Dicas da Serra Gaúcha com crianças

Confira dicas e sugestões para conhecer a serra gaúcha com crianças. Uma viagem com muita natureza, história, cultura, boa gastronomia e que acolhe os pequenos de forma bastante especial.

Já contei aqui no blog que o sul do Brasil é um destino mais do que especial na minha história de viajante, porque minha família toda é gaúcha. Por isso também cresci viajando incontáveis vezes para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Leia também aqui no blog outras dicas de Gramado e Canela na Serra Gaúcha

Cresci também ouvindo as histórias da região que recebeu os imigrantes da família, pois meu avô chegou na serra gaúcha ainda criança no final do século 19.

A Serra Gaúcha que faz parte da minha história desde criança

A imigração italiana para o Brasil foi muito intensa entre 1870 e 1914, quando chegaram ao Rio Grande do Sul entre 80 e 100 mil italianos com o incentivo do programa colonizador do governo brasileiro. Muitos vieram cm busca de uma vida melhor longe das guerras e da fome.

Entre eles, meus avós que vieram da região do Vêneto, norte da Itália. Mais precisamente da cidade de Faravicentino, em Vicenza. Depois de mais de 100 anos da imigração descobrimos na cidade natal dele um placa de rodovia com o nome da família! Primos distantes ainda estão por lá!

Meu avô ainda era criança quando chegou ao Brasil, mas pouco aprendeu do português e sempre preservou as tradições e costumes do seu país de origem. Cresceu e viveu na região onde hoje está a cidade de Veranópolis no vale do vinhedos.

Um lugar onde me sinto na Itália, seja pelas tradições, pela comida, pela geografia do lugar, construções, costumes e também pelo sotaque e dialeto que ainda podemos ouvir nas conversas entre vizinhos.

Uma região rica em história, deslumbrante na paisagem, deliciosa nas comidas e bebidas, alegre nas festas e tradições, simples e hospitaleira.

As região da uva e do vinho

Bento Gonçalves e Garibaldi são as cidades mais conhecidas da região do Vale dos Vinhedos. Bento é a Capital Brasileira do Vinho e Garibaldi é a Capital do Espumante. Impossível pensar no turismo da região sem pensar em vinhos, espumantes e boa comida.

Bento Gonçalves – Capital Brasileira do Vinho

A entrada de Bento Gonçalves já entrega que estamos chegando na capital da uva e do vinho. O enorme barril que faz as vezes de portal da cidade dá as boas-vindas e já sugere uma taça de vinho para começar a visita.

A tradição italiana está presenta na boa comida, mesa farta, nas festas e danças que acontecem o ano todo.

A paisagem é bem europeia com um inverno frio e o verão quente e ensolarado. O turismo de aventura e o enoturismo são destaque na cidade.

Mas essas não são as únicas cidades do roteiro com lugares encantadores para conhecer. Ao contrário, toda a região é incrível para o enoturismo e o agroturismo, ou turismo rural, com passeios que nos levam a lugares de natureza impressionantes, com paisagens de tirar o fôlego e que deixam vontade de voltar.

As cidades da Serra Gaúcha na região da uva e do vinho

Cidades como Carlos Barbosa que faz parte do passeio turístico da Maria Fumaça. O trajeto de trem percorre os 23 quilômetros entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Ao chegarem na estação os passageiros são recebidos com um show de música italiana.

Carlos Barbosa também é conhecida por ser a sede da Tramontina, tradicional empresa brasileira de utensílios de cozinha entre outros produtos. A loja de varejo de fábrica é um dos pontos turísticos para compras na região.

Ao todo são 29 cidades que fazem parte da região turística da uva e do vinho de acordo com o turismo do Rio Grande do Sul. Aqui no post destaco alguns lugares, principalmente os que fazem parte da minha memória.

Mas ao poucos, aqui no blog, vamos montando dicas e roteiros para você conhecer todos os lugares encantadores da serra gaúcha e de outras regiões do sul do Brasil.

Entre em contato se quiser maiores detalhes ou ajuda para montar sua viagem.

Antônio Prado – Patrimônio Histórico

Em Antônio Prado, cidade a 85 quilômetros de Bento Gonçalves, as casas de madeira e alvenaria construídas pelos imigrantes italianos no final do século 19 foram declaradas Patrimônio Histórico pelo IPHAN. (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

A cidade é a mais italiana das cidades da região, onde 92% dos seus 13 mil habitantes são descendentes de italiano.

