Passeios na California: Ilha de Alcatraz em São Francisco

postado em: Américas, Destinos, O que fazer 0

A ilha de Alcatraz é um dos pontos turísticos mais visitados por quem vai a São Francisco. As histórias e os mitos da ilha que abrigou uma prisão federal por 30 anos, tida como a mais segura de todas, gera curiosidade e fascina pessoas de todo o mundo.

AlcatrazAlcatraz

Ilha de Alcatraz em São Francisco

O passeio dura aproximadamente 2 horas e meia, saindo do Pier 39 em diversos horários. A beleza do passeio começa já na saída do barco, pois a vista da baia de São Francisco é maravilhosa para todos os lados que você olha. Por isso prepare a máquina fotográfica!

Alcatraz - visto do barco
Alcatraz – visto do barco

Chegando à ilha a vista da cidade também é de tirar o fôlego, e na visita vale a pena ouvir as histórias e mitos sobre o lugar e seus famosos habitantes durante o período em que funcionou como presídio.

Histórias como o privilégio de banhos quentes dados aos prisioneiros no intuito de não deixar que acostumassem o corpo a água fria e com isso reprimir as tentativas de fugas pelas águas frias e as fortes correntes marítimas da baía de São Francisco.

Histórias também dos famosos presos que passaram por ali como o gangster Al Capone, Robert “Birdman” Stroud, Alvin “Creepy” Karpis entre outros.

Um pouco da história de Alcatraz

A ilha de Alcatraz é parte importante da história americana, ainda no século XIX serviu de ponto estratégico de defesa do território da Califórnia, que com descoberta de ouro na região era alvo de exploradores e aventureiros.

Em 1853 foi construída na ilha uma fortificação militar, que já em 1868 foi transformado em um complexo penitenciário, que inicialmente serviu de cadeia para muitos indígenas marginalizados com a expansão norte-americana.

AlcatrazAlcatraz

Depois de uma grande expansão nas alas do presídio, lendas surgiram de que o espaço entre as alas de detentos escondia uma antiga estrutura subterrânea onde os presos eram torturados.

A Crise de 1929 trouxe aos Estados Unidos uma elevação das atividades criminosas, e em 1934 Alcatraz foi transformada em cadeia federal, com regras rígidas fazendo do lugar um presidio de segurança máxima, tido como um dos mais seguros do mundo e a prova de fugas.

Mesmo assim, nos 29 anos em que Alcatraz funcionou como penitenciária federal, ocorreram 14 tentativas de fugas. Oficialmente todas frustradas.

Em 1963 o presídio foi fechado.  Depois disso um projeto de construção de um centro cultural, ecológico e educacional não conseguiu se sustentar e assim a partir de 1976, a Ilha de Alcatraz foi transformada em patrimônio histórico e um enigmático e extremamente popular ponto turístico.

Os filmes em Alcatraz

O fascínio das histórias e mitos de Alcatraz também geraram filmes de sucesso com grandes nomes do cinema.  Entre eles “A Rocha” de 1996 com Sean Connery é um filme de muita ação e suspense.

“O Homem de Alcatraz” de 1962 é estrelado por Burt Lancaster, e é baseado na história de Robert “Birdman” Stroud, que ficou preso em Alcatraz por 17 anos.

Alcatraz - interior da prisaoAlcatraz – interior da prisão

Em “Alcatraz – Fuga Impossível”, Clint Eastwood vive um detento que consegue escapar da lendária prisão à prova de fugas. O filme é de 1979, e também é baseado na história real de outro detendo, Frank Morris, que tentou escapar de Alcatraz em 1962 e oficialmente foi declarado como morto em decorrência da fuga.

Alcatraz_presos famosos
Alcatraz presos famosos

Dicas:

  • Compre o ticket pela internet, pois principalmente em fins de semana e feriados é possível que você não encontre disponibilidade por causa da grande procura pelo passeio.
  • Não é um passeio para crianças pequenas, mas os meninos a partir de uns 10 ou 11 anos vão gostar muito!
  • Leve um casaco corta vento, você vai precisar dele no barco e na ilha, pois venta muito o ano todo!

Alcatraz - as celasAlcatraz – as celas

Sites de interesse

Site oficial da Ilha de Alcatraz http://www.nps.gov/alca/index.htm

Um dos sites de venda de tickets (há vários, consulte os preços) www.alcatrazislandtickets.com

Onde Ficar para aproveitar São Francisco

Para o seu roteiro em São Francisco o ideal é escolher um hotel bem localizado, próximo às estações de Cable Car, ou próximo ao Pier. Aqui algumas sugestões que separamos de bons hotéis muito bem localizados.

Leia também


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não deixe de viajar sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail [email protected] ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para [email protected].

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.