Planeje-se para passar o Natal em Paris

Paris já é uma cidade linda, no natal então é maravilhosa!  A cidade fica toda decorada e cheia de mercados de natal.  A noite, a cidade luz, fica ainda mais iluminada, se é que isso é possível!  (O mesmo não acontece no Ano Novo. Não há festas nem fogos a meia noite, os fogos e shows acontecem no dia 14 de Julho e não no Ano Novo, não se engane. Paris é bela no Natal.)

Galerie Lafayette
Galerie Lafayette  Foto: Mari pelo Mundo

Nossas dicas

Programe-se para viajar na primeira quinzena de Dezembro, pois na segunda quinzena as crianças francesas entram em férias e tudo fica mais cheio, quando não lotado!  Filas por todo lado. É nessa hora que a magia do Natal desaparece.

Apesar de ser uma época mais fria, é uma ótima opção de destino para ir com as crianças.  Há muitas atividades acontecendo em vários lugares, pistas de patinação no gelo, vitrines decoradas, e muito mais.

Uma outra coisa importante! Os parisienses ficam mais abertos e simpáticos. É o espirito do Natal chegando.  Gostamos tanto que iremos novamente.

Principais atrações

Além dos tradicionais carrosséis que são montados nas praças, neste período há alguns passeios clássicos:

– Mercados de Natal

São vários mercados espalhados pela cidade.   Nossos preferidos em 2014 foram: Marché de Noel des Champs-Elysées (apesar de ser o mais lotado, é o maior e mais animado) e Marché de Noel “L´Arche de Noel” a La Défense.

O Marché do Trocadéro e de Montparnasse também são interessantes, são famosos mas são menores.   Todos os outros são bons também, mas não se destacam como o da Champs-Elysées e o de La Défense.  Veja a lista dos Mercados de Natal:

Marche de Noel
Marche de Noel L´Arche de Noel a La Defense  –   Foto: Mari pelo Mundo

 

  • Marché de Noel “L´Arche de Noel” a La Défense
  • Marché de Noel des Champs-Elysées
  • Marché de Noel “Le Village du Père Noel” a la Place Saint-Sulpice
  • Marché de Noel “Le Village du Père Noel” Place Saint-Germain-des-Prés
  • Marché de Noel de Montmartre
  • Marché de Noel Notre-Dame
  • Marché de Noel de Montparnasse
  • Marché de Noel à la Gare Saint-Lazare
  • Marché de Noel à la Gare de l´Este
  • Marché de Noel sur Place de la Nation
  • Marché de Noel a Sevres
  • Marché de Noel au Trocadéro

– La Grande Roue de la Concorde à Paris

Como acontece todos os anos, a Grande Roda-Gigante do La Concorde volta a funcionar durante os feriados de final de ano, como parte do mercado de Natal na Champs-Élysées. Este ano funcionará de 13 de Novembro de 2015 a Março de 2016.
Com  70 metros de altura, a roda-gigante tem vista para a Place de la Concorde, Madeleine, o Jardin des Tuileries e a Champs Elysees, lindamente iluminada para as festas.

Preço total: 10 euros (a confirmar)  Apesar da fila ser grande, anda relativamente rápida.  São duas voltas completas, suficientes para lindas fotos.

La grand Roue Concorde
La grand Roue Concorde

– Patinação no gelo

São várias pistas de patinação espalhadas pela cidade.  A mais famosa é a instalada em frente ao Hotel de Ville (Prefeitura).   Há também pistas menores nos principais Marches de Noel.   Em 2015 a novidade foi a Pista de Patinação no primeiro andar da Torre Eiffel.   Nós fomos testar.  Paga-se para subir na torre, mas não para patinar. O vento e o frio são de enlouquecer, mas a pista e a vista que se tem lá de cima também, então valeu muito a pena.

Patinoire - Tour Eiffel
Patinoire – Tour Eiffel   Foto: Mari pelo Mundo

– Vitrines e decorações de natal

As crianças amam as vitrines da Galerie Lafayette.  Há um patamarzinho especial para os pequenos conseguirem enxergar.   Vá na primeira quinzena de dezembro que é mais tranquilo.  Quando começam as férias dos parisienses, ver as vitrines pode ser um programa bastante concorrido.   São várias vitrines.  Na foto temos apenas uma delas.  A maioria é animada.  Veja o vídeo.

Galerie Lafayette
Galerie Lafayette     Foto: Mari pelo Mundo

 

Assista o video

– Igrejas com presépios (Crèche de Noël)

Paris tem muitas igrejas e são todas lindas.  No Natal, a maioria das igrejas monta o presépio, em francês chama-se Crèche.

Creche de Noel - Presépio
Creche de Noel – Presépio    Foto: Mari pelo Mundo

– Noel na Disney Village

Na Disneyland Paris de 7 de Novembro de 2015 a 7 de Janeiro de 2016 já está confirmada a programação de Natal.  Dica de quem mora em Paris: Coloque roupa de neve nas crianças e divirta-se a vontade.  É muito frio e venta bastante, mas estando protegido, não há problema.  A decoração vale a pena.

Disneyland Paris
Disneyland Paris – Small world     Foto: Mari pelo Mundo

Alguns sites interessantes

Alguns sites interessantes com informações super atualizadas da programação de Natal em Paris (use o tradutor do google se ficar em dúvida)

http://www.parisinfo.com/decouvrir-paris/les-grands-rendez-vous/noel-a-paris

http://www.marches-noel.org/marches-de-noel-a-paris/

http://www.evous.fr/Noel-a-Paris.html

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!