A cidade serviu de cenário para o filme brasileiro “O Quatrilho” de Fábio Barreto que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996. Quem não viu, está aí uma ótima dica para saber mais sobre as tradições e cultura italiana dos imigrantes no Rio Grande do Sul.

Farroupilha e o Festival do vinho Moscatel

Farroupilha, que está entre as cidades da região turística da uva e do vinho, é o 3° maior produtor vitivinícola do Rio Grande do Sul, com destaque para os vinhos da uva moscatel.

Aliás o Festival do Moscatel é uma das festas de maior destaque na cidade, que acontece no mês de setembro há mais de 10 anos.

A cidade de Farroupilha é ideal para o turismo de natureza, com belíssimas paisagens como a Cascata do Salto Ventoso que fica no parque de mesmo nome. Um lugar para passar o dia, fazendo trilhas na mata, rapel, um piquenique ou para ser mais tradicional, um bom churrasco alugando uma churrasqueira no local.

 

Flores da Cunha

Passei algumas vezes por Flores da Cunha, mas só agora descobri que a cidade é a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil. E a cidade também investe no turismo com roteiros diferenciados e eventos festivos o ano todo.

A rota turística Vales da Serra é uma opção incrível para conhecer mais sobre toda essa tradição italiana nas cidades da região da uva e do vinho. Percorrendo os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos é possível ver as casas antigas dos primeiros imigrantes, ouvir o dialeto da região do Vêneto que ainda é presente no dia a dia, provar as delícias da culinária italiana, e vivenciar toda a hospitalidade do lugar.

Faz parte dessa rota o Mirante Gelain Cascata Bordin, de onde se pode avisar o Rio das Antas e fazer esportes de aventura como rapel, caminhadas e escalada. Ou apenas aproveitar a belíssima vista do vale e tomar uma taça de vinho.

Uma outra dica de passeio é o Compassos da Mérica, Mérica, um roteiro bem rural pela colônia provando a comida típica e o vinho da região, com direito a andar de carretão pelas propriedades rurais.

Veranópolis – Terra da Longevidade

Como esse post fala mistura dicas de turismo, história da colonização e memórias das minhas viagens pelas terras que abrigaram minha família, Veranópolis não poderia ficar de fora. Afinal Veranópolis era a cidade onde eu passava férias na casa do “nonno”.

Veranópolis é o berço nacional da maçã e também a terra da longevidade. Estudos científicos mostram que se vive mais e melhor por aqui. Bem, meu avô viveu até os 99 anos!

Veranópolis tem gosto de infância, de tradição, comida boa e farta. Famílias grandes reunidas, com muito barulho nas conversas que misturam o sotaque gaúcho e italiano, o dialeto vêneto e o português.

E a cidade tem um turismo rural com paisagens belíssimas e passeios diferenciados. Falo um pouco mais sobre esses passeios no post sobre Veranópolis.

Veja onde ficar na Região do Vinho e da uva da Serra Gaúcha

Uma bela opção para ficar hospedado em uma vinícola é o Hotel Villa Michelon. Cercado pela natureza e montanhas, o hotel tem um museu do vinho e muito espaço para as crianças brincarem. É ótimo para quem viaja em família.

O Dall’Onder Grande Hotel Bento Gonçalves fica perto do centro de Bento e apenas 140 metros do Museu do Imigrante. O hotel conta com um ótimo restaurante aberto para almoço e jantar.

O Hotel Pousada Casa Tasca se destaca entre os viajantes por seu um local aconchegante, com ótimo atendimento e quartos confortáveis.

 

Leia aqui outras opções de hospedagem em Bento Gonçalves

Para ficar hospedado em Farroupilha, o Farina Park Hotel tem um lindo jardim e quartos aconchegantes.

Em Flores da Cunha uma opção cercada de muito verde e com quartos família que acomodam até 4 pessoas é o Letto Hotel Flores da Cunha.

O fica a 5 minutos de carro do centro da cidade de Flores da Cunha e apenas 15 quilômetros de Caxias do Sul.

Em Veranópolis o Verona Parque Hotel é uma opção charmosa com seus chalés e muito verde ao redor.


Leia também

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp 


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não viaje sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected].

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.