Onde ouvir fado em Lisboa

São vários os restaurantes onde se pode ouvir um bom fado em Lisboa.  A maioria no Bairro Alto, bairro boêmio de Lisboa. Sinônimo de bares, restaurantes, festas, jovens e tudo o mais.

Algumas casas famosas são: O Faia (Bairro Alto), Casa de Linhares (Alfama), Clube de Fado (Alfama) e Maria da Mouraria (Mouraria).  Ainda não conheço então falo da minha experiência na que fomos na última viagem.

O Bairro Alto

O Bairro Alto é um bairro que vale a pena conhecer. Cheio de restaurantes e vida noturna.  Atualmente é um bairro bem turístico e jovem. Frequentado especialmente por estrangeiros e turistas.   Durante o dia é bastante calmo por ser residencial.

Em 2013 o bairro comemorou 500 anos!!  Já foi um bairro onde os principais jornais e gráficas tinham suas sedes e por isso que é tão boêmio. Era o bairro onde haviam as tascas requentadas por marinheiros.

É um bairro bem antigo e pitoresco, com vielas e ruas estreitas.  Por lei, os bares fecham as 2 da manhã.   Há bastante policiamento. Como há muitos bares, a chance de haver algum incidente é maior do que a média.

Restaurante com Fado

Os lugares para ouvir um ótimo fado são os restaurantes com shows.   Fomos na Adega Machado. Um lugar bem tradicional em Lisboa.  Fica no Bairro Alto. 

O restaurante é bem amplo e tem vários ambientes.  É bom fazer reserva com antecedência.  Local típico com decoração classica e um lugar bem aconchegante. Há espetáculos de fado todos os dias. Consulte o site antes de ir para confirmar tudo.  O show é realmente bonito.  Os músicos esperam silêncio absoluto do público, então respeite porque terá uma experiência única.

Normalmente são três fadistas.  Quando os três se juntam em coro, é um espetáculo emocionante.  O espetáculo acontece a cada meia hora mais ou menos.   Durante um jantar, é possível ouvir várias músicas.

O Fado

O fado foi reconhecido pela UNESCO em 2011. É a canção nacional portuguesa. Canção cheia de emoções. Acompanhada por Guitarra Portuguesa e Viola.  Os fadistas mais famosos foram Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro.

Na Adega Machado, os retratos dos fadistas famosos estão expostos por todos os lados e as músicas são contadas lá. Vale a pena!

As comidas

 

Veja o post do Restaurante para mais detalhes.

Comidas ótimas e uma carta bem variada!

Mais informações

https://www.adegamachado.pt/pt/

Adega Machado
Rua do Norte, n.º 91
1200-284 Lisboa

T. (+351) 213 422 282
E. [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!