Yosemite: O que fazer, como chegar e roteiro de visita no parque

A Califórnia tem tanta coisa para ver e fazer, que é muito importante fazer um bom Roteiro incluindo: Los Angeles, São Francisco, Las Vegas e os Parque Yosemite com dicas de hospedagem e passeios que ajudem você a se locomover pelas cidades.  No final do post você encontra nossas sugestões de roteiro.

Yosemite é o parque mais visitado da Califórnia e o quarto mais visitado dos Estados Unidos. São rochas descomunais e picos de granito, cachoeiras, riachos e uma fauna e flora belíssima repleta de Sequoias.  Fica a 265 quilômetros a leste de São Francisco, na Califórnia e possui uma infraestrutura incrível.

Você pode visitá-lo uma vez, várias vezes, passar dias, passar uma tarde, ir de carro ou fazer esportes radicais de aventura. São muitas as opções de passeios que atendem todos os viajantes de todas as idades e (quase) todos orçamentos.

Prepare-se para conhecer o Yosemite National Park

Aqui neste post você vai encontrar:

  1. Como chegar de avião, carro, excursão ou motorhome
  2. Melhores road trips para chegar no Yosemite
  3. Mapas e aplicativos
  4. Entrando no Parque
  5. Top 10 Yosemite
  6. O que fazer em 1 dia
  7. O que fazer em 2 e 3 dias
  8. Excursões
  9. Onde ficar hospedado
  10. Quando ir e o que levar
  11. Yosemite com Crianças
  12. Passeios pelos Parques
  13. Roteiro pela Califórnia

1. Como chegar de avião

O aeroporto mais próximo de Yosemite Valley é Merced (MCE) aeroporto. Fica a 96.7 km de distância.  Fresno (100km) Aeroporto de Sacramento (SMF) (204.9 km), San Jose (SJC) (211.3 km), Oakland (OAK) (231.8 km) e San Francisco (SFO) (247.9 km).

Uma opção bastante utilizada é o voo local de Los Angeles para Fresno (FAT) . De Fresno para Yosemite são cerca de 100 km pela Highway 41 (em torno de uma hora e meia até a entrada do parque e duas horas e meia até Yosemite Valley.   (Veja aqui outros aeroportos)

De qualquer forma, depois do avião, você irá precisar de um carro ou excursão.

… de carro

Recomendamos alugar um carro no aeroporto. Entre em contato que ajudamos nas cotações de um veículo ideal para você e sua família. Para ter uma prévia de valores, pode consultar a rentcars. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

O aeroporto de Fresno fica a 65km de distância da entrada do parque. Você pode ir direto do aeroporto para o hotel e em seguida para o parque com seu próprio veículo. Lembre-se de abastecer sempre que tiver oportunidade fora do parque. As distâncias são grandes e é mais caro abastecer em pontos turísticos.

2. Melhores road trips para chegar no Yosemite

Algumas sugestões de RoadTrip do My Yosemite Park website

  • Sacramento – Stockton – Railtown State Historic Park – Yosemite – Mariposa – Sacramento
  • Las Vegas – Death Valley – Yosemite, Sequoia e Kings Canyon
  • Los Angeles – Tulare – Sequoia – Kings Canyon – Yosemite – Death Valley – Ridgecrest – Los Angeles
  • Los Angeles – Ventura – Santa Barbara – Santa Maria – Pismo Beach – Big Sur – Pinnacles National Park – Yosemite – Los Angeles
  • San Francisco – Tri-Valley – Oakdales – Tuolumne – Yosemite – Tenaya – Mariposa – Modesto – São Francisco

… de Motorhome

Uma forma muito legal de conhecer a California, Yosemite, Lagos e Parques é alugar um Motorhome. Se nunca alugou e tem curiosidade, escute o podcast com todas as dicas para inspirar você.  Entre em contato se precisar de cotação com agência. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

… de ônibus ou excursão

O ideal é ir de veículo próprio, mas se não quiser dirigir, não há problema. Compre passagens de ônibus ou avião para ir aos outros destinos como Las Vegas, São Francisco ou Los Angeles e contrate as excursões para conhecer e fazer todas as atividades que o lugar oferece.  Neste caso, opte por se hospedar em um hotel bem localizado para facilitar a sua logística. (veja item 8)

Há excursões que passam por várias cidades com pernoites, e algumas mais pontuais. Há pessoas que fazem excursão saindo de Las Vegas, indo para Yosemite, São Francisco, Santa Barbara e terminando em Los Angeles. Ou seja, tem de tudo. Entre em contato que indicamos uma boa agência.

