Rio de Janeiro: O que fazer em Penedo

Penedo é um distrito e não uma cidade, mas é também um Parque Ecológico do município de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro .

Nasceu como uma colônia Finlandesa em 1928, tendo sido idealizada por seu fundador para se tornar uma comunidade com estilo de vida natural e alimentação vegetariana. Mas acabou se voltando ao turismo. Possui uma arquitetura com traços da cultura Finlandesa, o Clube Finlândia e o Museu Finlandês procuram manter vivas as tradições e a cultura do povo que deu inicio a este lugar que é muito procurado por paulistas e cariocas nos finais de semana e férias de inverno.

Janela na cidade
Janela na cidade

Como chegar

Penedo está a 250 quilômetros de São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ou a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70) para entrar na Dutra mais ao norte. O acesso fica no quilometro 311 da Dutra, saída para a RJ-163.

Se você está saindo do Rio de Janeiro, são aproximadamente 170 quilômetros pela via Dutra até o acesso a RJ-163.

Saindo da Dutra na RJ-163 a entrada principal pelo Portal de Penedo fica a 3 quilômetros. É só entrar a direita na rotatória e seguir em frente que você já está na avenida principal.

Quando ir

O turismo em Penedo é a base da economia local, por isso você pode escolher qualquer época do ano. No verão vai poder aproveitar piscina e cachoeiras, pois é bem quente. No inverno, rodizio de fondue e um bom vinho para esquentar as noites mais frias!

Os fins de semana são geralmente cheios, assim com as férias de verão ou de inverno. O movimento da cidade é dos turistas, nas segundas-feiras a cidade é tranquila até demais! Tudo fecha cedo!

Onde se hospedar

Não faltam opções de pousadas charmosas em Penedo. Algumas são destinadas a casais, e não aceitam crianças menores de 12 anos, por isso se você está viajando com pequenos, verifique os detalhes antes.

Dicas de onde já nos hospedamos

Pousada Vale do Ermitão

É quase sempre nossa primeira opção em Penedo. Os chalés são grandes e confortáveis, acomodam muito bem uma família de 3 ou 4 pessoas. O atendimento é sempre muito simpático. O café da manhã é bem gostoso e tem espaço e diversão para as crianças. Fica mais afastada do centro comercial, então é preciso ir de carro, mas por outro lado tem muito silêncio e uma vista linda. Não é uma pousada de luxo, mas é a nossa preferida.

Pousada Vale do Ermitao
Pousada Vale do Ermitao
Pousada Vale do Ermitao
Pousada Vale do Ermitao

Onde ficar em Penedo

Reserve aqui um quarto no:

 

O que fazer

As cachoeiras são uma das grandes atrações de Penedo quando o clima é quente. As crianças se divertem e a paisagem é linda.

Três Cachoeiras, no Rio das Pedras, é a mais próxima do centro, cerca de 2 quilômetros, tem fácil acesso e geralmente é mais cheia.

A Cachoeira de Deus fica há 4 quilômetros do centro, e também é bastante procurada por ter um poço para banho.

Cachoeira Tres Bacias

O Poço das Esmeraldas e a Cachoeira Três Bacias ficam um pouco mais adiante e com estrada de terra mais estreita, mas não é difícil chegar. Há passeios a cavalo e de quadriciclo para serem feitos.

O centro comercial com a Casa do Papai Noel é um dos locais mais concorridos de Penedo. Além do comércio de artesanato, móveis rústicos, doces, biscoitos, pães e patês típicos da região, a Casa do Papai Noel é para obrigatória com a criançada. A casa pode ser visitada o ano todo, e na época do Natal ninguém menos do Papai Noel recebe as crianças para ouvir seus pedidos!

Ao lado da Casa do Papai Noel tem um brinquedão e uma pista de autorama para distrair os pequenos.

A caixa de correio do Papai Noel
A caixa de correio do Papai Noel

Típico da Região

Para curtir em clima finlandês visite o Museu Finlandês Dona Eva Hilden, que apesar da simplicidade, busca conservar um pouco da tradição finlandesa dos fundadores do local através da exposição de fotos e peças de vestuário.

A Casa de Pedra é um marco de Penedo, uma das primeiras construções do local, teve inicio em 1932 e levou 14 anos para ser terminada. Foi feita por um finlandês que, como conta a história, carregou com as próprias mãos as pedras do rio para erguer sua casa.

O que comer

Comer é uma das grandes atrações de Penedo. São inúmeros restaurantes, com opções variadas e para todos os gostos.

Prato típico da região: truta. Então se prepare, pois todos os restaurantes tem truta como uma das opções do cardápio!

O mais tradicional (e eu recomendo muito) é o Rei da Truta. São mais de 15 opções diferentes. A comida é boa e bem servida.

Outro restaurante tradicional de truta é o Truta Viva, onde você pesca o que vai comer. O lugar é muito agradável, a comida muito gostosa, e a truta não poderia ser mais fresca! Importante: use repelente, como o lugar está no meio da mata, próximo de rio, não há como escapar dos pernilongos.

8 - Pesqueiro do Truta Viva (Copy)

Para quem gosta de carne a Casa da Picanha próxima do centro é uma ótima opção. E as crianças adoram, pois tem um playground bem gostoso.

http://www.casadapicanhapenedo.com.br/site/

Casa da Picanha
Casa da Picanha

O Restaurante e Galeria de Arte Vernissage tem um ambiente muito acolhedor, típico para um jantar romântico, com boa comida em meio a natureza.

O Koskenkorva é o restaurante da tradição finlandesa servindo pratos típicos, num local bastante agradável cercado de natureza.

O Giardino di Napoli é mais afastado do centro, localizado na parte alta de Penedo. Parece uma casa com um enorme jardim com o rio correndo atrás. Um lugar belíssimo. As massas são caseiras e muito gostosas.

http://www.giardino.visitepenedo.com/

 Giardino di Napoli Restaurante
Giardino di Napoli Restaurante

A Casa do Chocolate é outro ponto tradicional de Penedo. Se você vai a Penedo e não experimenta o chocolate… vai precisar voltar, pois ficou faltando algo, portanto não deixe de parar por aqui!

E para sobremesa? Sorvetes! Recomendo os dois lugares principais: o Sorvete Finlandês na esquina da Rua das Velas, e o Tonttulakki Jäätelö na casa do Papai Noel – elas ficam uma em frente a outra, basta atravessar a rua e você poderá provar de todos os sabores!

 Sorveteria
Sorveteria

Outros passeios

Um pouco mais distantes, mas que também valem a pena.

O Parque Nacional de Itatiaia, que fica há apenas 16 quilômetros de Penedo na entrada do Posto 1. É um ótimo passeio para quem curte caminhadas e natureza.

O Parque está situado na Serra da Mantiqueira nos municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. Tem relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas e seu ponto mais alto é o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 m de altitude.

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

Seguindo pela RJ-163 Visconde de Mauá, Maringá e Maromba são outros distritos de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas – MG.  Aproximadamente 30 a 40 minutos de uma estrada bem sinuosa, mas com ótimo asfalto e essas vilas estão se acham incrustadas no meio da Serra da Mantiqueira.

Confira em breve o post sobre elas!

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.
Últimos Posts de