Visitando o Mosteiro da Batalha em Portugal

Marcela M. Litjens para o blog Mari pelo Mundo

Considerado uma das 7 maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória é mais conhecido como Mosteiro da Batalha. Localizado na cidade de Batalha, região central de Portugal, é um lugar lindo e vale a visita.

Visitando o Mosteiro da Batalha em Portugal

Foi construído por solicitação de D. João I em agradecimento à Virgem Maria pela vitória de Aljubarrota que garantiu a independência de Portugal.

mosteiro-da-batalha-fachada-principal-copy

Sua construção durou mais de 150 anos o que lhe configura uma mistura de estilos arquitetônicos. A sua visita é um tanto peculiar pois não existe um percurso único.

Ao contrário, cada uma das partes possui entradas distintas, confundindo os visitantes. Não é raro encontrar turistas perdidos dando a volta na imensa construção para saber o local de ingresso e esbarrando apenas em saídas.

mosteiro-da-batalha-capela-copy

mosteiro-da-batalha-m25

Conhecendo o Mosteiro da Batalha

A bilheteria está localizada dentro da catedral sendo que esta tem visita gratuita. O ingresso dá direito à visita aos seguintes locais:

  • Capela do Fundador: localizada ao lado direito da catedral, esta capela com centro octogonal contem no centro o túmulo de D. João e sua esposa bem como membros da família real.

m9-capela-e-tubulo-do-fundador-copy

  • Claustro Real e Claustro de D. Afonso V: São dois claustros adjacentes de planta quadrada com um jardim central e rodeados por arcos. Os belos arcos quebrados do Claustro Real emolduram perfeitamente o jardim central e em um dos cantos localiza-se uma fonte.

mosteiro-da-batalha-3

  • Casa do Capítulo: Esta sala é também conhecida como Sala do Soldado Desconhecido. Foi antes a sala onde reuniam-se os monges e hoje possui o túmulo de dois soldados portugueses mortos durantes a 1ª Guerra. Bastante escura, a sala é guardada por soldados.

mosteiro-da-batalha-m21

  • Capelas Imperfeitas: Estas capelas são as mais difíceis de serem encontradas. Estão adjacentes à igreja, mas seu acesso é feito por fora, depois de uma caminhada pela praça. Foram construídas por pedido do rei D. Duarte mas com a sua morte e também a morte do mestre Huguet ficou inviável a sua finalização. Falta a execução de sua abóboda e apenas no século XX foi colocado o túmulo do próprio rei D. Duarte e sua esposa D. Leonor.

mosteiro-da-batalha

Após a visita..

Aproveite para visitar as simpáticas lojinhas ao redor da Catedral e comer em um dos restaurantes da cidade. Nós experimentamos o Burro Velho. É muito bom e costuma estar bem cheio, procure fazer reserva para não ficar esperando (http://www.burrovelho.com).

mosteiro-da-batalha-2

marcela boli

Marcela M. Litjens.  Arquiteta e mãe de duas menininhas sapecas. Vivo em Portugal há um ano e, mesmo passeando sempre, acho que nunca irei conhecer todos os lugares incríveis que existem no país.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari pelo Mundo:
As colaboradoras e as Friends Connection de Mari Pelo Mundo compartilham o olhar e as experiências, contribuindo com o planejamento de viagens de pessoas que adoram se jogar nesse mundo.