Melhores Cafés em Portugal: A Brasileira em Lisboa

Um dos cafés mais famoso em Lisboa chama-se “A Brasileira”. A Brasileira em Lisboa foi fundada em 1905 e fica na Rua Garrett, no Largo do Chiado.

Uma breve história

“A Brazileira do Chiado” como era chamada antigamente, vendia o “genuíno café do Brasil”, produto muito pouco apreciado antigamente.

Foi fundada por Adriano Soares Teles do Vale, que nasceu na mesma região dos familiares de Fernando Pessoa, frequentador mais famoso da casa.  Adriano foi para o Brasil por um tempo e depois regressou a Portugal, onde começou a vender café importado do Brasil.

Como amava a música e a arte, fez da Brasileira do Chiado o primeiro museu de arte moderna em Lisboa.   E, por isso, a Brasileira ficou tão famosa entre os escritores e artistas.

 

A Brasileira em Lisboa

 

A Brasileira em Lisboa hoje

Hoje é um café frequentado por turistas e moradores.  Muita gente senta para tomar um cafezinho e fazer algumas fotos.  Alguns mais idosos ficam por horas vendo o movimento, folheando o jornal e tomando seu café.   É um lugar muito simpático, a vontade, e lindo.   As mesas são bem pequenas e agrupadas em 3, então prepare-se para ter companhia a seu lado, o que é muito bom na maioria das vezes.

O preço é super justo.  Nada além do que se encontra em outros lugares só que em um ambiente super diferente.   Muitos dos garçons são brasileiros.

Combinamos de encontrar com amigos neste café (sendo um deles o nosso colaborador aqui do blog Victor Kloeckner) e foi um encontro perfeito.  A tosta e a meia de leite estavam ótimas e a conversa também.

A Brasileira – detalhes do teto
A Brasileira – salão interno

 

No menu há os cafés tradicionais, as tostas, torradas, pastéis de nata, doces, drinks e sucos.  Há muita variedade.

Se estiver frio, acomode-se no restaurante e se estiver calor, aproveite a esplanada. Há várias mesas do lado de fora, ao lado da Estátua do Fernando Pessoa.

A Brasileira – Menu
A Brasileira – mesa

 

Fernando Pessoa

Não tem como errar o local porque logo na frente do café está a famosa estátua de Fernando Pessoa, que, dependendo do dia, há uma grande fila para tirar uma self sentado ao lado dele.  A mão está brilhando, muitas pessoas o cumprimentam! : )

Estatua do Fernando Pessoa

 

Como chegar

O Café fica no largo do Chiado. O metro linhas: azul e verde passam por lá.  Se estiver na Baixa, vá caminhando, se estiver em qualquer ponto da linha do ônibus 28, desça no Chiado.

Bonde 28

 

Muitos passeios em um único local

Além do café, aproveite para visitar a praça, o Armazém do Chiado (Shopping), andar de Bonde Eléctrico 28, ver a estátua do Fernando Pessoa e caminhar pela Rua Garett.

Chiado
Lardo do Chiado

 

Se quiser, visite também a Pastelaria Benard logo ao lado, uma das mais antigas. (veja nosso post)  Do lado direito do Hotel da foto. A brasileira é do lado esquerdo do Hotel.

Subindo Largo do Chiado

 

Você já foi? Conte para a gente o que achou!

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Mari Christine

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!

Recent Posts

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

3 semanas ago

Roteiro na Irlanda – o que fazer na primeira viagem

Veja como foi nosso roteiro pela Irlanda: uma primeira viagem inesquecível. Foi mesmo uma viagem…

3 semanas ago

Arte em São Paulo: 20º SP Arte 2024 na Bienal – Edição Especial

Este ano a SP Arte foi uma edição comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória. …

4 semanas ago

O que você precisa saber antes de viajar para Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia? Existe uma diferença significativa entre o verão e…

1 mês ago

Trekkings em Ushuaia: Glaciar Martial vale a pena?

O Glaciar Martial fica no centro de Ushuaia, isso é uma vantagem grande.  Você pode…

1 mês ago

Verão em Ushuaia e 4 X 4 nos Lagos e outros passeios

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente A Terra do Fogo esta dividida…

1 mês ago