Rio Grande do Sul – Região das Hortênsias

Seguindo nas minhas lembranças de viagem pelo sul do Brasil, o roteiro do post é pela região turística conhecida como Região das Hortênsias na Serra Gaúcha.

A hortênsia é um arbusto com folhas grandes e flores que mais parecem um buquê em cores variadas. Uma flor típica de climas mais amenos, e é uma constante na paisagem da serra do Rio Grande do Sul.

Minha cor predileta de hortênsia é a azul. Talvez porque durante as férias de inverno quando íamos visitar meu avô e minhas tias a paisagem das estradas para chegar na serra era enfeitada pelo azul dos enormes buquês de hortênsias. Mas é uma flor lindíssima em qualquer tom!

Hortênsias - estrada na Serra Gaúcha

Roteiro pela Região das Hortênsias

Fazem parte da região das Hortênsias no Rio Grande do Sul as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula. E esse é um dos roteiros da serra gaúcha mais visitados, especialmente por Gramado e Canela serem tão famosos para o turismo.

Mas as outras cidades também são encantadoras e repletas de atrações e belezas naturais. Nova Petrópolis por exemplo é conhecida como o Jardim da Serra, e São Francisco de Paula ocupa um lugar especial na minha história, já que minha mãe deu aula naquela região logo depois de se formar e antes de se casar com meu pai.

Por isso leia o post até o final, e confira meu roteiro para conhecer um pouco mais de cada uma dessas lindas cidades gaúchas.

Leia também aqui no blog outras dicas de Gramado e Canela

Picada Café

Vamos seguir um roteiro pela ordem das cidades saindo de Porto Alegre. A primeira cidade na Região das Hortênsias é Picada Café. São aproximadamente 85 quilômetros de distância e pouco mais de uma hora e meia de viagem.

Conhecida como a Cidade dos Lírios, Picada Café se destaca pela paisagem com vales, montanhas e rios, o que faz do destino um lugar perfeito para quem busca contato com a natureza, caminhadas, trilhas e banhos de cachoeira, especialmente na primavera e no verão.

Como município Picada Café é uma cidade bem nova, emancipada em 1992, e tem uma população estimada em menos de 6 mil habitantes. Realmente uma pequena, bucólica e florida cidade do interior. A influência da colonização alemã pode ser vista por toda a cidade, já que o município já fez parte de São Leopoldo, que é o berço da colonização alemã no estado do Rio Grande do Sul.

Entrada de Picada Café - Região das Hortênsias
Foto divulgação: Rota Romântica

O que ver em Picada Café

Alguns pontos turísticos de destaque em Picada Café incluem Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn com um belíssimo lago, flores por todos os lados e prédios históricos. É um lugar perfeito para fazer um piquenique com as crianças.

O Moinho é cartão postal de Picada Café. O antigo moinho com uma roda de ferro é de 1928, e tinha a função de girar as pedras para fazer a moagem de grãos. Ele fica dentro do Parque Histórico e fora do período de pandemia é aberto a visitação.

No Mirante Edgar Michaelsen o passeio é para apreciar as belíssimas paisagens da serra e do vale.

E entre os roteiros para fazer cidade, a gastronomia é um dos destaques. A cerveja Stein Haus é única cerveja Orgânica e Sustentável do Brasil e a cervejaria oferece visita guiada, com degustação de chopes e tábua de frios. Na cantina Holland a comida e a tradição são italianas, o suco de uva e o vinho são de produção local.

Um pão doce típico do Rio Grande do Sul, difícil de encontrar em qualquer outro lugar, a cuca tem sabores variados, e em Picada Café a dica é provar essa delícia na Cucas do Parque no Parque Jorge Kuhn.

A cooperativa Coopernatural funciona num antigo armazém, construído na década de 1880, em estilo enxaimel. Produtos orgânicos e coloniais são vendidos por diferentes famílias associadas e no espaço, que é bastante bucólico, é possível conhecer um pouco mais da história local.

Onde ficar em Picada Café

Picada Café tem uma pousada que vale a viagem. No Morro do Vento as cabanas são decoradas de forma rústica, com fogão a lenha e lareira, com charme do campo, mas também com todo o conforto moderno. No café da manhã os produtos coloniais se destacam, e alguns são produzidos na própria pousada.

Foto Booking

Outra opção de hospedagem em Picada Café é a Pousada Camponesa com um jeito simples e aconchegante de casa do interior.

Pousada - Foto Booking

Nova Petrópolis – O Jardim da Serra

Depois de Picada Café está a cidade de Nova Petrópolis na Serra Gaúcha. Apenas 11 quilômetros separam as duas cidades. Se você escolheu ficar hospedado em Picada Café, pode fazer bate e volta. Ou pode se hospedar em Nova Petrópolis, perfeito para fazer bate e volta em Picada Café e também Gramado e Canela.

