O bom do Pará, de Santarém e de Alter do Chão! A Festa do Çairé

postado em: Américas, Destinos 0

Direto do Pará e da Festa de Çairé para o blog Mari pelo Mundo

Você quer conhecer o Pará e a Festa do Çairé?

Então me acompanhe nessa viagem!  A convite do Governo do Pará, vamos conhecer este destino incrível!! Queremos saber o bom do Pará, de Santarém e de Alter do Chão e a Festa do Çairé! Veja outras fotos e dicas seguindo o instagram @maripelomundo.blog    

A Festa do Çairé

O objetivo da viagem foi conhecer a festa do Çairé.

O Çairé é uma grande manifestação folclórico-religiosa onde acontece o encontro da cultura indígena amazônica com a religião católica introduzida com a chegada dos jesuítas. É uma festa de louvor ao Divino Espírito Santo que incorpora elementos da natureza e folclore indígena. Uma combinação de festas e crenças que acontece todos os anos na Vila de Alter do Chão.

A festa talvez tenha mais de 300 anos e é uma das festividades mais antigas da Amazônia. Embora mantenha a essência e preserve os princípios religiosos, ganhou novos elementos culturais, deixando a festa ainda mais encantadora, como o Festival dos Botos. (fonte)

Conhecemos: 

  • Procissão Busca dos Mastros na Praia da Gurita
  • Levantamento dos Mastros na Procissão de Benção dos Mastros
  • Corte Simbólico das Fitas
  • Espanta Cão
  • Danças Tradicionais no Lago dos Botos
  • Carimbó na Praça Sete de Setembro

É uma manifestação que mistura elementos religiosos e profanos, começando na quinta-feira pela manhã, com o hasteamento de dois mastros enfeitados com frutas regionais, no qual homens e mulheres o disputam separadamente, seguido de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores do balneário, descendentes de índios Borari.

Foto Adrio Denner http://www.agenciasantarem.com.br/

Participamos de vários eventos na Festa do Çairé

  • Apresentação Cultural dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa (Lago dos Botos)
  • Visita a Casa de Farinha na comunidade de São  Francisco no distrito do Eixo Forte

A casa de farinha é o local onde se transforma a mandioca em farinha, ingrediente muito utilizado na elaboração de vários alimentos, vários pratos da cozinha tapajônica/ Amazônica. Conhecer a forma como se faz a farinha é sem duvida mergulhar no modo de vida amazônico e entender a importância em respeitar a cultura do homem, da mulher caboclos.

  • Visita ao Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós

Inaugurado em junho de 2015, o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós é um equipamento que concentra toda a variedade do autêntico artesanato
tapajônico, sendo possível encontrar desde as cestarias até os deliciosos doces e licores; da cerâmica tapajônica às cuias pintadas, estas últimas consideradas Patrimônio Cultural do Pará e do Brasil. Além do incentivo à produção e comercialização do artesanato, o equipamento tem contribuído diretamente para a valorização da cultura local, bem como para o fortalecimento da identidade cultural santarena.

  • Passeio pelo Igarapé do Macaco e Ponta do Cururu.
  • Comunidade Anã na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins – Almoço e Roda de Conversa com os Comunitários

A comunidade fica a margem do Rio Arapuins, a  quatro horas de barco da cidade de Santarém e da vila de Alter do Chão. A comunidade de Anã está localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins.   Durante nossa maravilhosa viagem pelo Pará, fizemos uma visita à comunidade Anã, onde moram 95 famílias.

  • Banho na Ponta do Icuxi – Rio Arapiuns (deslocamento de lancha)

Assista o vídeo

Como chegar no Pará

Há voos diretos ou com escala de diversas companhias aéreas. Eu fui de Azul, Brasília – BH – Santarém.

O Aeroporto Wilson Dias da Fonseca localizado no município de Santarém, atende outros municípios da região oeste do Pará. Seu nome é uma homenagem ao grande poeta, músico e compositor santareno. Fica a 15 km de distância do centro da cidade de Santarém e seu acesso se dá por meio da Rodovia Fernando Guilhon.

É o quinto aeroporto mais movimentado da região norte do Brasil. Fica entre Belém e Manaus.

