Europa

Visitando o Mosteiro da Batalha em Portugal

Marcela M. Litjens para o blog Mari pelo Mundo

Considerado uma das 7 maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória é mais conhecido como Mosteiro da Batalha. Localizado na cidade de Batalha, região central de Portugal, é um lugar lindo e vale a visita.

Visitando o Mosteiro da Batalha em Portugal

Foi construído por solicitação de D. João I em agradecimento à Virgem Maria pela vitória de Aljubarrota que garantiu a independência de Portugal.

Sua construção durou mais de 150 anos o que lhe configura uma mistura de estilos arquitetônicos. A sua visita é um tanto peculiar pois não existe um percurso único.

Ao contrário, cada uma das partes possui entradas distintas, confundindo os visitantes. Não é raro encontrar turistas perdidos dando a volta na imensa construção para saber o local de ingresso e esbarrando apenas em saídas.

Conhecendo o Mosteiro da Batalha

A bilheteria está localizada dentro da catedral sendo que esta tem visita gratuita. O ingresso dá direito à visita aos seguintes locais:

  • Capela do Fundador: localizada ao lado direito da catedral, esta capela com centro octogonal contem no centro o túmulo de D. João e sua esposa bem como membros da família real.

  • Claustro Real e Claustro de D. Afonso V: São dois claustros adjacentes de planta quadrada com um jardim central e rodeados por arcos. Os belos arcos quebrados do Claustro Real emolduram perfeitamente o jardim central e em um dos cantos localiza-se uma fonte.

  • Casa do Capítulo: Esta sala é também conhecida como Sala do Soldado Desconhecido. Foi antes a sala onde reuniam-se os monges e hoje possui o túmulo de dois soldados portugueses mortos durantes a 1ª Guerra. Bastante escura, a sala é guardada por soldados.

  • Capelas Imperfeitas: Estas capelas são as mais difíceis de serem encontradas. Estão adjacentes à igreja, mas seu acesso é feito por fora, depois de uma caminhada pela praça. Foram construídas por pedido do rei D. Duarte mas com a sua morte e também a morte do mestre Huguet ficou inviável a sua finalização. Falta a execução de sua abóboda e apenas no século XX foi colocado o túmulo do próprio rei D. Duarte e sua esposa D. Leonor.

Após a visita..

Aproveite para visitar as simpáticas lojinhas ao redor da Catedral e comer em um dos restaurantes da cidade. Nós experimentamos o Burro Velho. É muito bom e costuma estar bem cheio, procure fazer reserva para não ficar esperando (http://www.burrovelho.com).

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari pelo Mundo

As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.

Recent Posts

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

3 semanas ago

Roteiro na Irlanda – o que fazer na primeira viagem

Veja como foi nosso roteiro pela Irlanda: uma primeira viagem inesquecível. Foi mesmo uma viagem…

3 semanas ago

Arte em São Paulo: 20º SP Arte 2024 na Bienal – Edição Especial

Este ano a SP Arte foi uma edição comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória. …

4 semanas ago

O que você precisa saber antes de viajar para Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia? Existe uma diferença significativa entre o verão e…

1 mês ago

Trekkings em Ushuaia: Glaciar Martial vale a pena?

O Glaciar Martial fica no centro de Ushuaia, isso é uma vantagem grande.  Você pode…

1 mês ago

Verão em Ushuaia e 4 X 4 nos Lagos e outros passeios

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente A Terra do Fogo esta dividida…

1 mês ago