O que fazer em Praga: Dicas para a primeira viagem

postado em: Europa 0
Praga é uma cidade linda, histórica, diferente de muitas cidades Européias. Parece mais dramática.  Compartilho a minha experiência e fico a disposição para indicar agencia ou ajudar com um ROTEIRO PERSONALIZADO * Entre em contato por WhatsApp Se quiser montar a viagem sozinha, segue uma lista de hotéis bem localizados e passeios.
Em 1993 a Tchecoslováquia se dividiu em República Tcheca e Eslováquia.   A principal cidade é Praga.   Se tiver tempo de ficar pelo menos uma semana na República Tcheca, aproveite para conhecer České Budějovice, Český Krumlov, Brno, Pilsen e Kutná Hora.
Este é um mapa com as principais atrações.  Ou seja, é possível fazer tudo caminhando.
É uma cidade tranquila para visitar por conta própria.  Fui com um mapa na mão, e em pouco tempo consegui pegar os bondes, caminhar pela cidade, e conhecer os pontos principais sozinha.  Visitei o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito.
Como eu tinha uma amiga morando na cidade, caminhamos um dia inteiro e ela foi me guiando pela Ponte Carlos, pela Praça antiga, e o Relógio Astronômico.  Acho super importante agendar um tour guiado para conhecer melhor a cidade.
O Relógio Astronômico de Praga é o relógio medieval mais famoso do mundo.  De 1410, foi construído pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI. A lenda diz que, para que Hanus não repetisse sua obra, os vereadores o deixaram cego.  O relógio tem figuras animadas (4 personagens). Uma multidão fica na Praça da Cidade Velha esperando a hora cheia para ver os doze apóstolos.
Confesso que quase não vi a movimentação dos personagens. Mas, como turista, é necessário! 🙂

Planejando a viagem – Informações úteis 

  • Idioma: Tcheco
  • Moeda: Coroa Checa Koruna Česká (Kč). É mais vantajoso trocar o dinheiro em Praga do que no Brasil. O melhor é trocar nas casas de câmbio próximas ao centro da cidade . Os bancos costumam cobrar 2% de comissão e os hotéis e agências do aeroporto não oferecem as melhores taxas.
  • Visto: Brasileiros não precisam de visto para estada até 90 dias
  • Site do Ministério
  • Saúde: nenhuma vacina é obrigatória – (exceto para COVID-19)
  • Passaporte com mínimo de 6 meses de validade
  • Seguro saúde com cobertura mínima de 30.000 reais
  • Clima: invernos de 2 a 5 graus e verão que pode chegar a 40 graus. Maio e junho são os períodos de mais chuvas.
  • Endereço da estadia
  • Não deixe de viajar sem ter um chip com internet ilimitada (preço e compra) 

Como chegar em Praga

Não há voos diretos do Brasil para Praga. As escalas são feitas na Alemanha, Suíça, França, Holanda ou Espanha. O Aeroporto chama-se Aeroporto de Ruzyne, PRG e fica a 15 quilometros da cidade.  A Easyjet, Vueling e Wizzair são lowcosts que voam para Praga.

De trem, tem fácil conexão por Viena e Budapeste.

Como se locomover em Praga

Do Aeroporto para o centro, você pode contratar um transfer. Vai sair em torno de 25 euros. O taxi sai em torno de 35 euros dependendo do lugar que for seu hotel. O Onibus Airport Express custa em torno de 4 euros e leva até a estação central. ou há várias linhas de onibus que vao para o centro da cidade.   A opção mais cômoda é agendar um transfer para evitar perrengues.

Transporte público

Você pode usar o bonde, onibus e metro por 30 minutos com um bilhete de 5 reais mais ou menos ou 90 minutos, o que custa 6,80.  O melhor é o abodo de três dias, 66 reais, valido por 72 horas.  Há o diário também vale a pena.

Praga tem Metro, Bonde, ònibus, Taxi, Funicular.  São 3 linhas de metro e 61 estações.  Já é o suficiente para você circular por toda a cidade. Para um trajeto ou outro, use os bondes. Os onibus são mais utilizados pelos locais.

Taxi: Evite golpes

  • Veja o letreiro indicativo, o número da licença e o nome da companhia e o taxímetro no zero ao começar um trajeto.
  • Peça sempre o recibo do taxímetro – Preço por quilômetro28 (R$6).
  • ProfiTaxi: (+420) 844 700 800  CityTaxi: (+420) 257 257 257    TaloTaxi: (+420) 244 114 411.

Desde 1891, o funicular é a forma mais prática de chegar no alto de Petřín.  O funicular funciona todos os dias, das 9:00 às 23:30 horas.

