São Francisco de Paula na Serra Gaúcha

São Francisco de Paula é uma pequena cidade no alto da serra gaúcha, que faz parte de importantes roteiros turísticos da região. São Chico, como a cidade é carinhosamente chamada, fica à 120 quilômetros de Porto Alegre e é minha cidade preferida na região das hortênsias.

Isso porque minha mãe falava com muito orgulho e carinho da cidade que ela adorava visitar e onde deu aula logo depois de sair da escola normal.

E foi minha mãe que me levou a São Francisco de Paula pela primeira vez numa linda viagem de mãe e filha.

Mas não é somente o lado afetivo que faz de São Chico minha cidade preferida. E sim a soma da hospitalidade do povo da cidade, das belezas naturais, dos lugares charmosos para se hospedar e a proximidade com o Parque Nacional Aparados da Serra. Tudo isso junto fazem do destino um lugar surpreendente e incrível para passar férias, relaxar e se conectar com a natureza.

E de bônus a cidade fica tão perto de Gramado que dá até para fazer um bate volta se você sentir falta de um pouco mais de agito, bares, restaurantes e compras.

Leia também aqui no blog outras dicas de Gramado e Canela na Serra Gaúcha

Sobre São Francisco de Paula

São Francisco de Paula se tornou município do Rio Grande do Sul em 1903, e até 1963 a região onde hoje está a cidade de Cambará do Sul pertencia a São Francisco. Daí a grande ligação da cidade com a terra dos cânions e o Parque Nacional Aparados da Serra.

Parque Nacional Aparados da Serra

A cidade hoje tem pouco mais de 21 mil habitantes, e o turismo tem se mostrado bastante importante para a economia local, com inúmeras pousadas, restaurantes e roteiros de passeios para quem visita.

Além da beleza natural, São Chico tem muita riqueza histórica e cultural. Os primeiros habitantes da região eram índios caaguaras. Depois que a tribo foi extinta (por volta de 1700) a cidade passou a fazer parte da rota dos tropeiros que saiam do Rio Grande do Sul para São Paulo.

A Rota dos Tropeiros

São Francisco faz parte de roteiros turísticos de destaque no Rio Grande do Sul. A Rota dos Tropeiros, é um deles. O Caminho das Tropas ou Estrada das Tropas como era conhecida, ligava o Rio Grande do Sul com São Paulo na época do Brasil Colônia . Era o trajeto utilizado pelos tropeiros que transportavam gado e uma grande variedade de itens, sendo responsáveis pelas trocas comerciais entre os estados. Hoje uma rota histórica com diversos pontos de parada nos três estados do Sul, com museus, tradições e comidas típicas.

Em São Francisco uma homenagem o Monumento aos Tropeiros na Avenida Júlio de Castilhos é a homenagem da cidade pela influência no seu desenvolvimento.

Roteiros na serra que incluem São Francisco de Paula

A cidade também faz parte do Roteiro da Região das Hortênsias, juntos com Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café. Confira aqui o post para conhecer a Região das Hortênsias.

E também da Rota Romântica, que começa em São Leopoldo e vai até São Francisco passando por cidades que tiveram (e ainda tem) uma forte influência da imigração alemã no estado. A Rota Romântica está entre as mais belas e charmosas estradas do Brasil para fazer uma viagem de carro. (Prometo fazer um roteiro aqui no blog em breve!)

São Francisco de Paula é parte da Rota Turística dos Campos de Cima da Serra e da Rota do Sol no Rio Grande do Sul. Com tantos roteiros turísticos, dá para entender por que a cidade é realmente um destino imperdível.

São Francisco de Paula - Lago São Bernardo
Foto Divulgação – Turismo do Rio Grande do Sul

São Chico tem cenários e paisagens deslumbrantes, perfeito para os amantes da natureza e para quem quer desligar do estresse da cidade grande. Só a lembrança de visitar a cidade já me deixa sorrindo!

O que fazer em São Francisco

O ecoturismo é sem dúvida o grande destaque na região. Mas relaxar e aproveitar o clima de tranquilidade e hospitalidade do lugar é a melhor dica para quem planeja conhecer São Francisco de Paula.

O Lago São Bernardo é o mais lindo cartão postal da cidade. No outono os plátanos em tons de vermelho, laranja e amarelo deixam o lago com um colorido todo especial. Minha época preferida.

