Mulheres-girafas da Tailândia ou Longneck Women

postado em: Ásia, Destinos 0

Vilma Loureiro para o blog Mari pelo Mundo

As fotos são famosas e vários documentários na televisão já mostraram as mulheres-girafa.  As mulheres Kayan ou Padaung Lahwi, que é o nome da Tribo, vivem há alguns quilômetros de Chiang Mai, na Tailândia, quase fronteira com Myanmar, Birmânia. São conhecidas como mulheres-girafa por causa das argolas no pescoço. Vivem em casas minúsculas feitas de palha formando um pequena vila.   Essas mulheres são refugiadas do Myanmar e vivem no norte da Tailândia desde os anos 80.

Mulheres girafas da Tailândia

Mulheres Girafa na Tailandia (2)

Essa tradição de colocar as argolas no pescoço é secular.  Ninguém sabe dizer o motivo exato desta tradição. Especula-se que seja para se protegerem dos animais ou mesmo por beleza.  A tradição se manteve até hoje nessa vila e a partir dos 5 anos de idade os colares já são colocados nos pescoços das meninas.

Por inúmeras razões, a tradição virou atração turística, Isso pode ser bom por um lado, mas por outro, pode gerar muitas dificuldades para essas pessoas que precisam se manter desta forma para atrair visitantes.  O povoado sobrevive da venda do artesanato e das visitas dos turistas.

Mulheres Girafa na Tailandia (3)

As crianças colocam argolas no pescoço, pernas e pulso.

Mulheres Girafa na Tailandia (4)

Na verdade o pescoço não aumenta, as argolas comprimem a clavícula. Retirar as argolas pode ser perigoso. Elas  precisam fazer isso com muito cuidado  por causa da atrofia dos músculos devido a falta de uso.

Mulheres Girafa na Tailandia

 

São centenas de visitantes que, assim como eu, passaram por lá.  Para chegar as aldeias é necessário contatar as agências de turismo de Chaing Mai, o preço vai depender do pacote contratado.

 

Leia mais sobre o dia a dia delas em http://casa.abril.com.br/materia/viagem-tailandia-e-as-mulheres-girafa

 

Vilma

Vilma Loureiro – Sou professora, economista e adoro viajar. Passo seis meses do ano fora do Brasil em longas viagens. Adoro poder dividir essas experiências com o maior número de pessoas possível.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.