Passeios em Portugal: Jardim da Estrela em Lisboa

Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, foi criado no século XIX.  Fica exatamente em frente à Basílica da Estrela em Lisboa.

EntradaEntrada

O local era de António José Rodrigues, e a construção ficou a cargo de António Bernardo da Costa Cabral, com o apoio de D. Maria II, Manuel José de Oliveira e um donativo de quatro contos de um português do Brasil, Joaquim Manuel Monteiro.

 

O Jardim da Estrela

O jardim foi oficialmente inaugurado em 1852. O Passeio da Estrela ficou na moda.  Muito moderno, com estufas, quiosques e um pavilhão chinês. Em 1870 havia um leão verdadeiro, doado por Paiva Raposo, conhecido por Leão da Estrela.

Hoje o jardim está bem cuidado e muito animado (pelo menos quando fomos).  Estava bastante frio, mas havia uma feirinha de natal ao centro e um evento no coreto.

Fora das épocas festivas, os patos e as carpas são a alegria das crianças e embelezam o jardim.

Lago - Jardim da Estrela
Lago – Jardim da Estrela

 

Com estilo dos jardins ingleses e de inspiração romântica, o jardim é um espaço perfeito para passar uma tarde.

Jardim da Estrela

Jardim da Estrela
Jardim da Estrela

 

O Coreto

Há um coreto bem no centro do Jardim e é onde ocorrem os eventos de verão, inverno, datas comemorativas, etc.  Foi construído em 1884 no passeio público de Lisboa e foi transferido para o jardim no ano de 1936.

Coreto
Coreto

E neste evento, encontramos os famosos!  A apresentadora de TV Ana Rita Clara e o ator Jorge Corrula.

Eventos
Eventos

 

O jardim possui vários elementos de estatuária:

  • a Fonte da Vida
  • Busto de Antero de Quental
  • Busto do Actor Taborda
  • a Filha do Rei Guardando Patos
  • o Cavador
  • o Despertar

Comidinhas

Há uma ótima casa de chá dentro do parque.  Fomos super bem atendidos e o caixa falava Português como os Brasileiros!   Há uma boa variedade de doces, salgados e bebidas quentes e frias.  O ambiente é um encanto, com cortinas e a linda vista para o lago.  (Em amarelo na foto)

Lago - Jardim da Estrela
Lago – Jardim da Estrela

 

A feira de artesanato Crafts & Design no jardim da Estrela

A Crafts & Design, feira de artesanato contemporâneo e design, acontece uma vez por mês, aos sábados, no jardim da Estrela. Com barracas de moda, joalharia, design, ilustração, entre outras.  O horário é das 10h00 às 18h00 e a entrada é gratuita. Neste dia, há barraquinhas de comidinhas também.
Comidinhas
Comidinhas

Feira da Ladra no Jardim da EstrelaFeira no Jardim da Estrela

Feira de Antiguidades e usados

Esta ocorre aos sábados também, acho que no terceiro sábado, mas é bom se informar.  Encontramos a feira por acaso.  É bem simpática e tem coisas baratas e caras.

Feira de antiguidades
Feira de antiguidades
Feira de antiguidades
Feira de antiguidades
Feira de antiguidades
Feira de antiguidades

 

 

Uma curiosidade

No Cemitério Inglês, encontra-se o túmulo de Henry Fielding, romancista e dramaturgo inglês que faleceu em Lisboa aos 47 anos e cuja última obra, publicada postumamente, conta a sua viagem a Portugal numa tentativa inútil para recuperar a saúde.  (Fonte Wiki)

Localização 

O jardim localiza-se na freguesia da Lapa, entre as ruas José Anastácio Rosa, ruas de São Jorge, rua da Estrela e rua do São Bernardo.  Possui seis entradas, duas voltadas para a Avenida Pedro Álvares Cabral e duas para o Largo da Estrela.

Possui dois parques infantis e um jardim de infância. A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza um quiosque da Biblioteca Municipal. Na zona leste do jardim existe um miradouro. (não vimos)

O jardim fica aberto ao público todos os dias, das sete horas da manhã até à meia-noite. (consultar os sites oficiais antes de ir)

Há linhas de ônibus que servem o local.  O mais legal é chegar com a linha 28 do Bonde histórico.  Ele para no ponto final que é o Jardim da Estrela.

Bonde 28

Jardim da Estrela

Vegetação Jardim da Estrela

Jardim da Estrela
Jardim da Estrela

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!