Como comprar bilhete de metro em Paris

(atualizado em 2018)

Paris tem muitas linhas de metro e é o transporte ideal para quem quer cruzar a cidade. Rápido, bem sinalizado e relativamente fácil de usar.   Mesmo assim resolvi fazer este post para passar duas dicas importantes.  1. como comprar o bilhete  e 2. como descer na estação correta!

Como comprar bilhete de metro em Paris?

metro em Paris (10)

Dentro das estações você irá encontrar um guichê ou uma máquina.  Ambos vendem o bilhete. Normalmente o funcionário solicitará que você compre na máquina, mesmo podendo fazer a venda..  (Algumas entradas pequenas de metro não possuem máquina, então tenha sempre um bilhete a mais no bolso)

Primeiro escolha o idioma. Não, não tem português. É hora de gastar seu Espanhol, como todo turista brasileiro na Europa faz.     Li em algum lugar que somos uma das 5 nacionalidades que mais visitam Paris, sendo assim, não seria mal incluir português, mas enfim…

1. Escolha o idioma

Escolha o idioma girando a barra preta para cima ou para baixo.  Quando chegar no idioma de sua preferência, pressione a tecla verde.

metro em Paris (3)

 

2.  Selecione a compra dos bilhetes (ou recarregue seu passe Navigo – tema para outro post em breve)

Gire a barra preta para baixo para selecionar a compra de tickets e pressione a tecla verde a direita (no caso da foto, perdeu a cor, mas dá para imaginar. Algumas máquinas estão bem gastas)

metro em Paris (4)

3.  Selecione a opção desejada

São muitas.  Se você quer só o ticket simples para fazer uma viagem dentro de Paris, escolha a primeira opção Ticket t+,  que é valido para metro, tram, onibus e RER dentro de Paris.

metro em Paris (5)

Se você não for criança ou tiver dificuldades de mobilidade e outras opções a consultar no site do metro http://www.ratp.fr/, a opção é a tarifa cheia.metro em Paris (6)

 

4. Escolha a quantidade

Quanto mais comprar, mais barato vão custar.    Os bilhetes saem da máquina sempre individualmente. Escolha o booklet de 10 e sairão 10 bilhetes (e não um bilhete válido para 10 viagens, o que não serve para um casal)

Minha sugestão é comprar de 10 em 10 bilhetes caso não compre o Navigo.  Veja que não há vantagem em adquirir 20 bilhetes, apenas a comodidade.  10 bilhetes dá para 5 destinos, ideal para quem vai passear 2 ou 3 dias pela cidade. Se faltar ou se sobrar, é fácil resolver.

metro em Paris (7)

5. Insira o dinheiro, moeda ou cartão

Escolha a opção “com recibo”, sempre bom caso haja algum problema com os bilhetes.   Antes de começar a compra, verifique o tipo de pagamento que a máquina aceita.  Nem todas aceitam notas, nem todas aceitam cartão e nem todas aceitam notas acima de 10 euros.  Verifique tudo antes de iniciar a compra.

metro em Paris (2)

metro em Paris

Pegue os bilhetes que sairão no compartimento inferior.  O último a sair é o recibo que é um pouco maior que o bilhete de metro.

6. Valide o bilhete e conserve até o final do trajeto.  

Um fiscal poderá solicita-lo a qualquer momento ou a catraca da saída poderá requerê-lo.

Atenção: A porta do metro não abre automaticamente.  Há um botão próximo a maçaneta de abertura.  Aperte o botão para entrar no vagão e para sair também!

metro em Paris (11)

Não sente nas cadeiras dobráveis quando o vagão estiver lotado.  É a regra.

Clique aqui para saber onde ficar em Paris

Como descer na estação correta

Para circular de metro por Paris é bem fácil. Tenha sempre no bolso um mapa ou use o aplicativo offline Paris Metro Train Bus  (ou ambos).

Você pode fazer mil conexões, o importante é saber a direção final da linha e a estação que você deve descer – para cada trecho.

Por exemplo, ir na Champs Elysées usando a Linha 1 – La Défense – Chateau de Vincennes.

