Sozinhos ou em grupos, os turistas “peregrinos” rodam o mundo em viagens de fé. Segundo a OMT, são mais de 300 milhões de viajantes com este objetivo.
Embora o Brasil não atraia multidões como a India (Kumbh Mela), Portugal (Fátima) ou Arábia Saudita ( Meca ), possui um intenso turismo religioso ao longo do ano e em todos os Estados Brasileiros.
No blog Mari pelo Mundo, sempre que as colunistas viajam para destinos de fé, relatam suas experiências e dão dicas de hospedagem, transporte e melhores datas para viajar. (Leia sobre o Santuário de Fátima)
O turismo religioso no Brasil
A maior parte dos católicos do mundo reside nas Américas (48,6%) sendo que 27,5% deles estão no Brasil. O Brasil, por ser o maior pais católico do mundo, é também um importante destino religioso.
Os principais destinos brasileiros escolhidos pelos turistas
As festas religiosas de Norte a Sul
Além de santuários, os turistas buscam as festas religiosas do calendário católico que ocorrem em todos os Estados Brasileiros. Em Belém do Pará, na região Norte, a festa de Ciro de atrai mais de dois milhões de fiéis pelas ruas. (outubro)
O segundo maior destino procurado pelos turistas é Juazeiro do Norte durante a festa de Padre Cícero (julho).
Em Pernambuco acontece o espetáculo da Paixão de Cristo durante a semana da Páscoa. Mais de dois milhões de pessoas param para assistir a encenação.
A Festa de Çairé no Pará é uma das mais lindas festas do Norte do Brasil (leia aqui)
Além das festas, há os santuários.
Em São Paulo, não há quem não tenha ouvido falar em Aparecida do Norte. O segundo maior templo católico do mundo dedicado a Padroeira Nossa Senhora Aparecida. No dia da santa padroeira do Brasil (12 de outubro) mais de 300 mil pessoas visitam o local.
No Sul, em Santa Catarina, milhares de pessoas visitam anualmente o Santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira. Nova Trento ficou conhecida mundialmente depois da visita do Papa João Paulo II.
Em Goiás há o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O local tornou-se a capital da Fé dos Goianos.
Além dos santuários, há as crenças
Há católicos, muçulmanos, budistas, judeus e muitas outras religiões e crenças no Brasil. Há templos religiosos em todos os Estados. Em São Paulo, o templo Zu Lai é um dos mais procurados, além do Kadampa, Odsal Ling, Quan Inn e Enkoji. (tem post no blog Templo Zu Lai)
A Bahia, passou a fazer parte do turismo religioso católico com as festas e romarias além de atrair turistas em busca das religiões afro-brasileiras como umbanda.
Clique aqui para alugar um carro para sua próxima viagem!
Turismo sustentável
O Ministério do Turismo (MTur) calcula que o turismo religioso movimente em torno de 15 bilhões de reais anuais e que cerca de 340 municípios brasileiros promovem eventos religiosos.
Com isso, os visitantes procuram hospedagem, alimentação, transporte e, aproveitam a viagem para fazer passeios e conhecer a cultura local, o artesanato e o comércio.
O turismo religioso representa aproximadamente 3% do turismo nacional e em muitas cidades, é a principal fonte de renda do comércio.
Caso prefira organizar sua viagem com uma agência de turismo de confiança nos avise [email protected]
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]