Roteiro e fotos de @gastonmustillo

3. Mapas e aplicativos

Enquanto estiver em um wifi, aproveite para preparar sua visita baixando mapas e aplicativos. No site oficial do Parque, tem material suficiente para você não se perder lá dentro e não perder o que há de mais lindo.

As cidades ao redor do Parque para você conhecer, encontrar atividades interessantes ou se hospedar são: Mariposa, Groveland, Madera County, Merced e Midpines.

MAPA: Yosemite National – Park Site oficial

APLICATIVO: O NPS App é o app oficial dos Parques Nacionais. Com ele você pode explorar mais de 400 parques nacionais.  Faça o download gratis App Store and Google Play.

Baixe o app, os mapas e roteiros antes de entrar no parque, porque o sinal é instável lá dentro.  Consulte também o gypsyguide.com

ONLINE: o site www.myyosemitepark.com também fornece informações importantes (em inglês)

4. Entrando no Parque

Consulte o site oficial para verificar a necessidade de RESERVAR A ENTRADAS!!!

São cinco entradas. Veja no mapa qual é a mais próxima para você.

Hetch Hentchy Entrance – Hwy 120 – esta é a parte mais calma do parque e onde fica o reservatório de água.  Há lugares para nadar e flutuar.  Tem horário de funcionamento reduzido e é ótima para quem quer evitar o fluxo de turistas e aproveitar uma área tranquila com a família.

Big Oak Flat Entrance – Hwy 120 –  I-580 east a I-205 east to Hwy. 120 east via Manteca. No caminho desta entrada está a cidade de Groveland com lojas, hotéis e restaurantes. É a maior cidade entre Sonora e o Parque. Passando a entrada, você chega em Yosemite Valley via Big Oak Flat Road.

Arch Rock Entrance, mais próximas a Fresno, São Francisco  e Sacramento  – Hwy 140 via I-580 east para a I-205 east até a Hwy. 140.  Indo em frente, ela se torna El Portal Road, que leva para o Yosemite Valley. A cidade mais próxima é Mariposa, onde há todos os serviços essenciais.

South Entrance

South Entrance – Hwy 41 mais próximas a San Diego e Los Angeles. O parque está logo após a cidade de Fish Camp. Aqui fica o Tenaya Lodge, redes de hoteis, galeria de arte, restaurantes e o Mountian Sugar Pine Railroad que possui três tipos de passeios com as locomotivas. Consulte www.YosemiteSeamTrains.com

Tioga Pass Entrance.- Hwy 120 – Se estiver passando por Lake Tahoe, Las Vegas ou Death Valley no verão, esta é a melhor entrada. Las Vegas fica a 6 horas dali. É a unica entrada do lado leste do parque e fica aberta da primavera até o outono dependendo do tempo. É importante consultar o site do Parque antes de ir.

… os valores

5. Top 10 Yosemite

Se você assistiu The Dawn Wall no Netflix, o top 1 para ver em Yosemite é a rocha de granito, um dos principais pontos de interesse do alpinismo mundial. El Capitan.

No entanto, o parque tem lagos, cachoeiras, Sequoias, montanhas e bosques, e todos são impressionantes e lindos de se ver.

Yosemite Falls tem 739 metros e é a maior cachoreira da América do Norte e terceira maior do mundo.

