Rússia – 4 Curiosidades sobre a Catedral de Cristo Salvador

A Catedral de Cristo Salvador em Moscou é uma das mais importantes da Rússia, disputando com a Catedral de São Basílio o título de “principal igreja da cidade”.

Suas cinco cúpulas douradas se destacam na paisagem de quem passeia pela cidade. A beleza e arquitetura da catedral também se destacam. O interior é riquíssimo em pinturas feitas pelos melhores pintores da Academia de Belas Artes da Rússia e por monges ortodoxos.

Considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia foi inaugurada em 1883, mas sua história começa muito antes disso.

E ainda mais curioso é a história de sua demolição e reconstrução.

 

1. A ideia da construção e a homenagem

Conforme a tradição russa, templos e construções de destaque no país são erguidos em honra aos acontecimentos históricos importantes.

A Catedral de Cristo Salvador é um desses exemplos e foi idealizada como uma homenagem aos soldados mortos em batalha contra o exército de Napoleão.

O decreto que determinava a intenção de construir o templo foi assinado pelo Czar Alexandre I, em dezembro de 1812.

 

2. A construção da Catedral

Alexandre I aprovou o local e a projeto para a nova Catedral em 1817, mas com a morte do czar o novo governante decidiu por um projeto completamente diferente. Assim um novo projeto foi a provado em 1832 pelo czar Nicholas I, e em 1839 a primeira pedra de fundação da igreja foi colocada.

Sua construção durou mais de 40 anos, e a Catedral somente foi consagrada em 1883, um dia antes da coroação do czar Alexandre III.

 

3. A demolição da Catedral

Porém a parte da história que mais me impressionou foi a completa demolição da Catedral em 1931.

Considerada um símbolo do império czarista pelo regime comunista, portanto algo completamente contrário aos novos ideais, a Catedral foi dinamitada.

Em 5 de dezembro de 1931 a catedral foi dinamitada, mas foi somente na terceira explosão que ela caiu.

Diz a lenda que nesse momento senhoras religiosas que olhavam do outro lado do Rio Moscou a destruição e davam adeus a sagrada Catedral, murmuram palavras para que os bolcheviques fossem castigados. Assim nenhuma outra construção poderia ser erguida no mesmo local, a não ser outra Catedral.

Os soviéticos tinham planos para construir um palácio no local do templo: o Palácio dos Soviets. Seria a maior construção de Moscou, com uma torre de 400 metros de altura e no topo da torre uma estátua de 98 metros de Lenin.

Um projeto bastante ambicioso. E que não deu certo. Dificuldades técnicas e o início da Segunda Guerra Mundial fizeram o projeto ser abandonado.

Mas entre 1958 e 1960 um novo destino foi dado ao local da Catedral. Ali foi construída uma enorme piscina pública. E aqui mais uma história curiosa. Diz-se que os antigos habitantes da região olhavam para o vapor que saia da piscina e viam um contorno que parecia com a silhueta da Catedral. A Piscina Moskva funcionou até 1994.

 

 

4. A Reconstrução

Com a queda da União Soviética surgiu na capital um movimento para a reconstrução da Catedral. E com o apoio da sociedade a ideia foi para frente.

Assim, no ano 2000 uma réplica idêntica a original foi inaugurada no mesmo local. A Catedral de Cristo Salvador volta a se destacar na paisagem de Moscou e ocupar o lugar de um dos mais importantes templos da Igreja Ortodoxa Russa.

 

 

Curiosidades: A Catedral em números

Mais alto templo ortodoxo do mundo, a Catedral de Cristo Salvador tem 103,40 metros de altura.

A Catedral de Cristo Salvador tem capacidade para 15.000 pessoas e é iluminada por 2.500 lâmpadas.

A Catedral abre de terça a domingo das 10:00 as 17:00 e as segundas das 13:00 as 17:00 horas.

Vale muito a pena fazer a visita e conhecer a história.

 


Se você está planejando sua viagem para Rússia acompanhe as dicas dos próximos posts no blog. Confira também como ficar conectado durante todo o tempo com o chip da MySimTravel. Clique aqui para detalhes.

Para reservar e consultar os melhores hotéis clique aqui.


Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem? 

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

 

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.