Primeira viagem para Salta: o que fazer, onde ficar e como chegar

postado em: Américas, Destinos 0

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente

Salta é uma das mais importantes cidades do noroeste da Argentina.  Nossa passagem por Salta foi rápida, mas deixou muita vontade de voltar!  Há ótimos hotéis, restaurantes, natureza, história e gastronomia.  Salta é conhecida como Salta, la linda. E é linda mesmo.

Fica localizada a leste da Cordilheira dos Andes, no Vale de Lerma, a cerca de 1.187 m de altitude. São mais de 45 vinhedos nos arredores, correspondendo a 3% da produção vinícola do país o vinho produzido em Salta é um dos melhores.

Os destaques são: o passeio pelos Andes no Tren de las Nubes, o salar das Salinas Grandes, Cafayate com suas vinícolas, Cachi e o povoado de Purmamarca.

Salta é também centro de uma importante região agrícola de grãos: milho, tabaco, cereais, cana de açúcar entre outros.

Famosa por sua arquitetura colonial, em anos recentes Salta veio a tornar-se um importante centro de turismo e por isso recebeu o apelido de Salta, la Linda. Um destino único para se encantar e querer voltar.

Como chegar em Salta e quando?

Há voos diretos de São Paulo para Salta – apenas três horas de viagem!  Há voos com escala em Buenos Aires também.

Qualquer época é uma boa época para visitar Salta. Porém, de dezembro a março, a temperatura média é de 20ºC chegando a 40 graus.  Fevereiro é um mês bastante quente!   Junho, julho e agosto são os meses mais frios do ano com média de 13º; o resto dos meses a temperatura média é de 18º-25 C. A precipitação anual é de 630 mm e é no verão.

O Aeroporto Internacional Gral Martín Miguel de Güemes está localizado a 9 km do centro da cidade.

População: 1.200.000 habitantes aproximadamente – Horário de Funcionamento: 8h30 às 13h00 e 16h30 às 21h00  (Fazem a siesta)

Quanto antes você planejar, mais em conta sai a viagem.  Temos visto que com pelo menos 5 meses de antecedência, os valores (para os mesmos aéreos e hotéis) chegam a ser 40% mais baratos.

Entre em contato que ajudamos você a montar a viagem com aéreo emitido por agência de viagem, hotéis a sua escolha, passeios com empresa local ou do Brasil com pagamento parcelado e os serviços de transfer além do roteiro dia a dia.  Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

O que fazer em Salta

A área da Antiga Estação Ferroviária é uma das mais ricas da história de Salta, pois foi, através da ferrovia, um centro nevrálgico do movimento econômico e cultural da província. O seu esplendor foi nas décadas de 1950 e 1960.

Fizemos vários passeios pelo centro, mas nossa dica é começar pelo Cerro San Bernardo de teleférico e ver a cidade de cima.

Centro de Salta

Faça um free tour pelo centro de Salta (clique aqui)

  • Plaza 9 de Julio
  • El Cabildo (Museu Histórico do Norte) o edifício colonial e o mais antigo da cidade
  • Igreja Catedral onde se encontram as Imagens de Nossa Senhora do Milagre e do Sr. do Milagre
  • Igreja de São Francisco, cuja construção original data de 1625
  • Convento de São Bernardo, que desde 1846 é o mosteiro de clausura dos Carmelitas Descalços
  • Cerro San Bernardo – Monumento consagrado ao General Martín Miguel de Güemes.
  • Quebrada de San Lorenzo (12km)

Passeio opcional para a parte da manhã

Você pode ficar algumas horas no centro de Salta, ou alguns dias.  Sentar na praça, tomar um sorvete ou um aperitivo, ou jantar tranquilamente – é agradável sempre!

Fora de Salta – Passeio a Puermamarca

Saindo da Província de Salta e entranno na Província de Jujuy pela rota 9, os tours passam pelas cidades de Volcán (2.070 metros acima do nível do mar) e Tumbaya, que ficam às margens do Rio Grande. A primeira parada do passeio é a bela cidade de PURMAMARCA, um dos pontos mais bonitos da Quebrada de Humahuaca

A cidade, entre montanhas multicoloridas, além de sua beleza, oferece uma localização ideal. Seu traçado urbano foi construído em torno da igreja matriz, Santa Rosa de Lima. Foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. Os viajantes a elegeram como a cidade mais bonita da Argentina.

Seu nome deriva do campo não semeado Aymara “Purma” ou campo no deserto e “marca” cidade, daí o significado de “Vila da Terra Virgem” ou “cidade no deserto”.

Cerro de Siete Colores: É o cartão postal de Purmamarca. Provavelmente a colina mais fotografada da Argentina. É formado por sedimentos marinhos, lacustres e fluviais que foram depositados na área há milhões de anos. Recomenda-se visitar de manhã e até ao meio-dia.

Paseo de los Colorados: Com aproximadamente 3 km de extensão, este circuito percorre parte do leito do rio Tumbaya (afluente do Purmamarca), atrás do Cerro de Siete Colores.