Se quiser descer na Champs Elysées e você estiver na Gare de Lyon, é só ir seguindo as placas La Défense dentro da estação da linha 1.   Ou seja, antes de começar o trajeto, decore ou anote: Linha 1,  direção La Défense, estação Champs Elysées.   Não tem erro.

Se tiver que fazer várias conexões, anote em algum lugar o número da linha, a direção e estação a descer.

Aplicativo com mapas de Metro, Trem e Onibus de Paris - Offline
Aplicativo com mapas de Metro, Trem e Onibus de Paris – Offline

 

metro em Paris (9)

O mesmo é válido para os ônibus.  Faremos um post em breve.

Site do metro http://www.ratp.fr/

Passeios em Paris

Caso prefira viajar com conforto e não fale inglês nem francês, para indicação de guias e tours com guias Brasileiros em Paris, nos envie um email maripelomundo@gmail.com

Paris em feriados e temporadas é uma cidade cheia, para não dizer lotada. As filas em alguns lugares chegam a passar de três horas.

Você pode comprar os tickets pela internet com antecedência.  Além de não perder tempo em fila, o lado bom é que você pode ler mil vezes as regras, restrições e informações e pagar com cartão. 

A dificuldade de comprar no local é entender tudo o que o vendedor fala, onde entra, qual horário, como cancela, etc. (em Francês ou algo parecido com Inglês, em alguns casos)

Há duas empresas renomadas que vendem tickets online. A Get Your Guide (em Dolar ou Euros) e a WePlann (em Reais e Parcelado) possuem uma variedade de passeios e ingressos.  Se tiver dúvida na compra online, pode nos contatar também.

Compre online com antecedência (em reais e parcelado)

Estes são os que realmente valem a pena comprar com antecedência porque geram um ticket online que é só apresentar na entrada (leia bem as regras de como recebe-los, confirma-los e utiliza-los. Se tiver duvida, a Weplann possui chat e email em Português para ajudá-lo)

Espetáculos

Refeições em Lugares Especiais

Compre online com antecedência (em dólares)

A Get your guide possui uma variedade de passeios e ingressos em Paris, com pagamento em dólar, mas também aceitam cartão de crédito.

  • Catedral de Notre Dame– A recomendação para a Catedral sem filas é a mesma que a Torre Eiffel. Vale a pena. Link para o passeio.
  • Museu do Louvre– as filas em alta temporada são enormes!! Não deixe de comprar com antecedência.  Há opções com áudio guide se preferir preço e compra
  • ingresso do Paris Museum Pass
  • Ônibus Turístico – ônibus de dois andares com teto aberto para embarcar e desembarque quantas vezes quiser em duas rotas (preço e compra
  • Subida no Arco do Triunfo– um passeio que pouca gente faz ou que conhece. O por do sol lá de cima é um show a parte se o dia estiver limpo. (preço e compra)

Compras– temos uma parceria com a Galeria Lafayette. Basta apresentar o cupom que você imprime em casa que terá direito ao brinde nas suas compras. O link do cupom está no post –http://www.maripelomundo.com.br/desconto-na-galeries-lafayette-para-leitores-do-mari-pelo-mundo/

E boa viagem!!!!

CLIQUE AQUI PARA RESERVAR COM AS MELHORES TARIFAS

Caso prefira organizar sua viagem com uma agência de turismo de confiança nos avise.  Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: contato@maripelomundo.com.br

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨Reserve seu HOTEL com o BOOKING. CLIQUE AQUI e confira as promoções
📱CHIP INTERNET ILIMITADA. Fique conectado durante toda a sua viagem. CLIQUE PARA COMPRAR.
🚘ALUGUE AQUI. Clique no link e confira o e-book com as dicas para quem aluga.
✈️PASSAGENS AÉREAS. Clique no link e faça sua pesquisa.
🎡ORLANDO E NOVA YORK - ingressos e tickets para dois dos destinos mais procurados no mundo. Aproveite o desconto especial nos parques da Universal. Utilize o cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM. Faça sua cotação e confira os melhores preços.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES. Clique aqui e consulte os passeios em diversas cidades do mundo todo.
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO. Clique aqui e consulte em diversas cidades do mundo todo.

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!