Receptivo Turístico do Çairé 2018 no Aeroporto de Santarém

Alter do Chão

Localizada a 38 km da cidade de Santarém, na região turística do Tapajós, a vila de Alter do Chão é um dos locais mais visitados do Pará. Na vila é realizada uma das mais antigas e tradicionais festas amazônicas, o Çairé, cuja origem remete ao período colonial e ao sincretismo entre rituais indígenas e o religião Católica. Fundada no dia 06/03/1626, pelo português Pedro Teixeira, foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758.

Na Vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal. Para atender seus visitantes, a Vila dispõe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.

Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico da região.

Alter do Chão – Ana Paula Favero Travel Writer

Como chegar em Alter do Chão

Localizada na margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.

Em Alter do Chão existem praias banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós.

A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.

Onde ficar em Santarém

O Barrudada é um hotel de Luxo no Pará. Possui toda infraestrutura de lazer e é um dos mais concorridos da região.

Outra dica para hospedagem em Santarém é o Hotel Sandis, que fica a apenas 1 quarteirão de onde os rios Tapajós e Amazonas se encontram.

Se você também vai viajar para o Pará, comece a pesquisar preços e reserve com antecedência seu hotel no booking.com.   

Onde ficar em Alter do Chão

A Pousada do Mingote tem uma excelente localização. Apenas 200 metros da Praia da Ilha do Amor.

Pousada do Mingote

A Pousada Sombra do Cajueiro também está muito bem localizada. Oferece um ótimo café da manhã e os quartos são bem aconchegantes.

Gastronomia

Vamos conhecer vários restaurantes. Ao final da viagem a gente conta o que achou!  Deixe seu e-mail para receber todas as dicas

  • Casa do Saulo Restaurante

Fomos recebidos pelo Prefeito e pelo Secretário do Turismo de Santarém e o jantar foi na Casa do Saulo.  Um dos melhores restaurantes da região.  Para chegar é um pouco difícil mas vale a pena. São 17 km de estrada.  Fica na Rodovia Interpraias,  Km 4 Curuatatuba – São Francisco do Carapanari. 

Os pratos são: pescados e acompanhamentos regionais, além de bebidas, em casa rústica com deck e vista de águas amazônicas.  O chef é super conceituado e já ganhou premio de melhor chef da região.

Eu comi um filé de Pirarucu grelhado com camarão rosa e um com molho de castanha.   O restaurante tem área de lazer (quase um clube) com piscina e parquinho para crianças.
  • Piracaia em Carapanari

  • Espaço Gastronômico Alter do Chão

  • Restaurante Butikin Alter em Alter do Chão

  • Piracema Restaurante

City Tour em Santarém

Faremos um City Tour para conhecer o Mercadão 2000 e a Feira do Pescado

No Mercadão 2000 são comercializados vários produtos da região. No espaço, além de frutas regionais e artesanato, ainda podemos encontrar as plantas medicinais e outros fármacos naturais produzidos a partir de espécies nativas com poder de cura empiricamente comprovados.

O Mercadão 2000 atualmente é um ponto de visitação dos turistas que vêm a Santarém, além de servir como parada obrigatória dos cruzeiristas internacionais
que passam por Santarém através dos transatlânticos.

Conhecida como Feira do Pescado, foi inaugurada no ano de 2010, congregando toda a diversidade de peixes dos rios e lagos da região. Vale destacar, aliás, que os peixes são a base da culinária santarena.

Na Feira do Pescado podem ser encontradas espécies, como: tambaqui, matrinxã, pirapitinga, pirarucu, surubim dentre outras.

Além de poder observar a diversidade de espécies de peixes da região, no período da cheia do Rio Tapajós é possível observar os botos e garças bem de perto, os quais são alimentados por um comerciante, proporcionando um belo espetáculo aos visitantes.

Fique em contato!!!

Clique aqui para receber as dicas do Pará.

Foto: Adrio Denner http://www.agenciasantarem.com.br/

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e faça sua reserva garantindo os melhores preços

Booking.comInternet e chipSeguro viagem

 

Press Trip

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo – SETUR e Secretaria Municipal de Turismo de Santarém – SEMTUR convidou o blog Mari pelo Mundo para participar de um Press Trip de 19 a 24 de Setembro no Período do Çairé.


 

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para maripelomundo@gmail.com

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Ana Paula Favero:
Sócia-Colaboradora do Mari pelo Mundo – Viaja pelo Brasil e pelo mundo e com sua filha e companheira de aventuras. Sempre em busca das melhores praias, paisagens e novidades.