Férias fitness: Alongamento antes ou depois das atividades?

Estou fazendo as aulas da Débora Flores em Brasília todas as sextas-feiras para recuperar a forma física. Fizemos uma parceria com a Débora que também tem um blog muito bom.  http://www.studiodeboraflores.com/

E hoje a Débora fala para nós um pouco sobre alongamentos.  Assunto muito importante para quem vai praticar um esporte nas férias, férias fitness, ou começou a fazer atividades físicas regularmente.

Alongamento antes ou depois das atividades?

O alongamento deve ser feito antes e após o exercício? Somente antes? Ou somente após? Vou tentar esclarecer essa questão, que sempre me perguntam.

O alongamento é um trabalho de soltura e relaxamento do músculo; algo leve, suave e nada muito prolongado. Já a flexibilidade, é mais intensa, demorada, com sensação de desconforto alta e até dor, tendo o propósito de desenvolver o aumento da amplitude articular.

A melhor forma de aquecer e preparar a musculatura antes de uma sessão de treino é aumentando a temperatura corporal, podendo ser por meio de uma atividade aeróbia (5 a 10 min), de um “ensaio” dos movimentos que serão realizados, mas com cargas mais baixas e amplitudes completas ou por meio de alongamentos leves dinâmicos, não estáticos. As dores entre as 24 e 48 horas após o treino (“lesões passageiras”) serão inevitáveis, caso o treino tenha sido bastante intenso e/ou com algum estímulo considerado novo para o organismo.

Não será um alongamento que evitará que isso aconteça, muito pelo contrário. Os exercícios de flexibilidade (mais intensos) devem ser evitados nos dias mais pesados de treinamento. Isso porque uma musculatura fragilizada pela intensidade do treino pode não suportar o desgaste proveniente da flexibilidade e aí sim, sofrer uma lesão mais séria (“lesão duradoura”).

deboraConcluindo…

Para resumir e frisar bem, minha indicação é: aquecimento antes das atividades e alongamento depois, só para relaxar. Mas se você está acostumado a alongar antes e se sente bem, não esquente! E caso você esteja precisando de um treinamento de flexibilidade intenso, por recomendações terapêuticas, peça ajuda ao seu professor para organizar o seu esquema semanal, de forma que consiga realizar todas as atividades seguramente.

Ter um corpo alongado significa também estar livre de encurtamentos musculares, que podem gerar problemas de postura e articulares graves.

Para ler este e outros posts da Débora, acesse o blog

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Ana Paula Favero:
Sócia-Colaboradora do Mari pelo Mundo – Viaja pelo Brasil e pelo mundo e com sua filha e companheira de aventuras. Sempre em busca das melhores praias, paisagens e novidades.