6 Razões para conhecer a Emilia Romagna na Itália

A Itália é um destino incrível e o sonho de muitos viajantes. E são inúmeros roteiros e cidades para escolher e visitar nesse país que tem de extensão territorial um pouco mais do que o estado do Rio Grande do Sul. Mas uma riqueza de fazer inveja aos maiores países do mundo!

Dividida em 20 regiões, algumas como Veneto e a Toscana dispensam apresentações. Mas cada uma delas tem seu destaque e sua beleza. Cultura, costumes e até dialetos diferentes. E são todas apaixonantes!

A Emilia Romagna, situada no noroeste do país não é uma das regiões mais conhecidas. E talvez não esteja no roteiro de quem visita a Itália pela primeira vez. Mas deveria estar! É uma das minhas regiões preferidas.

 

“A Emilia Romagna é aquele pedaço da Itália que Deus criou para permitir que os homens tenham: Ferrari, Ducati, Lamborghini, parmeggiano, mortadella, prosciutto e piadina.”

 

Essa frase eu li pela primeira vez num restaurante em São Paulo que serve piadina. E ela descreve muito bem a sensação de visitar a Emilia Romagna.

Adicione a essa frase um lugar onde encontramos arte, cultura, música, o maior Eataly do mundo. Paisagens belíssimas de mar e montanha. Neve no inverno. Praia no verão.

 

Quer mais motivos para conhecer?

Vamos lá! Aqui seguem 6 grandes motivos que separei para que você se encante com o destino e planeje a próxima viagem para a Itália!

 

1. Bologna – capital da Emilia Romagna

A capital da Emilia Romagna foi cidade Etrusca, fez parte do Império Romano e do Império Bizantino. É uma cidade bastante cosmopolita e com uma vida noturna agitada.

Uma cidade universitária, com a mais antiga universidade da Europa, que hoje conta com mais de 80 mil alunos hoje. A cidade oferece história, arte, culinária, cultura, música e muito entretenimento.

Adoro caminhar pelas ruas de Bologna. Os restaurantes e cafés são ótimos! O melhor cappuccino de todos fica no bar da estação de trem!

O símbolo da cidade são as Duas Torres, estrutura medieval que se destaca na paisagem.

2. Riviera Romagnola

A região da Emilia Romagna é banhada pelo Mar Adriático. E a Riviera Romagnola se estende por 90 quilômetros de praia.

Nos meses de verão um lugarzinho ao sol é extremamente disputado.

Mas atenção, é uma forma de ir à praia bem diferente daquela a qual estamos acostumados.

Praticamente toda a extensão da praia é tomada pelos “bagnos”. Eles oferecem o serviço de cadeiras e vestiários e restaurante.

E sim, é tudo pago. Você aluga um lugar na praia para passar o dia.

Chegue cedo para pegar um bom lugar, porque ficam lotados! Turistas de toda a parte vem curtir o calor do verão por aqui.

 

3. Gastronomia

Sendo uma região de tantas delícias como queijo parmesão e presunto de Parma, a culinária da Emilia Romagna é definitivamente um grande destaque.

Experimente a piadina. Espécie de pão bem fino, assado no formato de disco e que faz um lanche maravilhoso. A variedade de recheios é enorme. Escolha o seu e bom apetite!

O tortellini é a massa recheada característica da região. Uma delícia.

Massas secas também são destaque. Afinal, a sede de uma das maiores fabricantes de massa, bastante conhecida por nós brasileiros também fica por aqui.

A sede da Barilla é na cidade de Parma na Emilia Romagna.

Doces e biscoitos, sorvetes, frutas, legumes e verduras. Tudo com muito sabor e qualidade.

 

4. Arte e Cultura

A Emilia Romagna também tem uma história muito rica em arte, cultura e educação.

A cidade de Ravenna é conhecida por ser a capital dos mosaicos. Aqui se encontram os mosaicos mais antigos da Itália depois de Veneza .

Ravenna também é local onde está o túmulo de Dante Alighieri, maior poeta da língua italiana.

Em Bologna, capital da região, está a mais antiga universidade da Europa. Reconhecida também como uma das melhores do mundo.

Castelos e fortalezas medievais são destaques em varias cidades.