O inverno em São Francisco é frio. Aquele frio gostoso da serra, que convida a ficar ao lado da lareira ou do fogão à lenha. E várias pousadas oferecem esse diferencial. E por ali geralmente faz mais frio do que em Gramado e Canela por exemplo, pois fica ainda mais alto na serra.

Lago São Bernardo - São Francisco de Paula
Foto Divulgação Turismo de São Francisco de Paula

Cachoeiras e natureza

O Parque das 8 Cachoeiras é um dos mais visitados na região. O parque, que é também pousada e local para camping, tem 4 roteiros de trilhas para conhecer as cachoeiras. Para chegar na cachoeira do Remanso por exemplo são apenas 15 minutos de caminhada. A trilha mais longa tem duração de aproximadamente 3 horas. Num percurso de quase 5 quilômetros o desafio é se equilibrar em uma ponte improvisada. O é terreno bastante acidentado para chegar na cachoeira do Quatrilho, a melhor para quem quer encarar as águas geladas e tomar um bom banho (que lava a alma).

Na trilha para a cachoeira do Pilões e da Ravina o percurso é considerado difícil por que é preciso encarar uma escadaria bastante íngreme com 25 metros antes de chegar à queda d’água.

O Parque das Cascatas também é local de camping e cachoeiras. Lugar para estar em contato com a natureza.

A Barragem do Salto, Barragem do Blang e Barragem da Divisa são pontos turísticos para fazer um piquenique ou apenas apreciar a paisagem e as incríveis quedas d’água.

E o Parque Natural Municipal da Ronda é uma Unidade de Conservação protegida com trilhas e mata nativa. Parte do parque está na área urbana da cidade e parte pertence ao parque das 8 cachoeiras.

Monumentos em São Francisco de Paula

A Avenida Júlio de Castilhos é a principal da cidade, e aqui se concentram os monumentos de São Francisco: Monumento aos Tropeiros, Monumento aos Carreteiros, Monumento a Cuia e o Monumento ao Negrinho do Pastoreio.

Foto Divulgação Turismo do Rio Grande do Sul

Na avenida principal estão alguns restaurantes da cidade, lojas e a Livraria Miragem, que se tornou ponto turístico. Numa época em que as livrarias com loja física se tornaram raras, pois compramos livros pela internet, a Livraria Miragem ocupa um casarão de três andares cheio de livros, espaços para leitura e vários objetos de decoração. Um lugar para esquecer do tempo e também para ouvir histórias da cidade contadas pela proprietária, que é professora de história aposentada. Para quem gosta de livros e livrarias como eu gosto, é um lugar de sonho de consumo!

Ao lado da livraria o Café São Bernardo com docinhos maravilhosos e entre as especialidades, o waffle de pinhão. Aliás, ingrediente importante na culinária local, você certamente vai provar algum prato típico por aqui que usa pinhão. Tenho certeza que vai adorar! Mais uma doce lembrança da minha infância, comer pinhão na época do inverno, pertinho de um fogão à lenha.

Monumento ao gaúcho carreteiro
Foto divulgação Turismo do Rio Grande do Sul

Parque Nacional Aparados da Serra

No Parque Nacional Aparados da Serra estão os mais belos cânions do Brasil. Os desfiladeiros fazem divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e no parque a grande atração é a paisagem que surpreende.

A primeira vez que estive no Parque me lembro de uma sensação de tranquilidade mas também de surpresa por estar na frente de um beleza natural tão impressionante. O tempo parece passar de forma diferente quando você contempla a imensidão dos cânions.

Quando minha mãe falava da beleza dos cânions dos Aparados da Serra eu não imaginava que ficaria tão encantada. E mesmo com tantas fotos lindas que podemos ver hoje do parque nas redes sociais, não há nada que se compara com a experiência de estar lá.

O parque fica a mais ou menos 1 hora de carro de São Francisco de Paula. Passeio absolutamente obrigatório.

Onde ficar em São Francisco de Paula

E como São Francisco de Paula é um lugar para ficar, com várias pontos turísticos para curtir, relaxar e estar perto da natureza, aqui tem uma seleção das pousadas para você se hospedar e descobrir os encantos da cidade.

No Recanto Vale da Serra Chalé os chalés têm banheira de hidro com vista para as montanhas. Um merecido e verdadeiro descanso no meio do nada!

A Pousada Casa de Pedra tem lareira nos quartos e banheira de hidromassagem, e fica no meio de um lindo jardim. E fica pertinho do Lago São Bernardo.

