O Maior Presépio do Mundo em Portugal

Direto do Porto, Victor Barros para Mari pelo Mundo

Fui convidado a conhecer O maior presépio do mundo. É uma atração turística pouco conhecida e está bem próxima do Porto, na fábrica da Cavalinho, em São Paio de Oleiros.

Já de imediato, tem-se uma exposição ao ar livre de um presépio que, ao meu ver, já era enorme e já valeria o passeio 🙂 mas, para minha felicidade, esta aventura estava apenas começando.

A história do presépio

Maior presépio do mundo

É uma verdadeira viagem pela tradição cristã, decorada por diversas referências portuguesas como os arraiais, as romarias, a tradição rural e os costumes do campo.

O maior Presépio do Mundo em movimento, popularmente conhecido como o Presépio da Fábrica Cavalinho, localiza-se em São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira em Portugal.

Maior presépio do mundo

Esta iniciativa iniciou-se em 2005, através da direção da empresa Cavalinho, que é uma empresa familiar portuguesa com mais 40 anos, especializada em artigos de couro como bolsas e calçados, com o objetivo inicial de trazer alegria para esta época de festas.

Maior presépio do mundo

A cada ano, a empresa acrescenta mais elementos neste grandioso Presépio em contínuo desenvolvimento, sendo cerca de 8.000 peças distribuídas em uma área de mais de 3.500 m2.

Em 2013, foi nomeado pelo Guiness Book of Records como o Maior Presépio do Mundo em Movimento, após bater o recorde de um Presépio mexicano, com mais de 8.000 peças, sendo algumas em tamanho real e em movimento. Nem todas as peças contaram para ultrapassar a marca anterior, apenas as figuras relacionadas com a história de Cristo foram validadas e, entre estas, apenas as que tivessem cerca de 20 centímetros de altura, o que deixou de fora uma grande parte dos elementos como figuras de ciclistas, trens, teleféricos, motos e fanfarras. Nem as réplicas em cera de alguns famosos artistas portugueses foram contabilizados, o que demonstra a grandiosidade desta exposição. (Fonte: Wiki)

Maior presépio do mundo

Pravin Patel, júri britânico do Guinness, que veio a Portugal oficializar e certificar a atribuição feita em Junho confessa-se “absolutamente fascinado por todas as peças do presépio”.

Maior presépio do mundo

A área sujeita a apreciação foi “a gruta maior”, onde entraram para a contabilidade oficial apenas as peças que cumpriam requisitos como “serem relacionadas com o nascimento de Jesus, moverem braços, corpo ou pernas e não estarem duplicadas”.

Pravin Patel garante que “todas essas linhas orientadores foram cumpridas”, pelo que Manuel Jacinto Azevedo, dinamizador do projeto, “é o detentor do novo recorde mundial para o maior número de peças mecânicas num presépio”.

Maior presépio do mundo

Defendendo que o título do Guinness vem “acabar com as dúvidas que muita gente tinha” em relação a essa obra, o novo recordista declarou que o certificado deve ser “partilhado com toda a gente que ajudou” a concretizar este projeto.

Maior presépio do mundo

“Não é só o dinheiro que faz isto, como algumas pessoas pensam”, afirmou Manuel Jacinto Azevedo. “É preciso apaixonarmo-nos por este trabalho e foi isso que aconteceu com todas as pessoas que têm vindo a colaborar com o presépio, com tanto sacrifício das suas horas livres e das suas famílias”.

A iniciativa surgiu do “gosto pessoal” de Manuel Jacinto Azevedo, fundador da marca de carteiras, calçado e marroquinaria cujo logótipo dá nome ao projeto. Na montagem da estrutura estão envolvidos mais de 30 voluntários, na sua maioria funcionários da empresa que reservam para o efeito as suas horas vagas e fins de semana.

As peças deste presépio foram montadas por muitos artistas da comunidade e diversos voluntários que a cada ano se esmeram para apresentar além de toda a vida de Cristo, é possível ter contato com diversos símbolos da cultura portuguesa, como o Galo de Barcelos ou o Fado através de sua maior expoente a cantora Amália Rodrigues, muito bem retratada nesta exposição.

Maior presépio do mundo

Os destaques desta exposição são as cenas da história da vida de Jesus Cristo, as aparições de Fátima e diversas cenas tradicionais da vida de aldeia e Portugal.

Maior presépio do mundo

Como e quando visitar

Esta grande exposição fica aberta ao público diariamente todos os anos entre Novembro e Março, e recebe em média mais de 300.000 pessoas por ano. Os diversos cenários que envolvem milhares de peças, cuja mecânica é assegurada por mais de 55 quilômetros de cabo elétrico, mais de 5000 lâmpadas LED e cerca de 100 sensores de movimento.

Quem fez o convite foi o Guilherme, um brasileiro que mora aqui no Porto e é dono da TupanTours.   Se estiver em Portugal, pode contatá-lo e diga que viu meu post no Mari pelo Mundo (você não paga nada a mais por isso e ainda ganha um tratamento especial!)

São Paio de Oleiros fica há 20 minutos do Porto. O ideal é ir com tour porque aos finais de semana é bem complicado estacionar.  Se estiver de carro, vá durante a semana.

Na rua principal há barraquinhas de churros, café, comidinhas e souvenirs organizado pela comunidade do local.

Leve as crianças, elas vão ficar encantadas.

Maior presépio do mundo

Outras fotos do Presépio

Maior presépio do mundo



Maior presépio do mundo DSC_0092 (Copy)

Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo


Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo

Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo
Maior presépio do mundo
Maior presépio do mundo Maior presépio do mundo

Maior presépio do mundo

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Victor Barros:
Sou um apaixonado pela vida! Adoro viajar e conhecer lugares novos…desde que eu possa visitar inúmeros restaurantes típicos da região! Não perco nunca a oportunidade de fazer ou rever meus amigos e familiares. Apesar de ter saído de casa bem jovem, por onde passo, busco sempre fazer amigos, amigos estes para a toda a vida! Eu no Twitter e Instagram @vfabarros ou no Facebook ou Google +VictorBarros