Cidades Portuguesas: O que ver em Braga

Marcela Miserochi Litjens direto de Portugal para o blog Mari pelo Mundo

 

Braga é a terceira maior cidade de Portugal, atrás de Lisboa e Porto.  A cidade possui alguns pontos importantes a serem visitados.

Dentro do centro histórico:

  • Catedral da Sé: A antiga catedral teve sua construção sagrada em 1089 (de acordo com informação local) sendo que diversas construções foram acrescentadas ao longo dos anos. A fachada data de 1723. Dentro encontram-se sepultados Henrique de Borgonha e Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Logo à direita da entrada encontra-se o túmulo do infante D. Afonso de Portugal, filho de D. João. O acesso à catedral é pago, exceto durante os horários de celebração da missa.

  • Museu dos Biscaínhos: O museu foi instalado em 1978 no Palácio dos Biscaínhos que por sua vez foi fundado no século XVII e ocupado durante séculos por uma família nobre, os condes de Bertiandos. O museu ilustra a vida quotidiana de uma casa senhorial urbana compreendida entre os séculos XVII e XVIII. Seu funcionamento é de terça a domingo, fechando na hora do almoço.

  • Arco da porta nova: O arco corresponde à porta na antiga muralha, executado em 1512 a pedido do arcebispo D. Diogo de Souza. Na face interna destaca-se a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

  • Avenida da Liberdade: É uma das principais avenidas da cidade. Possui uma parte na qual apenas pedestres possuem acesso e é justamente essa a parte mais interessante e florida.
  • Praça da República: Localizada no alto da avenida da Liberdade, a praça possui uma grande fonte de água com jatos diversos, diversos cafés e a Igreja da Lapa.

  • Palácio do Raio: Também conhecido como Casa do Mexicano, este belo palácio revestido por azulejo azul destaca-se como exemplo de arquitetura barroca joanina. Dentre inúmeros detalhes, a porta principal também de cor azul e o varandim são apontados como melhor exemplo de arquitetura civil brancarense. Foi restaurado em 2015 e tornou-se um museu dedicado aos cuidados de saúde da região.

Nas imediações da cidade:

  • Santuário de Bom Jesus: Este é o segundo local de peregrinação religiosa do país, perdendo apenas para Fátima. Existem excursões de várias partes do país e também excursões do próprio centro de Braga que se destinam ao santuário. Vários ônibus de turistas amontoam-se nos estacionamentos, diversos brasileiros. A igreja é bonita, mas o destaque maior vai para a escadaria que, vencendo um desnível de 116 metros, dá acesso a ela. Os seus patamares são adornados por diversas fontes e esculturas. Se acha que a penitência de subir a pé é muito grande, pode optar pelo funicular. Mais acima ao santuário localiza-se um belo parque com fontes e lagos.

  • Santuário de Nossa Senhora do Sameiro: Apesar de também estar localizado no alto do monte, o acesso ao Sameiro não é dado por uma escadaria. É uma igreja mais tranquila e com bem menos adornos do que o Bom Jesus e possui uma bela vista para a cidade.

marcela boli

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.