reais e ter assistência em Português.

Antes de fazer a compra, se tiver duvidas quanto aos preços ou passeios, nos envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp    Para ver outras opções, confirmar o preço e escolher a data CLIQUE AQUI 

A GetYourGuide também vende passeios de diversos fornecedores.  A compra é em dólar. Verifique se há o tour no idioma de sua preferência.

Saiba mais sobre

Cerro Frias

Continue lendo sobre Cerro Frias aqui

E a escala em Buenos Aires

Cafés, tango, feiras, gastronomia e roteiros. Clique para ler mais

Casa Rosada
Casa Rosada

Quer saber mais e receber novidades ?



 

Leia também

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.