Portugal: Francesinhas do Porto na Baixa e a Rua do Almada

Direto do Porto para Mari pelo Mundo por Victor de Barros

Em uma visita ao Porto tive a oportunidade de saber mais desta charmosa rua, a Rua do Almada, bem como me deliciar com o tradicional prato português: a Francesinha 😉

restaurante Francesinhas da Baixa
Francesinhas do Porto

Francesinhas do Porto

Nesta importante rua Portuense, está o restaurante Francesinhas da Baixa, tendo como principal atração as famosas Francesinhas do Porto, prato típico e marcante da cidade do Porto. Um conceituado e tradicional restaurante, antes localizado em Leiria, que trouxe todo know how de 15 anos para a Baixa do Porto.

restaurante Francesinhas da Baixa
Restaurante Francesinhas da Baixa

Origem da Francesinha

Existem inúmeros restaurantes que contam uma versão da história de onde e como surgiu a francesinha… Segundo a versão deste restaurante, a Francesinha nasceu na baixa do Porto na década de sessenta por um emigrante regressado de França, Daniel Silva, que em um momento de inspiração, resolveu transformar um dos mais famosos snacks franceses, o “croque-monsieur” em um prato típico do Porto. Para esse efeito adicionou-lhe carnes e enchidos bem Portuenses e um molho bastante picante.
Para os apaixonados por Francesinhas, o segredo está no molho! Alguns levam cervejas, outros levam vinho do Porto, aguardentes, e por aí vai… Sendo assim, vai ser difícil encontrar francesinhas com o mesmo sabor. Cada casa de francesinhas  leva o seu toque único, o que torna a experiência ainda mais divertida 😉
restaurante Francesinhas da Baixa
restaurante Francesinhas da Baixa

Um destaque desta casa é a variedade de Francesinhas disponíveis, desde a clássica até variações não muito comuns. Aqui se encontra também francesinhas para vegetarianos, o que pode ser uma boa escolha para aqueles que gostam de novidades 😉

restaurante Francesinhas da Baixa

Uma outra coisa engraçada neste restaurante é o detalhe do camarão que acompanha todas as variedades de francesinhas denotando um charme e uma marca como se fosse uma assinatura do Chef da casa.

restaurante Francesinhas da Baixa
Francesinhas do Porto

Quem estiver pelo Porto, não deixem de conferir este delicioso e agradável restaurante. Para os que buscam um Fado, todas as Noites no salão subterrâneo do Restaurante, você conta com um delicioso espetáculo de fado com um cardápio recheado de pratos típicos portugueses… Mas isto é assunto para uma futura deliciosa postagem 😉

restaurante Francesinhas da Baixa

Restaurante Francesinhas da Baixa
Restaurante Francesinhas da Baixa

A charmosa Rua do Almada

Ap250px-Rua_Almada_placa_(Porto)roveite para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.  A rua onde fica este restaurante recebeu esse nome por causa de João de Almada e Melo, que foi Governador do Porto, e responsável pela expansão urbana da cidade no século XVIII. Foi o principal responsável pela organização da área que hoje em dia chamamos de Baixa do Porto.

A charmosa Rua do Almada é uma das principais ruas do centro histórico da cidade do Porto, fizemos o passeio com a equipe da agência Tupan Tour. A Almada foi o primeiro grande arruamento a ser aberto fora das Muralhas Fernandinas, criando um fácil acesso a Praça da República.

As Muralhas Fernandinas, é o nome pelo qual ficou conhecida a cintura medieval de muralhas do Porto, concluída no século XIV no Reinado do Rei Dom Fernando,  com mais de 9,0 metros de altura, tendo várias torres elevadas e dezessete portas e postigos com um perímetro de cerca de 3.000 metros. Seguia pela margem ribeirinha do Douro até ao limite com Miragaia (Fonte Wiki)

Muralhas Fernandinas
Muralhas Fernandinas

Visite também a Capela dos Pestanas (1878-1888) projeto de José Macedo de Araújo Júnior, localizada na esquina da praça da República. As estátuas são de granito e representam São José e de São Joaquim.

capela

António Manuel Soares dos Reis ( 1847 – 1889) foi um importante escultor português.

Victor Barros

Sou um apaixonado pela vida! Adoro viajar e conhecer lugares novos…desde que eu possa visitar inúmeros restaurantes típicos da região! Não perco nunca a oportunidade de fazer ou rever meus amigos e familiares.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Victor Barros:
Sou um apaixonado pela vida! Adoro viajar e conhecer lugares novos…desde que eu possa visitar inúmeros restaurantes típicos da região! Não perco nunca a oportunidade de fazer ou rever meus amigos e familiares. Apesar de ter saído de casa bem jovem, por onde passo, busco sempre fazer amigos, amigos estes para a toda a vida! Eu no Twitter e Instagram @vfabarros ou no Facebook ou Google +VictorBarros