Pousada Casa de Pedra

A Pousada do Engenho é um luxo no meio da mata nativa. Os chalés são temáticos e aconchegantes. E a rede na varanda convida para uma tarde de descanso.

Pousada do Engenho

A Pousada São Chico Ecovilage está localizada próxima ao Lago São Bernardo e a menos de 1km do centro de São Francisco de Paula.

O Tedesco EcoPark está localizado perto da Barragem da Divisa, com uma proposta de Glamping para estar ainda mais próximo da natureza.

Tedesco Park

Quando ir e como chegar

Em qualquer época do ano. As estações do ano na serra gaúcha são bem definidas, por isso você vai encontrar calor e dias mais longos no verão. No inverno frio e dias mais curtos. A primavera tem um colorido especial com as flores e no outono as árvores de plátanos nos tons amarelo e vermelho são a marca registrada da região.

Para poder chegar e passear pela região a melhor forma é mesmo de carro. Alugue um carro em Porto Alegre e escolha um roteiro na serra para percorrer. Ficando em São Francisco de Paula, há muitas opções para conhecer de bate e volta e aproveitar ao máximo tudo o que a região tem a oferecer.


Leia também

Entre em contato conosco pelo link do WhatsApp 

 


Dicas com crianças

  • Evite alta temporada. Caso não seja possível, faça passeios em horários alternativos e bairros menos concorridos.
  • Compre todos ingressos com antecedência e de preferência com prioridade na fila.
  • Fique em hotéis centrais para evitar muitos deslocamentos.
  • Leve sempre uma garrafa de água, chapéu, filtro solar e casaco.
  • Não viaje sem seguro viagem. É importantíssimo e imprescindível, principalmente se estiver com criança. Verifique as opções e valores e compre com antecedência. Clique aqui para cotar com a Seguro Promo – cotação de várias empresas de seguro (Mapfre, April, GTA, Travel Ace, Assist Card, Assist Trip, Intermac, Affinity, Assist Med). Mesmo para destinos no Brasil, caso seu plano de saúde não tenha cobertura nacional, consulte um dos planos de seguro saúde. Os valores são baixos e isso pode trazer mais segurança para sua viagem.
  • Viaje conectado para poder se comunicar com taxi, hotel e seguro e para poder usar os aplicativos de museus, passeios e mapas. (Veja as opções de chip e internet no exterior)

Planejando a viagem

Você tem duas opções – Planejar sozinho sua viagem ou comprar com assistência de agência. Em qualquer uma dessas hipóteses, se estiver viajando com crianças ou quiser um roteiro personalizado para ajudar no dia a dia ou indicação de agência para pacotes ou aéreo e hotel, nos avise. Envie mensagem para o e-mail maripelomundo@gmail.com ou WhatsApp

Se quiser planejar sozinho, aqui no post há várias dicas e links dos sites oficiais de vendas de passagem, hospedagem e todos os serviços que você vai precisar.


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 


Para fazer passeios guiados com guia brasileiro também podemos indicar um parceiro se vocês tiverem interesse. Envie um email para maripelomundo@gmail.com.

Deixe seu email para receber dicas de transfers e tours em Português na cidade. Por enquanto, minhas dicas são de  Dubai , Portugal (Lisboa, Porto), França ( Paris e redondezas), São Paulo e Itália (Milão, Roma e redondezas)  Clique aqui. Agora já posso acrescentar mais um a lista: Roma. Estes transfers eu conheço, testei, gostei e são serviços de Brasileiros pelo mundo. Fácil de agendar, confirmar e pagar. Clique aqui para solicitar orçamento de transfer 


Passagens aéreas promocionais. Pesquise aqui sua próxima viagem! 


Receba mais informações e valores





Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, bem como tem a certeza de estar usando um link seguro.

 

S H O P   T H E   T R I P

Clique nos itens e conheça os programas especiais dos nossos parceiros

Cooking in PortugalServiços de Brasileiros no exterior

S H O P   T H E   L O O K 

Clique nos itens e faça sua compra online


Fast Shop

Sestini

Amazon

 

Instagram @maripelomundo.blog    Facebook Mari Pelo Mundo

Dúvidas, solicitações e sugestões E-mail: contato@maripelomundo.com.br

 

Compre Livros e Filmes - links seguros e ofertas

📖Livros pela Livraria Cultura
📚Livros pela Amazon
📱Kindle pela Amazon
📕Livros pelas Americanas.com
📓Livros pela Submarino.com

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.