Aliás, bate e volta em Nova Petrópolis é a forma mais comum de conhecer a cidade quando você viajar num pacote para Gramado e Canela. Porém Nova Petrópolis tem tantas atrações e tanto charme que merece mais do quem um dia. É uma cidade que eu considero um destino para dedicar alguns dias das suas férias. E além disso pode ser uma forma mais econômica de conhecer a região, pois aqui você encontra ótimas opções de hospedagem com preços mais acessíveis do que Gramado, por exemplo. Mais abaixo no post deixo minhas dicas de hospedagem em Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis - Região das Hortênsias
Foto divulgação: turismo do estado

O que fazer em Nova Petrópolis

E por que conhecer e ficar em Nova Petrópolis na Região das Hortênsias? A cidade é chamada de o “Jardim da Serra Gaúcha”, e você vai se surpreender com todo o verde e o colorido das flores dessa linda cidade que parece uma parte da Alemanha no Rio Grande do Sul.

A influência da cultura germânica está presente na arquitetura, no sotaque dos moradores, nas festas e festivais com danças, músicas e comidas típicas.

Um dos lugares turísticos mais visitados da cidade são os jardins floridos na Praça das Flores. No jardim está também o Labirinto Verde, um labirinto de arbustos perfeito para brincar com as crianças (e com os adultos também).

Labirinto Nova Petrópolis

O Parque Aldeia do Imigrante mostra o orgulho da influência alemã na cidade a na região. Tem lago com pedalinho, construções e comidinhas típicas. Um lugar para passar o dia inteiro e relaxar.

Diversão nas alturas da Serra Gaúcha

E não são somente flores e jardins que atraem na Região das Hortênsias. Para quem curte passeios mais radicais o Ninho das Águias, além de proporcionar uma linda vista panorâmica da região do Vale do Caí, também tem rampas de salto de voo livre.

Cartão postal da cidade e centro de informações turísticas, a Torre Medieval tem mais de 25 metros de altura e 80 degraus para subir e apreciar a paisagem da cidade. A torre é também sede da Rota Romântica, da qual Nova Petrópolis faz parte.

Nova Petrópolis ainda tem diversos outros pontos para serem visitados: o Moinho Rasche, as Esculturas do Parque Pedras do Silêncio, a Casa de Pedra, o Morro Mallakof, o portal da cidade. E mais o Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e o Mirante do Menino Jesus de Praga que dicam no Morro da Fome – Hungerberg, um dos pontos mais altos da região, a 820 metros acima do nível do mar.

Também não deixe de conhecer o enorme pinheiro multissecular próximo a praça Pe. Theodor Amstad, com idade estimada em mais de 1000 anos, 45 metros de altura e diâmetro que precisa de 7 adultos para poder abraçar a árvore pode completo. Essa é uma visita imperdível com as crianças.

Onde se hospedar em Nova Petrópolis

Para se hospedar em Nova Petrópolis o hotel Jardins da Colina já vale a viagem. Situada a apenas 5 minutos do centro de Nova Petrópolis, o hotel tem lindos jardins e uma bela vista para da serra.

Pousada em Nova Petropolis - Foto Booking

Outra opção de hospedagem em Nova Petrópolis é a Pousada Pinhal Alto. Situada na área rural de Nova Petrópolis, os chalés têm clima de romance com lareira, banheira de ofurô e cama king size.

Próximo à Praça das Flores no centro, e mesmo assim cercado de natureza está o Hotel Alles Berg. A fachada do hotel lembra as construções típicas de influência alemã.

Hotel Alles Berg - Foto Booking

Gramado – Muitos motivos para conhecer

Gramado na Serra Gaúcha e Região das Hortênsias é uma cidade que quase dispensa apresentações. Um dos destinos mais procurados no Brasil, e certamente o mais visitado no Estado do Rio Grande do Sul. A cidade sempre foi muito procurada pelos visitantes por causa do clima frio no inverno. Mas Gramado cresceu apostando no turismo o ano todo e criou vários atrativos para toda a família.

Gramado - Portal
Foto divulgação: Site Gramado Inesquecível

O Natal Luz por exemplo, que completou 35 anos de evento foi pensado justamente para atrair as pessoas fora da época do inverno e incrementar o turismo na cidade. A proposta deu tão certo que o evento é um dos mais concorridos do ano. E também inspirou outras datas festivas como a Páscoa que decora a cidade com ovos por todos os lados.

Leia o post com 10+ razões para conhecer Gramado e Canela e também o post sobre o que fazer em Gramado e Canela com crianças. Você vai se surpreender.

Confira também nosso grupo de viagem para conhecer esse maravilhoso pedaço da serra gaúcha em um roteiro exclusivo.

