AnaPaulaFavero

Férias fitness: Alongamento antes ou depois das atividades?

Estou fazendo as aulas da Débora Flores em Brasília todas as sextas-feiras para recuperar a forma física. Fizemos uma parceria com a Débora que também tem um blog muito bom.  http://www.studiodeboraflores.com/

E hoje a Débora fala para nós um pouco sobre alongamentos.  Assunto muito importante para quem vai praticar um esporte nas férias, férias fitness, ou começou a fazer atividades físicas regularmente.

Alongamento antes ou depois das atividades?

O alongamento deve ser feito antes e após o exercício? Somente antes? Ou somente após? Vou tentar esclarecer essa questão, que sempre me perguntam.

O alongamento é um trabalho de soltura e relaxamento do músculo; algo leve, suave e nada muito prolongado. Já a flexibilidade, é mais intensa, demorada, com sensação de desconforto alta e até dor, tendo o propósito de desenvolver o aumento da amplitude articular.

A melhor forma de aquecer e preparar a musculatura antes de uma sessão de treino é aumentando a temperatura corporal, podendo ser por meio de uma atividade aeróbia (5 a 10 min), de um “ensaio” dos movimentos que serão realizados, mas com cargas mais baixas e amplitudes completas ou por meio de alongamentos leves dinâmicos, não estáticos. As dores entre as 24 e 48 horas após o treino (“lesões passageiras”) serão inevitáveis, caso o treino tenha sido bastante intenso e/ou com algum estímulo considerado novo para o organismo.

Não será um alongamento que evitará que isso aconteça, muito pelo contrário. Os exercícios de flexibilidade (mais intensos) devem ser evitados nos dias mais pesados de treinamento. Isso porque uma musculatura fragilizada pela intensidade do treino pode não suportar o desgaste proveniente da flexibilidade e aí sim, sofrer uma lesão mais séria (“lesão duradoura”).

Concluindo…

Para resumir e frisar bem, minha indicação é: aquecimento antes das atividades e alongamento depois, só para relaxar. Mas se você está acostumado a alongar antes e se sente bem, não esquente! E caso você esteja precisando de um treinamento de flexibilidade intenso, por recomendações terapêuticas, peça ajuda ao seu professor para organizar o seu esquema semanal, de forma que consiga realizar todas as atividades seguramente.

Ter um corpo alongado significa também estar livre de encurtamentos musculares, que podem gerar problemas de postura e articulares graves.

Para ler este e outros posts da Débora, acesse o blog

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Ana Paula Favero

Sócia-Colaboradora do Mari pelo Mundo – Viaja pelo Brasil e pelo mundo e com sua filha e companheira de aventuras. Sempre em busca das melhores praias, paisagens e novidades.

Recent Posts

Dublin – Guinness Storehouse

Um dos passeios mais procurados em Dublin provavelmente é a visita a fábrica da Guinness…

3 semanas ago

Roteiro na Irlanda – o que fazer na primeira viagem

Veja como foi nosso roteiro pela Irlanda: uma primeira viagem inesquecível. Foi mesmo uma viagem…

3 semanas ago

Arte em São Paulo: 20º SP Arte 2024 na Bienal – Edição Especial

Este ano a SP Arte foi uma edição comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória. …

4 semanas ago

O que você precisa saber antes de viajar para Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia? Existe uma diferença significativa entre o verão e…

1 mês ago

Trekkings em Ushuaia: Glaciar Martial vale a pena?

O Glaciar Martial fica no centro de Ushuaia, isso é uma vantagem grande.  Você pode…

1 mês ago

Verão em Ushuaia e 4 X 4 nos Lagos e outros passeios

Siga nosso instagram de Patagônia para posts atualizados diariamente A Terra do Fogo esta dividida…

1 mês ago