O Festival Japan Matsuri em São Paulo

Se você quer mudar um pouco os programas infantis e fugir dos shoppings,  busque pela palavra Matsuri em São Paulo.  Há muitos festivais japoneses acontecendo na cidade ao longo do ano.   Vamos falar neste post sobre um deles, o Japan Matsuri.

A divulgação não costuma ser tão ampla e por isso, você que deve ir atrás.  Vale muito a pena.  Se tiver crianças, leva-as também.  Será um passeio pelo Japão, sem sair da própria cidade.   Geralmente os festivais  compreendem quatro principais áreas: shows, exposições e workshops, gastronomia e bazares.  Variam de tamanho, mas todos são bons.

Os festivais são simples, comida típica sem luxo, preços ótimos, produtos de qualidade e muita atividade cultural.

Japan Matsuri em Osasco (Copy)

Japan Matsuri da ACENBO

Em junho deste ano fomos no Japan Matsuri, que é um festival da cultura japonesa idealizado pela ACENBO (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) desde 2007. A primeira edição ocorreu em 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.  Mostramos o Japan Matsuri no snapchat maripelomundo.

Associação Japonesa (Copy)

Este, em particular, é bem grande.  São dois dias de festival, uma programação musical e cultural que acontece de hora em hora no palco, além das oficinas.  Muitas mesas para as famílias passarem o dia e fazerem as refeições. O estacionamento é sempre bem organizado e a entrada este ano custou de $5 a $10 reais. Crianças não pagam.

Japan Matsuri (Copy)

As atrações de palco da cultura nipo-brasileira são bem variadas.  Esse ano teve muita música Sertaneja e Pop, mas sempre cantadas por japoneses descendentes.

Show Musical no Japan Matsuri (Copy)

No encerramento, foi apresentada a dança do Dragão Chinês. Ou seja, a programação agrada todo tipo de público.Dragão (Copy)

Tudo muito organizado. Apesar do grande volume de pessoas, há equipe médica e uma organização bem interessante para controle de bebidas alcoólicas.  Isso faz com que o evento mantenha sua característica de ser um evento familiar.

Infraestrutura (Copy)

Setor gastronômico

Claro que este é o preferido dos visitantes. Há todos os tipos de comidas japonesas. Para comer no local ou levar para casa.  Muita coisa gostosa.  Para quem não aprecia, há outras opções também, como brigadeiro e gelatto.   Mas é uma ótima oportunidade para apresentar novos sabores às crianças.

Comidas no Japan Matsuri (Copy)Comidinhas no Japan Matsuri (Copy)

Há um setor de bazares com venda de produtos artesanais e chineses. Há também uma barraca de vídeos e filmes japoneses (adoramos, minha filha já assistiu vários) e muita miúdesa.  Essa parte poderia ser melhor, mas mesmo assim, difícil não querer comprar uma coisinha…

Evento anual Japan Matsuri

O deste ano já acabou, mas o importante é ficar atendo para o próximo, que deve ocorrer em junho de 2017.  No entanto, há muitos outros festivais ocorrendo na cidade de São Paulo e também há feiras livres aos finais de semana, na Liberdade, o bairro japonês de São Paulo.

Link para o site Japan Matsuri

Japan Matsuri em Osasco (2) (Copy)

Japan Matsuri (2) (Copy)As oficinas e workshops e fotos

Crianças e adultos aproveitam os workshops para aprender um pouco mais sobre as artes japonesas como: pintura, origami, trabalhos manuais, montagem de pipas, kirigami e mangá.

Há também Bonsai e Ikebana.

Bonsai no Japan Matsuri (Copy)

Ikebana no Japan Matsuri (Copy)IMG_2994 (Copy)

Kirigami no Japan Matsuri (Copy)

Mensagens na árvore (Copy)Oficina de pipas no Japan Matsuri (Copy)Origami no Japan Matsuri (Copy)

Você conhece algum?  Compartilhe conosco, deixe um comentário.

Link para o site Japan Matsuri

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!