Páscoa na Áustria:  Como é comemorada a festa aqui

Kely Bauer direto de Viena para o Blog Mari pelo Mundo

Aqui na Áustria, a Páscoa acontece na primavera. E depois de um longo e rigoroso inverno, essa estacão do ano traz um significado muito especial, inteiramente ligado à Páscoa já que, tanto a primavera quanto o evento pascal remetem à renovação, à segunda chance, e à própria vida.

Páscoa na Áustria

É tempo de renovar as coisas no armário, trocando as peças pesadas de um inverno bravo para  a leveza de jaquetas e casacos mais finos. E, para quem quer se renovar no campo pessoal,  é um ótimo tempo para iniciar um novo ciclo e, se possível, renovar a ALMA.

As ruas da cidade,  ganham mais vida e as pessoas estão mais simpáticas. O sol brilha com mais frequência e a vida fica mais leve.  E, como em Viena sempre há eventos relacionados à estação do ano, quem adora feirinhas não pode deixar de visitar os mercadinhos de Páscoa em Viena espalhados pela cidade. Aproveite para saborear as comidinhas e bebidinhas da culinária austríaca e comprar algumas lembrancinhas.

O feriado

Enquanto no Brasil,  o feriado acontece na sexta-feira da paixão, quando Jesus é crucificado, a Páscoa na Áustria é um pouco diferente: o feriado nacional ocorre sempre na segunda-feira após o domingo de Páscoa, quando é  celebrada a ressurreição de Cristo. Mas por quê o feriado é na segunda?

Em diversos países a segunda-feira é considerada como “segunda-feira do brilho” ou “segunda-feira da renovação”. E por isso a escolha desse dia para comemorar .

Agora, curiosamente, para  os evangélicos o descanso começa na sexta-feira e termina na segunda-feira, mas apenas para quem é evangélico luterano ou calvinista. Qualquer outro tipo de evangélico, como batista e outras denominações, não é reconhecido pelo estado.

Mercadinhos de Páscoa

Outra curiosidade é que os austríacos têm o hábito de fazer a decoração da casa  de acordo com a estação do ano e, na primavera, o tema principal são as flores e a decoração para Páscoa. A cidade fica repleta de mercadinhos de Páscoa e tudo ganha um charme e um toque especial.

O mercado quem  mais encanta é o que fica que fica numa antiga praça do centro da cidade velha, no Freyung. Lá são expostos mais de 40.000 ovos de Páscoa pintados durante todo o ano.  É uma fofurinha ao lado da outra.

Para quem gosta de decoração, é possível encontrar todo tipo de pequenos objetos nos stands. Além das cascas de ovo vazias pintadas a mão, também são vendidos livros infantis, livros e cadernos personalizados, detalhes de decoração diversos e até bijuterias.
Ao passear pelas barraquinhas, a famosa e maravilhosa música clássica,  como de Strauss, Mozart e Bach, abrilhantam o evento.

Uma beleza! Só quem passa por lá pode perceber a riqueza dessa cultura tão nobre e clássica, colocada à disposição de todos, uma vez que o acesso é gratuito.

A criançada tem espaço reservado para as brincadeiras com pinturas, massinhas e coelhos. Quem quiser ainda pode acompanhar a leitura infantil.

O mundo encantado preservando a imaginação infantil.

Um evento encantador

Nas barraquinhas são vendidas bebidas como vinhos, schnapes,sucos de uva e maçã. Tem também mel e os deliciosos pães doces e salgados austríacos.

Se você estiver passeando por aqui leia sobre os mercados imperdíveis da cidade. Clique aqui: http://www.kelypelomundo.com/mercadinhos-de-pascoa-em-viena-um-mini-guia-das-feirinhas-na-cidade/

 

A festa em casa

Em casa, os ovos são cozidos e pintados pelas crianças e adultos.

Os adultos escondem, no sábado, os ovos que serão procurados pelas crianças no domingo logo cedo. A cada ovo encontrado há uma premiação à escolha dos pais,  podendo ser dinheiro ou presentinhos.

 

Bricandeira para todos

Depois, na hora de comer os ovos, há uma disputa, para ver qual é o ovo mais resistente.

Funciona da seguinte maneira:  Cada pessoa escolhe um ovo pintado e choca um ovo contra o outro na “cabeça” e depois no “popo”. Ganha quem sair com o ovo intacto. A brincadeira é uma diversão e rende boas risadas.

Chocolates!

Quanto aos chocolates, não  há os tradicionais que temos no Brasil. Aqui trocamos mini ovinos, carneirinhos, coelhinhos de chocolate ou até mesmo coelhinhos de marzipam, mas nada de ovos de chocolate monstruosos. Mas, vale lembrar que  a cultura esta mudando um pouco e estão começando a aparecer alguns ovos para vender, no formato dos ovos de Páscoa brasileiros.

Na Áustria, além das brincadeiras, algumas famílias ainda trocam presentinhos. O domingo de Páscoa é celebrado entre amigos e familiares, quando a ressurreição de Cristo é celebrada.

Eu vou ficando por aqui e desejo uma Feliz Páscoa para você e sua família.

Um abraço e até o próximo post!

Olá  meu nome é Kely. Sou brasileira, nascida em Brasília, uma verdadeira “calanga” do cerrado. Sou casada com um austríaco e adoro viajar, fotografar, ler, dançar e  dormir..   Aqui vou dividir um pouco do meu universo com vocês mensalmente, ou no meu blog http://www.kelypelomundo.com

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:

As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.