  • Glacier Point
  • Half Dome
  • Vale de Yosemite
  • Tunnel View
  • El Capitan

  • Bridalveil Fall
  • Mirror Lake
  • Kings Canyon
  • Catedral Lakes
  • Sentinel Dome

Visite também o Yosemite Museum e veja mais pontos aqui

6. O que fazer em 1 dia  (de carro)

  1. Tenaya Beach
  2. Sequoias gigantes no Tuolumne Grove
  3. Yosemite Falls vista de Yosemite Valley
  4. Glacier Point

7. O que fazer em 2 e 3 dias (carro e trilhas)

Dia 1

  1. Mariposa Grove
  2. Glacier Point (trilha)
  3. Valley Visitor Center
  4. Passeio de barco pelo Rio Merced

Dia 2

  1. Tenaya Beach
  2. Mist Trail

Além de Pic Nic, Pesca, Hiking, Trilhas, Bike, Camping, Cavalgada, Escalada…

8. Excursões (getyourguide)

 

9. Onde ficar hospedado – dentro ou fora do parque?

Você pode ficar hospedado em seu Motorhome ou em quaisquer umas das cidades próximas a Yosemite ou mesmo dentro do Parque.

Dentro do Parque há hotéis, casas de aluguel e pelo menos 13 campings com serviço de banheiros e lavanderia, além de RV camping para motorhome.

Fora do Parque – lembre-se que o parque possui 5 entradas.  Hetch Hentchy Entrance, Big Oak Flat Entrance, Arch Rock Entrance, mais próximas a Fresno e Sacramento e Tioga Entrance, do lado oposto.  Há cidades pequenas ao redor ou cidades maiores um pouco mais distantes. Reservando com antecedência, você pode pegar bons valores em quaisquer lugares.  Se ficar em cima da hora, talvez encontrará melhores preços em em Jamestown, Merced e Mariposa.

Sierra Sky Ranch, Ascend Hotel Collection é uma opção que os hóspedes adoram. A propriedade é um rancho rustico, muito bem equipado. Localizado em Oakhurst, a 16 km do Parque Nacional de Yosemite.     Fica a 67,2 km Aeroporto Internacional Fresno.   Se fizer as contas de tempo e valores e diversão, é um ótimo investimento.

Yosemite View Lodge  uma opção a 14km do parque, mas não tão bem avaliado.  De qualquer forma, fica aqui as opções. O Yosemite View Lodge está localizado ao longo do Rio Merced


Booking.com

10. Quando ir e o que levar

Você pode ir o ano inteiro. Cada estação é uma paisagem diferente. A melhor época é a primavera e o outono. O verão é a alta temporada e época de maior fluxo de turistas. No inverno, algumas áreas ficam fechadas para veículos.  O parque fica aberto o ano inteiro.

Acampando ou indo de excursão, há alguns itens que você deve levar para ganhar tempo sem ter que comprar no local e aproveitar melhor o passeio.  Leve um chapéu, boné, filtro solar, óculos de sol, uma jaqueta impermeável, sapatos confortáveis, e uma boa garrafa (ou mais) de água.

Se for fazer atividades aquáticas, um sapato que possa molhar, binóculos e câmera a prova de d´agua, uma camiseta extra, uma toalha no carro, um casaco mais quente, repelente, uma mochila, uma lanterna, os mapas do parque, uma sacola para lixo, carregador extra para o celular.

11.  Yosemite com crianças

As crianças normalmente adoram os parques e o contato com a natureza.  Como o parque é imenso e nem toda criança aguenta longas caminhadas, o circuito tem que ser menor. O que as crianças amam?   

  • Ver as Sequóias gigantes
  • Rio Merced – se estiver calor, leve roupa de banho para as crianças se molharem um pouco
  • As incríveis vistas das cachoeiras e Glacier Point
  • Caminhada e escalada no Alpine Meadows (Tuolumne Meadows)
  • Observar a natureza e os animais silvestres ao redor do Half Dome

E não deixe de passar pelo Half Dome Village para um sorvete e no Visitors center para conhecer um pouco da história do parque.

O parque possui roteiros para crianças. Passe no Visitor Center e veja as opções e idiomas.

Dicas para quem viaja com crianças:

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

 

12. Passeio pela Região

Alguma dúvida? Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

13. Roteiros combinados pela Califórnia

Leia também

Escrevemos um roteiro para você conhecer estas cidades e parques. Clique nos links e planeje sua viagem.

 

E-books com a série “Tenha o blog em suas mãos”.

 

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 

 

Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected].

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer  

Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.