A Gruta da Lapinha fica no Parque Estadual do Sumidouro em uma área de proteção ambiental. Foi descoberta em 1835 por Peter Lund e eleita como uma das sete maravilhas da Estrada Real.
Visitar a Gruta é realmente um passeio imperdível para as crianças e adultos. Fica relativamente perto do centro de Belo Horizonte e é muito fácil chegar e fazer a visita.
A Lagoa Santa ficou conhecida por causa do trabalho do pesquisador dinamarques Peter Lund que coletou mais de 14 mil peças ósseas e catalogou espécies nas grutas da região.
A Gruta da Lapinha possui 511 metros de extensão, um sistema de iluminação artificial e um conjunto de cortinas. É um maciço de calcário formado há 600 milhões de anos, pelos restos do fundo do mar.
O passeio dura em média 50 min e acontece de uma em uma hora nos finais de semana e de 30 em 30 nos dias de semana. A visita é paga, mas o valor vale muito a pena.
Não é necessário agendar. É preciso chegar antes das 16h, passar no guichê e fazer o credenciamento. Sem sapatos fechados, a visita não pode ser feita. Chegue um pouco antes da hora para ter tempo de fazer o credenciamento e colocar o equipamento de segurança.
A Gruta da Lapinha fica a 15 km do aeroporto de Confins. Fizemos o passeio com um táxi contratado que nos levou para a Pampulha e depois para a Lagoa Santa onde fica a Gruta da Lapinha.
É possível fazer o mesmo trajeto de ônibus, carro ou excursão. Terminada a visita, fomos direto para o aeroporto de volta para São Paulo. A Gruta fica a 35 minutos do aeroporto de Confins.
Endereço: Rua do Rosário Funciona de terça a domingo.
Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
Além da Gruta da Lapinha, no Parque Estadual há o Museu Peter Lund inspirado na trajetória do naturalista dinamarques.
Há também o Museu Arqueológico da Lapinha – com uma arquitetura em forma de castelo europeu. Aqui se guarda a ossada do Homem de Lagoa Santa, datada com mais de 10 mil anos. (A fossil Luzia foi encontrada a poucos quilometros da Lagoa Santa)
Fomos com três crianças e a ideia era fazer passeios com conforto para que os adultos pudessem descansar também. Foram três dias intensos mas muito gostosos. Vimos os principais pontos turísticos da cidade e ficamos com vontade de voltar em breve.
Uma lista do que é possível fazer com conforto na cidade em um final de semana prolongado e com crianças!
Onde comer
Não há onde comer na Gruta da Lapinha. Há um restaurante a 400 metros de distância e a cidade de Lagoa Santa a uns 10 km.
Da lista de passeios acima, praticamente todos são gratuitos ou baratos. Os voos, se comprado com antecedência também tem ótimos preços. Somando isso tudo, minha sugestão é investir em um bom hotel, bem localizado, com lazer e ar condicionado.
Radisson Blu Belo Horizonte Savassi
Mercure Belo Horizonte Lourdes
Quality Hotel Pampulha & Convention Center
Tryp by Wyndham Belo Horizonte Savassi
Há algumas dicas super importantes para quem vai visitar Belo Horizonte. Fique atento as subidas e descidas, 300 metros no mapa pode significar 300 metros de subida.
Há épocas de calor intenso. Leve chapéu, filtro solar e beba bastante água. Belo Horizonte é uma cidade relativamente segura, mas como toda cidade grande, fique atento a bolsa, celulares e dinheiro.
Utilize transporte credenciado, dê preferência aos taxis oficiais, embora os aplicativos funcionem muito bem. Organizamos os passeios com taxi, 99 e uber. Para ir a Gruta da Lapinha e Pampulha, agendamos um taxi das 10h00 da manhã até as 15h00. Valeu a pena.
Se precisar de indicação da agência que eu utilizei para organizar minha viagem e outras que conheço que vendem ou fazem reservas de hotel e passeios nos envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
Instagram @maripelomundo.blog Facebook Mari Pelo Mundo
Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br
comentario(s)
O Hoteis.com tem se tornado preferencia de várias pessoas. Os sites agregadoras tem suas vantagens…
Receber amigos em casa é sempre uma delícia, mas quando eles vêm de fora e…
Quem nunca sentiu aquele impulso de começar a aprender um novo idioma? Eu comecei minha…
Minha participação no FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2025 foi, sem dúvida,…
As festas de final de ano agitam a serra gaúcha, principalmente como o Natal Luz…
É unanime! É uma viagem transformadora! Roteiro para o Japão: Como organizar a sua viagem…