Melhores Cafés em Portugal: A Brasileira em Lisboa

Um dos cafés mais famoso em Lisboa chama-se “A Brasileira”. A Brasileira em Lisboa foi fundada em 1905 e fica na Rua Garrett, no Largo do Chiado.

Uma breve história

“A Brazileira do Chiado” como era chamada antigamente, vendia o “genuíno café do Brasil”, produto muito pouco apreciado antigamente.

Foi fundada por Adriano Soares Teles do Vale, que nasceu na mesma região dos familiares de Fernando Pessoa, frequentador mais famoso da casa.  Adriano foi para o Brasil por um tempo e depois regressou a Portugal, onde começou a vender café importado do Brasil.

Como amava a música e a arte, fez da Brasileira do Chiado o primeiro museu de arte moderna em Lisboa.   E, por isso, a Brasileira ficou tão famosa entre os escritores e artistas.

 

A Brasileira
A Brasileira em Lisboa

 

A Brasileira em Lisboa hoje

Hoje é um café frequentado por turistas e moradores.  Muita gente senta para tomar um cafezinho e fazer algumas fotos.  Alguns mais idosos ficam por horas vendo o movimento, folheando o jornal e tomando seu café.   É um lugar muito simpático, a vontade, e lindo.   As mesas são bem pequenas e agrupadas em 3, então prepare-se para ter companhia a seu lado, o que é muito bom na maioria das vezes.

O preço é super justo.  Nada além do que se encontra em outros lugares só que em um ambiente super diferente.   Muitos dos garçons são brasileiros.

Combinamos de encontrar com amigos neste café (sendo um deles o nosso colaborador aqui do blog Victor Kloeckner) e foi um encontro perfeito.  A tosta e a meia de leite estavam ótimas e a conversa também.

A Brasileira - detalhes do teto
A Brasileira – detalhes do teto
A Brasileira - salao interno
A Brasileira – salão interno

 

No menu há os cafés tradicionais, as tostas, torradas, pastéis de nata, doces, drinks e sucos.  Há muita variedade.

Se estiver frio, acomode-se no restaurante e se estiver calor, aproveite a esplanada. Há várias mesas do lado de fora, ao lado da Estátua do Fernando Pessoa.

A Brasileira - Menu
A Brasileira – Menu
A Brasileira - mesa
A Brasileira – mesa

 

Fernando Pessoa

Não tem como errar o local porque logo na frente do café está a famosa estátua de Fernando Pessoa, que, dependendo do dia, há uma grande fila para tirar uma self sentado ao lado dele.  A mão está brilhando, muitas pessoas o cumprimentam! : )

Estatua do Fernando Pessoa
Estatua do Fernando Pessoa

 

Como chegar

O Café fica no largo do Chiado. O metro linhas: azul e verde passam por lá.  Se estiver na Baixa, vá caminhando, se estiver em qualquer ponto da linha do ônibus 28, desça no Chiado.

Bonde 28
Bonde 28

 

Muitos passeios em um único local

Além do café, aproveite para visitar a praça, o Armazém do Chiado (Shopping), andar de Bonde Eléctrico 28, ver a estátua do Fernando Pessoa e caminhar pela Rua Garett.

Chiado
Chiado
Lardo do Chiado
Lardo do Chiado

 

Se quiser, visite também a Pastelaria Benard logo ao lado, uma das mais antigas. (veja nosso post)  Do lado direito do Hotel da foto. A brasileira é do lado esquerdo do Hotel.

Subindo Largo do Chiado
Subindo Largo do Chiado

 

Você já foi? Conte para a gente o que achou!

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Mari Christine:

Editora

Sou formada em Comunicação e Turismo. Adoro viajar pelo mundo ou através de filmes e livros. Não tenho problema de ir ao mesmo lugar milhões de vezes ou de não sair do hotel. Adoro planejar a próxima viagem!