Festas e Santuários religiosos: Principais destinos do turismo religioso Brasileiro

Sozinhos ou em grupos, os turistas “peregrinos” rodam o mundo em viagens de fé. Segundo a OMT, são mais de 300 milhões de viajantes com este objetivo.

Embora o Brasil não atraia multidões como a India (Kumbh Mela), Portugal (Fátima) ou Arábia Saudita ( Meca ), possui um intenso turismo religioso ao longo do ano e em todos os Estados Brasileiros.

No blog Mari pelo Mundo, sempre que as colunistas viajam para destinos de fé, relatam suas experiências e dão dicas de hospedagem, transporte e melhores datas para viajar. (Leia sobre o Santuário de Fátima)

Santuário de Fátima

O turismo religioso no Brasil

A maior parte dos católicos do mundo reside nas Américas (48,6%) sendo que 27,5% deles estão no Brasil.  O Brasil, por ser o maior pais católico do mundo, é também um importante destino religioso.

Os principais destinos brasileiros escolhidos pelos turistas

  • As festas religiosas de Norte a Sul

Além de santuários, os turistas buscam as festas religiosas do calendário católico  que ocorrem em todos os Estados Brasileiros.   Em Belém do Pará, na região Norte, a festa de Ciro de atrai mais de dois milhões de fiéis pelas ruas.  (outubro)

O segundo maior destino procurado pelos turistas é Juazeiro do Norte durante a festa de Padre Cícero (julho).

Em Pernambuco acontece o espetáculo da Paixão de Cristo durante a semana da Páscoa.  Mais de dois milhões de pessoas param para assistir a encenação.

A Festa de Çairé no Pará é uma das mais lindas festas do Norte do Brasil (leia aqui)

  • Além das festas, há os santuários.

Em São Paulo, não há quem não tenha ouvido falar em Aparecida do Norte. O segundo maior templo católico do mundo dedicado a Padroeira Nossa Senhora Aparecida.  No dia da santa padroeira do Brasil (12 de outubro) mais de 300 mil pessoas visitam o local.

No Sul, em Santa Catarina, milhares de pessoas visitam anualmente o Santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira.  Nova Trento ficou conhecida mundialmente depois da visita do Papa João Paulo II.

Em Goiás há o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.  O local tornou-se a capital da Fé dos Goianos.

  • Além dos santuários, há as crenças

Há católicos, muçulmanos, budistas, judeus e muitas outras religiões e crenças no Brasil.  Há templos religiosos em todos os Estados.  Em São Paulo, o templo Zu Lai é um dos mais procurados, além do Kadampa, Odsal Ling, Quan Inn e Enkoji.   (tem post no blog Templo Zu Lai)

A Bahia, passou a fazer parte do turismo religioso católico com as festas e romarias além de atrair turistas em busca das religiões afro-brasileiras como umbanda.

Clique aqui para alugar um carro para sua próxima viagem!

Turismo sustentável

O Ministério do Turismo (MTur) calcula que o turismo religioso movimente em torno de 15 bilhões de reais anuais e que cerca de 340 municípios brasileiros promovem eventos religiosos.

Com isso, os visitantes procuram hospedagem, alimentação, transporte e, aproveitam a viagem para fazer passeios e conhecer a cultura local, o artesanato e o comércio.

O turismo religioso representa aproximadamente 3% do turismo nacional e em muitas cidades, é a principal fonte de renda do comércio.

Caso prefira organizar sua viagem com uma agência de turismo de confiança nos avise [email protected]    

Quer saber mais e receber novidades e promoções?




 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Escolha um AirBnB
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!