Passeando em Lisboa de Tuk Tuk: Vale a pena?

Estávamos esperando o Bonde em Lisboa para ir ao Castelo de São Jorge, mas passou um Tuk Tuk…. depois passou outro… e eu já estava há uma semana curiosa para experimentar um Tuk Tuk…   no terceiro.. a gente olhou para ele, a motorista olhou para a gente e estacionou já sabendo que ia dar certo.   O preço era bem parecido ao que íamos pagar no Bonde, então tudo resolvido.  Fomos para o Castelo de Tuk Tuk.

Há cerca de 3 anos os Tuk Tuks invadiram Lisboa. Originais da Tailândia, os triciclos viraram moda.  Há empresas que fazem pacotes fechados, há Tuk Tuks ecológicos, há Tuk Tuks que funcionam como taxi e há Tuk Tuks de vários tamanhos.

Esperando o bonde Lisboa
Esperando o bonde Lisboa

 

Taxis, Tuk Tuks e a nossa avaliação

Leia esta matéria que saiu no Observador.   Dá para entender bem o que se passa em Lisboa depois da chegada dos Tuk Tuks na cidade.   O mesmo que ocorre com os ubers, mototaxis, lotação… concorrência leal ou desleal?

Taxi ou Tuk tuk? O Tuk Tuk pode parar em qualquer lugar e estão sempre ali disponíveis, enquanto o Taxi fica no ponto de taxi. Os Tuk Tuks fazem o preço, permitem barganha, são pequenos e vão para qualquer canto.  Se o mercado é pequeno, então fica difícil concorrer, mas na alta temporada, há espaço para todos.

Quanto a segurança, o que a matéria do Observador diz é que os taxis passam por revisão obrigatória, os Tuk Tuks não necessariamente.   Normalmente os trajetos são pequenos.  Não arriscaria cruzar a ponte, com criança, dentro de um Tuk Tuk só por diversão.

Quanto ao conforto, na minha opinião eu diria que o conforto é bem inferior de um taxi, principalmente no alto verão ou alto inverno. Ar condicionado ou aquecedor faz falta.  Os assentos são confortáveis para 3, mas como não há vidros, o vento vem direto em você no inverno.   Escolhemos um com plásticos fechados devido ao frio, mesmo assim não adianta muito.

Quanto ao número de passageiros, há tuk tuks que acomodam 6 ou mais. Isso é legal se estiver em uma turma grande.  Os taxis não levam 4 adultos e uma criança de 7 anos. Achei bem inconveniente essa restrição.  Os tuk tuks pequenos normalmente acomodam 3 atrás e um na frente.

Quando usar um Tuk tuk:  Quando quiser fazer um giro pela cidade por pura diversão, quando quiser ir de um lado a outro como um turista curtindo a cidade e a vista e quando estiver com vontade.   Serve como diversão.

Quanto ao preço: Como meio de transporte, é mais caro que metro e ônibus e mais barato que o taxi.   Pagamos 7 euros para ir do Chiado ao Castelo de São Jorge.  Teríamos pago 4,20 de metro ou ônibus (se tivéssemos o bilhete Carris já carregado). Caso contrário teríamos pago 5,40 direto com o motorista.    Há tuk tuks mais caros.  Neste nosso caso, achei que a diferença era pouca e não teríamos que ficar esperando o bonde ou caminhar até a estação de metro.

Entrando no de Tuk tuk em Lisboa
Entrando no de Tuk tuk em Lisboa

Passeando em Lisboa de Tuk Tuk: Vale a pena?

Veja nossa avaliação acima e decida se vale a pena.  A nossa motorista era uma simpatia e ainda tiramos fotos no final do trajeto. Ela contou as curiosidades do Tuk Tuk e como anda o mercado.  Valeu muito a pena.

Dentro do Tuk tuk em Lisboa
Dentro do Tuk tuk em Lisboa
Andando de Tuk tuk em Lisboa
Andando de Tuk tuk em Lisboa
trajeto de Tuk tuk em Lisboa
Trajeto de Tuk tuk em Lisboa
Tuk tuk em Lisboa
Lisboa de Tuk Tuk: Vale a pena?

 

Outros tuk tuks
Outros tuk tuks

 

 

Você já andou de Tuk Tuk em Lisboa?  Como foi sua experiência?

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!