Canela – Perto da natureza em Canela

Não há como visitar Gramado sem visitar Canela. São destinos conjuntos. Somente 9 quilômetros separam as duas cidades. Mas ao mesmo tempo cada uma tem seu estilo predominante de turismo. Canela é conhecida pelas belezas naturais.

A natureza está presente em todo o roteiro e nas cidades que fazem parte da Região das Hortênsias na Serra Gaúcha. Mas Canela tem uma vocação especial para o ecoturismo e a contemplação de belas paisagens.

Região das Hortênsias - Canela
Foto divulgação: Turismo de Canela

O Parque Estadual da Ferradura é o cartão postal da cidade, com uma grande área de preservação da fauna e da flora, trilhas e mirantes. Do mirante frontal ou pela escadaria de uma das trilhas podemos conferir a principal atração do parque é a cascata do Caracol com 131 metros de altura.

Em Canela uma dica de hospedagem que vai surpreender é a Pousada Don Ramon & Spa Holgar D’Alma. Construída para ser uma réplica de um palácio da região da normandia, a pousada tem um clima bucólico cercada de jardins floridos.

Pousada em Canela - Foto Booking

São Francisco de Paula – no alto da Serra Gaúcha

A cidade de São Francisco de Paula é a minha preferida. Talvez por motivos afetivos, mas isso não tira o fato de que a cidade tem paisagens maravilhosas e passeios incríveis que vai fazer você se encantar também com esse pedacinho da região das hortênsias na Serra Gaúcha.

Uma típica cidade do interior, com pouco mais de 21 mil habitantes, onde a hospitalidade é também cartão postal da cidade. Na avenida principal o Monumento a Cuia traduz um pouco essa característica. Isso porque o chimarrão, tradição no Rio Grande do Sul é também sinônimo de hospitalidade.

Crédito da foto: GuiSevero Fotografia

O que fazer em São Francisco de Paula

No inverno a cidade é ainda mais fria do que Gramado e Canela, e o melhor lugar para relaxar é ao lado de uma fogueira, lareira ou fogão a lenha, e uma cuia de chimarrão certamente vai ajudar você a se manter aquecido.

É uma tradição que as vezes parece estranha para quem vem de fora. Porque afinal não importa muito a temperatura, todo os dias é dia de chimarrão na casa de um gaúcho.

Outro lugar lindo para fotos instragramáveis em São Francisco de Paula é o Lago São Bernardo, cartão postal da cidade.

Na época do outono ganha o vermelho, laranja e amarelo das folhas das árvores de plátanos deixam o lago com um visual incrível.

Onde se hospedar em São Francisco de Paula

Para se hospedar em São Francisco de Paula com muito charme minha dica é a Pousada do Engenho que fica em meio a mata nativa e muita tranquilidade.

As cabanas são temáticas com lareira, banheira de hidromassagem e uma varanda com rede.

Outro passeio imperdível para quem está em São Francisco de Paula é o Parque Nacional dos Aparados da Serra, onde estão os mais belos cânions do Brasil.

A Pousada do Engenho é um luxo no meio da mata nativa. Os chalés são temáticos e aconchegantes. E a rede na varanda convida para uma tarde de descanso.

Pousada do Engenho - SFP - Foto Booking

O Tedesco EcoPark está localizado perto da Barragem da Divisa, com uma proposta de Glamping para estar ainda mais próximo da natureza.

Tedesco - SFP - Foto Booking

Quando ir para a Região das Hortênsias

Em qualquer época do ano. Basta estar preparado! As estações do ano na serra gaúcha são bem definidas, por isso você vai encontrar calor e dias mais longos no verão. A primavera tem um colorido especial com as flores. No outono as cores mudam e o destaque da beleza da região fica por conta das árvores de plátanos que passam do verde para o amarelo e vermelho antes de cair.

O inverno é frio, bem frio. Dá até mesmo para esperar a chance de ver neve em Gramado ou Canela, e mais provavelmente em São Francisco de Paula, a mais fria das 5 cidades do roteiro da Região das Hortênsias.

Região das Hortênsias - Gramado Lago Negro

Como chegar na Região das Hortênsias

Alugar um carro em Porto Alegre é a melhor forma de conhecer as cidades da região das hortênsias por conta própria e fazendo seu próprio roteiro. Você tem a liberdade de escolher de acordo com o que mais gosta de fazer as cidades que quer ficar e conhecer.

São diversas opções. Escolha a sua e programe a viagem! Para quem busca mais dicas e assessoria para montar um roteiro personalizado, entre com contato pelo link. Ficaremos felizes em ajudar a montar a sua viagem.


Leia também

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp 

 


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não viaje sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected].

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.