Natal em Milão: Feiras e Mercados

Direto de Milão para a redação de Mari pelo Mundo, Natal em Milão por Vannessa Vieira Ramos

Final de ano na Europa é sinônimo de Feiras de Natal. Na Itália então, onde as feiras são tradição durante o ano todo, o Natal é um período mágico com ‘Mercatini di Natale’ espalhados em todo o país.

Natal em Milão

Ano passado visitei um dos mais famosos de Milão, o Mercatino di Natale di Piazza Duomo e fiquei encantada com o clima de magia criado. Uma infinidade de barraquinhas padronizadas, com toda sorte de guloseimas e artesanatos que representam o país inteiro. Acompanhadas de eventos musicais e visuais programados pelo Comune, luzes, artistas de rua, patinação no gelo e claro, a árvore de natal que cada ano fica maior e mais linda.

Nesse ano o Mercatino começa no dia 05 de dezembro e vai até dia 6 de janeiro de 2016. O encerramento coincide com a festa pagã da Befana, que é a bruxinha boa que leva doces para crianças que foram boazinhas no ano anterior e carvão para aquelas que não se comportaram bem.

Mercatino di Natale di Piazza Duomo

Como boa de garfo que sou, resolvi aproveitar a feira pelo lado gastronômico e assim, comecei minha ‘viagem’ de Natal pelo Piemonte, sentindo de perto o perfume dos tartufos (trufas) negras e brancas e de azeites a base de trufas do Piemonte.

Tartufo
Tartufo
Azeites de tartufo
Azeites de tartufo

Depois passei pelos, deliciosamente cremosos, queijos Gorzonzola, também da região norte, originários da cidade de mesmo nome que fica coladinha em Milão

Gorgonzola
Gorgonzola

De Gorgonzola fui até Veneza , com os irresistíveis (e indescritíveis) torrones macios de todas as cores e sabores. Somente comendo para entender.

Torrone
Torrone

Então fui para a região da Emilia Romagna, com seus salames especiais

Emilia Romagna
Emilia Romagna

Dos salames passamos para os queijos de cabra típicos romanos, temperados com pistache e pimenta

Queijo Romano
Queijo Romano

De Roma, fui para a Sicilia, com os famosissimos doces de marzipan em formato de frutas, o delicioso canolo e os arancini (uma espécie de coxinha feita com massa de arroz e recheada com carne moida) e panzerotti sicilianos (pastéizinhos de massa parecida com massa de pão, fritos e recheados com molho de tomate e mussarela de bufala)

Doces Sicilianos
Doces Sicilianos
Doces Sicilianos
Doces Sicilianos
Sicília
Sicília

Por fim, cheguei na puglia com as melhores azeitonas que já provei

Azeitonas
Azeitonas

Depois dessa viagem gastronômica em clima de natal pela Itália, me restou passear pelo Duomo e pela Galeria Vittorio Emmanuelle e deliciar os olhos com a beleza da decoração natalícia.

Barraquinhas
Barraquinhas – Natal em Milão

 

Deu água na boca? Venha para Milano e viva essa maravilha!

Vannessa Ramos

Vannessa Vieira Ramos, Curitibana, advogada especializada em processos de cidadania, editora do blog 2 Brasileiros e Uma Ferrari na Itália.  Vive em Milão e presta serviços de assistência turística e test drive Ferrari para quem quer conhecer o melhor da Itália com conforto e tranquilidade. Agora é colaboradora do blog Mari pelo Mundo!

Fotos by Vannessa Vieira Ramos 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.