Onde ficar em Praga

Verifique quais os melhores preços e reserve pelo seu site preferido – Não esqueça de usar nossos links para ajudar o blog! 🙂

Os lindos e elegantes

Custo benefício

Top 10 – os imperdíveis na cidade

  • Ponte Carlos
  • Torre da Pólvora
  • Praça da Cidade Velha
  • Castelo de Praga
  • Catedral de São Vito
  • Rua do Ouro
  • Praça Venceslau
  • Cemitério Judeu
  • Teatro Negro de Praga
  • Rio Moldava

Passeios para comprar com antecedência

O cartão Prague Card permite o acesso às melhores atrações de Praga, incluindo o Castelo de Praga, as cinco sinagogas, o Cemitério Judeu, o Palácio Lobkowicz e muitos outros lugares. É imprescindível!

Compre pelo menos um ou dois passeios para poder conhecer um pouco mais da cidade. Todo o restaurante você pode fazer caminhando.

Um pouco mais longe…

Internet em Praga

Usamos omeuchip .  Funcionou super bem em toda a viagem.   Meu celular é dualchip, então tive que tirar os dois e deixar só o novo e ativar o roaming (se não fizer isso não funciona).  O valor compensou pela tranquilidade. Testado e aprovado, tem link no blog e na bio e desconto de 15% com o cupom “descontompm”.   As vezes tem promoção, então me manda uma mensagem que eu aviso quando sair mais promoção (se a sua viagem não estiver próxima. Tem que calcular o tempo de entrega pelos correios.

Sempre perguntam se vale a pena o chip.  Eu acho que vale, não preciso ativar plano mensal extra para internet limitada, não preciso ficar perdendo tempo da viagem para comprar chip local e adivinhar como configura.  Tenho comprado o chip para todas as viagens há vários anos e estou muito satisfeita.

Use os links do blog para nos ajudar a continuar dando dicas gratuitas para os viajantes.

clica aqui para ir direto para o link.

Onde comer em Praga

A gastronomia tcheca tem como base a carne de porco, frango e vaca. O prato mais típico é o goulash. A cerveja mais conhecida é a Pilsner Urquell,  Fique atento as contas e peça sempre recibo e confira.

Praga tem ótimos restaurantes.   Os doces eu não gostei muito, mas posso não ter tido sorte nas escolhas.

Melhor época para visitar e Feriados Fixos e Móveis

  • Segunda-feira de Páscoa: data variável.
  • Sexta-feira Santa: data variável.
  • Dia do Trabalho: 1º de maio.
  • Dia da Libertação: 8 de maio. Festa em lembrança da libertação da Tchecoslováquia por parte dos exércitos aliados em 1945.
  • Dia de São Cirílio o e São Metódio: 5 de julho. Celebração em lembrança da chegada dos predicadores Cirílio e Metódio, criadores do primeiro alfabeto eslavo em 863.
  • Dia do Mestre Jan Hus: 6 de julho. Aniversário da morte na fogueira do importante reformador religioso Jan Hus.
  • Dia do Estado Tcheco: 28 de setembro. Dia em homenagem ao padroeiro da Nação Tcheca.
  • Dia da Fundação do Estado Tchecoslovaco Independente: 28 de outubro. Celebração da fundação da Tchecoslováquia em 28 de outubro de 1918.
  • Dia da Luta pela Liberdade e pela Democracia: 17 de novembro. Dia em homenagem aos estudantes checos que se mantiveram firmes ante os regimes nazista e comunista.

Compartilho a minha experiência e fico a disposição para indicar agencia, guia ou ajudar com um ROTEIRO PERSONALIZADO * Entre em contato por WhatsApp

 

Livros e viagens

A Insustentável Leveza do Ser ” é um livro publicado em 1984 por Milan Kundera. O romance se passa na cidade de Praga em 1968 e narra a história de: Tomás, Teresa, Sabina e Franz. O romance nos mostra como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável. Apenas, talvez, a vivacidade e a mobilidade da inteligência escapam à condenação – as qualidades de que se compõe o romance e que pertencem a um universo que não é mais aquele do viver” (Seis propostas para o próximo milênio). O livro, de 1982, tem quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.

Livro – clique aqui para comprar. Vale a pena ler antes de visitar a cidade

Se sua escala for em Paris, aproveite para ler este

Livro – Paris é uma festa de Hemingway

Seguro viagem para Europa – cobertura Covid-19. Quanto custa?

O site consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem! Faça sua cotação e garanta o menor preço. Eles trabalham com as maiores e melhores seguradoras focadas no segmento!


 

 

Vale a pena utilizar apenas o seguro de viagem do cartão de crédito?

O benefício oferecido por algumas categorias de cartões pode até parecer economia, mas a cobertura disponibilizada pode ser insuficiente para a viagem planejada. Nas principais empresas do mercado – como Visa, Mastercard, American Express – esse serviço está disponível apenas para portadores das bandeiras superiores, como platinum e black.

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO 

Editar
🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠Guias de Viagem PDF – Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO – cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer – cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM – cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO – EUA

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: [email protected]

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!