Em Cesena, que fica a apenas 80 quilômetros de Bologna está a Rocca Malatestiana e Biblioteca Malatestiana. A biblioteca é reconhecida por ser a primeira biblioteca civil da Europa, pertencendo ao município e não a Igreja, foi aberta em 1454.

E a lista de locais históricos e culturais é longa! Com muitas cidades para conhecer.

 

5. Os carros de design italiano

Na Emilia Romagna estão os museus e fábricas de duas grandes marcas de carros italianos. Aquelas que habitam o imaginário dos amantes do automobilismo e do design. Ferrari e Lamborghini.

E as duas ficam bem pertinho uma da outra! Na região de Bologna. Dá para visitar no mesmo dia!

 

6. Destino família com muita diversão

A Emilia Romagna é um destino bastante família. São muitas opções que combinam com viajantes de todas as idades. E para quem está viajando com crianças tem ótimas opções de parques de diversão. Você até se sente num pedacinho do Orlando !

Chamada de Riviera dos Parques, são mais de 10 opções entre parques temáticos, parques aquáticos e aquários.

A Itália em Miniatura, como o próprio nome diz, é um parque com réplicas em miniatura das cidades e marcos históricos do país.

Recomendo para quem tem filhos pequenos. Muito espaço para correr e brincar. É divertido poder conhecer tudo num único lugar.

Mirabilandia é um parque de diversões. Daqueles com montanha russa, carrossel e muitos brinquedos para todas as idades.

Em Cesenatico o destaque é o parque aquático Atlantica. Perfeito para um verão de 40 graus! Piscina e tobogãs o dia inteiro!

E em Ravenna um zoológico com safári para divertir a família.

 

Enfim, a Emilia Romagna é uma belíssima região na Itália que merece muito destaque e que oferece opções para fazer férias de sonho para toda a família!

 

Quer saber mais e receber novidades e promoções?






Clicando nos links da página você ajuda a manter o blog, não paga mais por isso, tem a certeza de estar em um link seguro.

 


PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO

🏨BOOKING.COM Veja melhores tarifas
🏨Hoteis.com
🏠 Guias de Viagem PDF - Campos do Jordão, Penedo, Foz
🎟️GRUPOS PARA DUBAI
🎟️GRUPOS PARA PATAGONIA
📱CHIP INTERNET ILIMITADA em 240 países
🚘ALUGUEL CARRO - cotação com várias empresas
🚌Compre sua passagem de ÔNIBUS
✈️ PASSAGENS aéreas em promoção
🎡Ingressos, tickets, passeios e transfer - cupom: MARIUNIVERSAL.
🚑SEGURO VIAGEM - cotação com várias empresas.
🎫PASSEIOS E EXCURSÕES Get Your Guide
🎟️INGRESSOS PARA JOGOS, SHOWS E TEATRO - EUA

 



Gostou das informações que juntamos para você? Nosso post foi útil para seu planejamento de viagem?

Então deixe o seu like ou um comentário, a gente gosta muita da interação com o leitor! Sua opinião é muito importante para nós e nos ajuda a melhorar ainda mais o nosso conteúdo!

Acompanhe nossas viagens pelo Instagram @maripelomundo.blog e na nossa página do Facebook Mari Pelo Mundo.

E se você está planejando sua viagem confira nessa página os links dos nossos parceiros e páginas para reservar seus hotéis, alugar carro, pedir seu chip de internet, fazer o seguro de viagem e comprar passagens aéreas. Para roteiros personalizados que detalham dia a dia sua viagem com sugestões dos melhores pontos a serem visitados nos consulte pelo e-mail: [email protected]

Cada vez que você contrata um serviço usando os nossos links está ajudando a manter nosso blog. Procuramos sempre trazer novos destinos e experiências vividas por nós que poderão contribuir para que a sua viagem seja ainda melhor.

Compartilhe esta página..
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Comente pelo Facebook

comentario(s)

Seguir Andrea:
Sou publicitária e amo viajar. Um grande objetivo: conhecer ao menos um lugar novo a cada ano. Trago aqui dicas e experiências que tive com essas viagens ao longo do tempo. Alguns lugares agora até se repetem, mas com a diferença de viajar na companhia do filhote pequeno.