Algarrobo Histórico: Na rua Belgrano, à esquerda da igreja, encontra-se um dos símbolos históricos mais importantes e antigos da província, El Algarrobo Histórico. É um exemplar de alfarrobeira preta cujo diâmetro da copa é de aproximadamente 30 m, com uma altura máxima de 13 m. Sua idade é calculada, segundo estudos do INTA, em 620 anos.

El Cabildo: Assim chamado por sua galeria de arcos (um elemento raro na arquitetura da região), está localizado em frente à praça central e foi construído em meados do século XIX, talvez por ocasião das celebrações do Revolução de Maio.

Cachi

Vale a pena visitar Cachi, mas o bonito é a estrada. O trajeto passa por Valles Calchaquíes, Valle de Lerma e a Quebrada de los Laureles, Cuesta del Obispo, cujas curvas sinuosas nos levarão à Piedra de Molino, situada a 3.348 metros acima do nível do mar. O passeio segue por Recta del Tin Tin até chegar em Cachi.

Lá se visita ruas pitorescas e ao centro antigo com passado colonial, o  Museu Arqueológico Pío Pablo Díaz, abriga objetos escavados na área com mais de 10.000 anos e a Igreja de São José 

Tren de las Nubes

O trem das nuvens é um passeio mais famoso de Salta e é para um dia todo, com saída terças, quintas e sábados e duração de 15 horas. Ele circula a mais de 4.200 metros. Um dos mais altos do mundo!

Uma viagem única e especial que combina os serviços em dois trechos: Rota Nacional 51, com paragens para fotos em pontos panorâmicos de locais “congelados no tempo” para depois embarcar na experiência mágica de o TREM PARA AS NUVENS (trecho curto de trem), que se manifesta em todo o seu esplendor ao chegar ao imponente viaduto no sopé da Cordilheira dos Andes.

Construção ferroviária, de 1920, iniciada pelo Engenheiro Richard Fontain Maury.

É uma viagem longa.  Na verdade todas são longas, mas considera-se a estrada o principal atrativo da viagem.

Salinas Grandes

Em pleno altiplano andino, entre as províncias de Salta e Jujuy, as Salinas Grandes se encontram a quase 4.000 metros. O terceiro maior deserto de sal da América Latina – “deserto branco” a 4.000 metros sobre o nível do mar

Reserve passeios

e Cafayate – a terra dos vinhos

Para chegar a Cafayate siga em direção sul ao longo da Rota Provincial 68, o tour passa por fazendas e plantações de tabaco do Vale de Lerma.  Passa pela cidade de Alemanía com suas montanhas vermelhas e as formações rochosas de atrações como o Garganta do Diabo e Casa dos Papagaios.

Em Cafayate, visite uma ou duas vinícolas para conhecer o processo de vinificação local e os vinhos torrontés.

Onde ficar em Salta

Por ordem de categoria, nossa sugestão é ficar no Sheraton Salta, Alejandro 1, ou Legado Mitico / Villa Vicuña. Mas há ótimas opções na cidade a preços moderados.

Recomendações

  • Devido à amplitude térmica da região, é sempre aconselhável o uso de casaco.
  • Use roupas e sapatos confortáveis.
  • Protetor solar, boné ou chapéu, óculos de sol.
  • Em dias de chuva, não se aproxime de rios e córregos.
  • Cuidar e respeitar o patrimônio cultural e natural da província.
  • Leve os resíduos gerados para o contentor mais próximo.
  • Evite danificar ou perturbar a fauna provincial
  • Por favor, não corte, arranque ou danifique a vegetação nativa, não extraia vegetais de qualquer tipo.
  • Por favor, não recolha peças arqueológicas, geológicas ou paleontológicas.
  • Antes de tirar fotos de pinturas ou relíquias em museus ou igrejas, deve-se consultar os responsáveis.
  • Evite alimentar os animais.
  • Evite gerar ruídos irritantes.
  • Compre artesanato autêntico, feito por artesãos locais.

 

 Escala em Buenos Aires

Como não há voo direto, a escala em Buenos Aires é obrigatória. Eu aconselho parar um dia na cidade pelo menos. Buenos Aires está muito bonita. A região de Puerto Madero está repleta de novos restaurantes e há muitas opções de hotéis para um pernoite.

Fizemos um tour, trasfer e passeios com um taxista Brasileiro que mora a muitos anos em Buenos Aires, indicação de um amigo. Foi perfeito! Se precisar de contato da pessoa que nos atendeu, nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp (maripelomundo@gmail.com). Temos também contato de um uber local de confiança.

O preço do táxi é razoável, é possível fazer tudo de táxi.

Clique aqui para ler mais

Puerto Madero

Regras para entrar na Argentina

Dispensa de PCR das pessoas vacinadas para entrar na Argentina desde 29/01

Até esta data (09/09) a documentação necessária é:

Se precisar de dicas de hospedagem, passeios, transfer ou de um Roteiro Personalizado ou uma assessoria online para sua viagem, teremos o máximo prazer em ajudar, contate por WhatsApp

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.